Site Autárquico de Alcobaça

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Museus Municipais

18 de abril de 2019

O Município de Alcobaça associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização.

Em 2019, o tema proposto é PATRIMÓNIO E PAISAGEM RURAL. A escolha deste tema radica em grande parte nos “Princípios relativos à Paisagem Rural enquanto Património”, adotados pela Assembleia Geral do ICOMOS em 2017, no entendimento de que as zonas rurais são paisagem, e de que paisagem é, também, património.

Neste sentido, o Município de Alcobaça programa para o dia 18 de abril um conjunto de atividade onde ganham destaque duas exposições intimamente associadas ao tema como o são “50 Imagens de Alvão em Alcobaça: Paisagem Rural” patente no Sítio da Central da Confluência dos Rios dedicada ao trabalho da Casa Alvão em Alcobaça, entre a década de 20 e 30 (século XX), ou, num contexto de espaço e tempo diferenciado, a mostra do levantamento fotográfico “Da Vinha ao Vinho” de Nanã Sousa Dias no Museu do Vinho de Alcobaça ilustrando a paisagem rural da vitivinicultura de um dos concelhos históricos e mais emblemáticos da produção de vinho do nosso país: Torres Vedras. O programa é complementado com o Dia Aberto nos Museus Municipais com a visita guiada às exposições permanentes do Museu do Vinho de Alcobaça e Museu Raul da Bernarda, bem como do Sítio Musealizado da Central da Confluência dos Rios.

Tal como defende a organização nacional, O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) 2019 constitui, assim, uma oportunidade para sensibilizar a comunidade e o público em geral para a pertinência do património e das paisagens rurais, para as questões de conservação e proteção que lhes são inerentes, promovendo a divulgação deste tema com a finalidade de impulsionar o diálogo entre mundos nem sempre compatíveis enquanto ferramenta de conhecimento, de desenvolvimento e de diversidade.

 

 

PROGRAMA

Museu do Vinho de Alcobaça

DIA ABERTO NO MUSEU - Museu do Vinho de Alcobaça - Exposição Permanente

Visitas guiadas ao maior, ao mais completo Museu do Vinho português, com incidência na dimensão nacional da coleção. Inclui prova de vinhos no final da visita.

Horário: 10h00-11h00-12h00 e 14h00-15h00-16h00-17h00

 

Da Vinha ao Vinho - Exposição Temporária

Exposição temporária com trabalhos da autoria do reputado fotógrafo português Nanã Sousa Dias ilustrando a paisagem rural da vitivinicultura de um dos concelhos históricos e mais emblemáticos da produção de vinho do nosso país: Torres Vedras.

Participação e apoios: Câmara Municipal de Torres Vedras

Horário: 10h00 – 13h00 | 14h00 – 17h00

(Exposição patente até 19 maio)

 

Central da Confluência dos Rios

DIA ABERTO NO MUSEU - Central da Confluência dos Rios - Exposição Permanente

Exposição permanente da primeira mini-hídrica industrial de Alcobaça cujo espaço está intimamente ligado ao surgimento e expansão da eletricidade na cidade e que viria a marcar a paisagem da então vila alcobacense, eminentemente rural.

Horário: 10h00 - 12h00 e 14h00 - 17h00

 

Imagens de Alvão em Alcobaça: Paisagem Rural - Exposição Temporária

Instalação fotográfica multimédia dedicada ao trabalho de Domingos Alvão e António de Azevedo (Casa Alvão) em Alcobaça, desenvolvido entre a década de 20 e 30 (século XX), aqui totalmente dedicada ao seu olhar sobre a paisagem rural do concelho de Alcobaça

Horário: 10h00 - 12h00 e 14h00 - 17h00

(Exposição patente até 16 junho)

 

Museu Raul da Bernarda

DIA ABERTO NO MUSEU – Museu Raul da Bernarda - Exposição Permanente

Visita à exposição permanente da coleção da antiga Fábrica Raul da Bernarda, reportando à louça artística de Alcobaça de finais do século XIX aos anos 50 do século XX.

Horário: 10h00 – 12h30 | 14H – 17H00

 

 

Contactos

Newsletter