Site Autárquico de Alcobaça

Programa

17 outubro

 

 

» 10h00, 11h00, 14h30 e 15h30

ESTREIA NACIONAL

TEATRO DE MARIONETAS: A VIAGEM DE SOPHIA

Por S.A. Marionetas – Teatro & Bonecos

 

A partir do texto “A viagem” do livro “Contos Exemplares” pretende-se retratar o universo de Sophia de Mello Breyner, através de um espetáculo de marionetas. Esta é uma viagem que vai sendo feita com várias paragens em outras obras de Sophia, através da introdução de vários personagens emblemáticos dos seus contos, poemas e histórias infantis.

 

Encenação: José Manuel Valbom Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Olivença Vinagre | Marionetas: Natacha Pereira, José Gil e Sofia Olivença Vinagre | Figurinos: Sofia Olivença Vinagre | Objetos de cena: José Gil e Natacha Costa Pereira | Marionetistas: José Manuel Valbom Gil, Sofia Olivença Vinagre e Natacha Costa Pereira | Voz Off: Carla Vasconcelos | Produção: S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos

 

Público-alvo: Público geral | M/6 | Duração: 40 min.

Local: Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro

 

:::::::::::::

 

 

» 10h00 e 11h30

CINEMA ECO: PORTUGAL, PATRIMÓNIO NATURAL  

De Daniel Pinheiro

Com a presença do autor (A CONFIRMAR)

 

Uma viagem pelas Áreas Protegidas de Portugal Continental

 

Local: Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro - Pequeno Auditório

PÚBLICO-ALVO: ESCOLAR

 

:::::::::::::

  

 

» 10h00, 11h30 e 14h30

SESSÃO DE CONTOS: DÁ-ME UMA PINGUINHA DE ÁGUA

Por Joaninha Duarte

 

Sensibilizar para a cultura da memória afetiva, proporcionando bem-estar físico, emocional e social; compreender o universo simbólico das estórias - tradicionais e autorais - e, como se enleia nas nossas trajetórias, dando um sentido profundo à vida; contribuir para a competência leitora, facilitando uma melhor leitura do mundo.

 

Local: Biblioteca Municipal de Alcobaça – Jardim do Amor

PÚBLICO-ALVO: ESCOLAR

 

:::::::::::::

  

 

» 10h00, 11h30 e 14h30

SESSÃO DE CONTOS: CONTOS E RECONTOS

Por Liliana Gonçalves

 

São contadas e recontadas histórias tradicionais portuguesas, onde o desenvolvimento do gosto pela leitura tem especial enfoque, não deixando de destacar o desenvolvimento do espírito crítico e da imaginação. A Liliana Gonçalves é Bibliotecária de profissão, dedica-se às artes performativas de animação infanto-juvenil e ao Teatro. Escreve, conta e reconta histórias, é animadora do livro e da leitura, mas acima de tudo, uma sonhadora.

 

Local: Biblioteca Municipal de Alcobaça - Sala de Formação

PÚBLICO-ALVO: ESCOLAR

 

:::::::::::::

 

 

» 10h00, 11h30 e 14h30

OFICINA DE DANÇA: OFICINAS DE DANÇAS DO MUNDO

Por Natércia Lameiro

 

Vamos fazer uma viagem? De Portugal a Israel. Da era medieval até aos anos 70. A pares, em roda, em linhas, em cadeia, os formatos nunca acabam e as danças muito menos! Mas, mais importante que tudo, vamo-nos divertir e conhecermo-nos melhor como grupo.

 

Local: Biblioteca Municipal de Alcobaça – Sala Infantil

PÚBLICO-ALVO: ESCOLAR

 

:::::::::::::

  

 

» 10h00 e 14h30

OFICINA CIENTÍFICA: SABONETE E Cª.

Por Ana Tavares – Fun Science

 

Nesta oficina, as crianças vão perceber a importância de usar o sabonete corretamente para ter as mãos bem limpas e, que tipos de microrganismos podem ter nas mãos sujas.  Vão aprender os cuidados a ter para uma correta higiene pessoal. No final vão poder fazer um cheiroso sabonete que levam para casa.

