Site Autárquico de Alcobaça

oficina :: Tira[Teimas] “DEFEITO DE FABRICO"

24 de setembro de 2020

1ª Oficina – 24 setembro | 18h30

Plataforma zoom (link a disponibilizar posteriormente)

 

Titulo: “DEFEITO DE FABRICO"

Sinopse: Sempre que uma criança parece ter dificuldades, sempre que apresenta um qualquer ‘defeito de fabrico’, sempre que parece ‘não aprender’, torna-se necessário procurar as causas e refletir acerca dos verdadeiros efeitos. No desenvolvimento de todo este processo as crianças surgem, na maioria das vezes, como as principais ‘culpadas’. Estaremos a ser justos nesta avaliação?

Objetivos: contribuir para uma melhor comunicação na família, favorecendo a confiança e o afeto entre pais e filhos, assegurando a compreensão e os laços necessários para uma adolescência mais feliz; aprender a colocar a informação ao serviço da tomada de consciência e da mudança de atitudes e comportamentos; facilitar e amplificar as trocas relacionais multifacetadas, de modo a reforçar as resiliências e permitir uma tomada de decisão mais consciente relativa às escolhas individuais e grupais.

Público-alvo: encarregados de educação, outros agentes educativos, público em geral

Duração: 60-90 minutos

Local: Plataforma Online Zoom / Inscrição obrigatória

Modalidade: Online

Oradores: Dulce Alves e João Mota

Entidade Responsável: Município de Alcobaça (Ação Social – CAJ – Centro de Atendimento a Jovens)

Temática: Cidadania

 

Nota Biográfica:

João Mota é licenciado em Psicologia e Mestre em Psicologia Clínica, pelo Instituto Superior Miguel Torga - Coimbra. Área de especialização: Psicoterapia e Psicologia Clínica, Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde (OPP). Cédula profissional da OPP nº 15362. Pós Graduações em Terapia de Casal e Sexologia Clínica pelo Instituto Português de Psicologia. Coautor do livro: “Crónicas de Adolescentes – Um possível ensaio sobre a Juventude”. É técnico superior no Município de Alcobaça, onde efetua acompanhamento psicológico a crianças, jovens e adultos; Promove ações de formação com crianças, pais, professores e outros agentes educativos sobre diferentes temáticas. É técnico de Apoio à Vitima e coordenador do GAVVD – Gabinete de Apoio a Vitimas de Violência Doméstica do M.A.

Dulce Alves é licenciada em Psicologia, pelo ISLA de Leiria. Cédula profissional da OPP nº 384. Pós Graduações em Psicoterapia de Crianças e Adolescentes (Insight – Leiria) e em Psicoterapias Cognitivo Comportamentais (CRIAP – Porto). Enquanto técnica no serviço de psicologia clinica do CHON – Centro Hospitalar Oeste Norte, fez Intervenção psicológica individual, conjugal, familiar e em grupo, avaliação psicológica e intervenção psicoterapêutica e psicoeducacional. Atualmente é técnica superior no Município de Alcobaça, onde efetua acompanhamento psicológico a crianças, jovens e adultos; Promove ações de formação com crianças, pais, professores e outros agentes educativos sobre diferentes temáticas.

 

Inscrições: centro.atendimento.jovens@gmail.com

 

_____________________

 

Tira[Teimas]

Sinopse: As oficinas Tira[teimas], assumem-se como um conjunto de sessões de funcionamento regular, temáticas e estruturadas, para diferentes públicos. Cada sessão tem um/a convidado/a e um tema especifico. Funciona através da plataforma online Zoom. Pretende-se Re [descobrir], re [ativar] e re [conhecer] estratégias de envolvimento da comunidade, colocando a informação ao serviço da tomada de consciência e da mudança de atitudes e comportamentos, sempre numa perspetiva de empowerment e de ajuda, esclarecendo a comunidade em temáticas tão diversas como o desenvolvimento pessoal, educação parental, dificuldades de aprendizagem, violência, motivação e empreendedorismo, concretização de objetivos/sonhos, etc.

Objetivos: Clarificar conceitos; possibilitar a identificação de comportamentos e sinais de alerta; desmistificar crenças; Debater estratégias de intervenção; Reforçar a capacidade de foco, as resiliências e permitir uma tomada de decisão mais consciente relativa às escolhas individuais e grupais.

Publico Alvo: Público em geral.

Duração: 60 a 90 minutos

Calendarização: Todo o ano letivo (1 vez por mês – setembro a junho – 10 sessões)

Modalidade: Online, com obrigatoriedade de inscrição

Entidade Responsável: Município de Alcobaça (Ação Social – CAJ – Centro de Atendimento a Jovens)

 

 

Contactos

Newsletter