 

Local: Biblioteca Municipal de Alcobaça – Sala de Adultos

PÚBLICO-ALVO: ESCOLAR

 

:::::::::::::

  

 

» 11h30 e 14h30

SESSÃO LITERÁRIA: ANA MARIA MAGALHÃES

Com a presença da Rádio Zig Zag

 

Ana Maria Magalhães nasceu em Lisboa no dia 14 de abril de 1946. Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa. É professora de Português e História no Ensino Preparatório desde 1969. Técnica de Gabinete do FAOJ durante dois anos. Professora destacada no Serviço de Ensino Básico e Secundário de Português no estrangeiro durante dois anos. Formadora de professores de História. Professora destacada no Instituto de Educação Educacional para realizar um estudo sobre os hábitos de leitura das crianças e jovens portugueses. É coautora de várias coleções e livros didáticos entre os quais se destaca a série “Uma Aventura”.

 

Local: Biblioteca Municipal de Alcobaça – Auditório

PÚBLICO-ALVO: ESCOLAR

 

:::::::::::::

 

 

» 14h30

SESSÃO DE CONTOS: AS HISTÓRIAS QUE O SACO DIZ

Por Mariana Machado - Projetos de Narração e Oficinas

 

Uma performance educativa criativa – espetáculo infantil e familiar sem lotação limite nem idade recomendada. É para vir, ver e ouvir e descobrir, tudo o que o saco sabichão sabe, traz e diz… Mariana Machado conta desde 2008 quando começou em Vila Nova de Cerveira. Ela e a sua 1ª oficina internacional, "1,2,3 Contar contos em Português", destinada à comunidade portuguesa, promovida pela AGRAF em parceria com a Fondation Calouste Gulbenkian - Délégation en France, em Paris, andam a contar além-fronteiras desde 2015.

 

Local: Biblioteca Municipal de Alcobaça – Átrio

PÚBLICO-ALVO: ESCOLAR

 

:::::::::::::

  

 

» 21h00

CINEMA: IMAGENS PROIBIDAS

de Hugo Diogo

Com a presença do realizador Hugo Diogo

e do escritor Pedro Paixão (a confirmar)

 

David é um escritor português a viver em Londres, que regressa a Portugal numa tentativa de esquecer um grande amor e de encontrar um novo significado para a sua vida. Em Lisboa percebe que tudo mudou, os amigos, a família, os pais, a cidade, ou talvez tenha sido ele que mudou.  Como subterfúgio, planeia desenvolver dois projetos durante a sua viagem, juntar material para escrever um livro e fazer uma série de fotografias.

Um filme dramático realizado por Hugo Diogo ("Marginais", "Ladrões de Tuta e Meia"), que se inspira no livro "Saudades de Nova Iorque", escrito por Pedro Paixão.

 

Título original: Imagens Proibidas | De: Hugo Diogo | Com: Elmano Sancho, Diana Costa e Silva, Ana Vilela da Costa, Dinarte de Freitas, Suzana Borges, Susana Sá, Rita Redshoes | Género: Romance | POR, 2018, Cores | M/14 | Duração: 90 min.

Local: Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro

Entrada gratuita | Não há reservas | O levantamento do bilhete (que dá direito à entrada) só poderá ser efetuado no próprio dia | Limitado a 6 bilhetes por pessoa | info: 262 580 890

 

:::::::::::::

 

 

» 21h30

TEATRO: QUEM SÃO ELAS?

Por Diana Bernardes - Teatro da Transformação

Comemorações dos 40 anos da obra literária de António Mota

 

Fomos inspiradas pelas histórias de outras pessoas retratadas "No meio do nada" por António Mota. O nosso imaginário cresceu a partir das mesmas. Elas são eu? Eu sou elas? O que me diferencia de outra pessoa? Estaremos todos unidas numa teia invisível? Há coisas importantes a saber, verdade? ... Às vezes queremos saber as respostas, outras vezes.... queremos fugir delas.

 

Encenação: Diana Bernardes | Interpretado por: Isabel Granada; Cristela Francisco; Telma Henriques; Carina Pereira; Mary Dolores; Filipa Luís; Isabel Bernardo.

 

Público-alvo: Público Geral

Entrada gratuita | Não há bilhetes/reservas | Abertura de portas às 21h | Limitado 40 lugares | M/16 | Duração: 45 min

Local: Escola Adães Bermudes

 

 

 

Contactos

Newsletter