Site Autárquico de Alcobaça

Programa

14 outubro

 

 

» 10h00, 11h30, 14h30

SESSÃO DE CONTOS

ESTREIA DO ESPETÁCULO: “CONTOS D`ALÉM MAR”

com Clara Haddad

 

Vamos embarcar numa viagem pelos caminhos da literatura oral, pelas histórias e cultura dos nossos antepassados que conduzem à língua portuguesa, a nossa língua-mãe, e a nós mesmos. “Contos d´além-mar” é um espetáculo composto por alguns contos da lusofonia, reúne contos do Brasil, de Portugal, de Moçambique e de Angola, repletos de ensinamentos, diversão e riqueza cultural, narrados pela escritora e narradora Clara Haddad.

 

Local: Jardim do Amor

PÚBLICO-ALVO: ESCOLAR

 

:::::::::::::

 

 

» 10h00, 11h30, 14h30

TEATRO: HISTÓRIAS COM CHAPÉUS

Por Inês Fouto - Cenas Teatro e Companhia

 

Pequenas histórias surgem dos chapéus. Utilizando diferentes linguagens (palavra, gestos, música, silêncio e sons) vamos pôr a imaginação em cima da cabeça! Um espetáculo com humor.

Inês Fouto, diretora Artística da Cenas Teatro e Companhia, licenciou-se em Teatro na escola Superior de Teatro e Cinema em 2007 no curso Formação de atores. Desde então o seu trabalho como atriz/interprete tem se vindo a desenvolver nas áreas do teatro, do cinema e da televisão. Desenvolve inúmeros projetos enquanto criadora (encenação e dramaturgia de espetáculos), formadora e coordenadora de oficinas de Expressão dramática (para crianças) e teatro (com jovens e adultos), ao qual tem uma estreita ligação com o projeto ART Education.

 

Local: Biblioteca Municipal de Alcobaça – Sala de Formação

PÚBLICO-ALVO: ESCOLAR

 

:::::::::::::

 

 

» 10h00 e 14h30

OFICINA DE TEATRO: ENSAIAR A VIDA – QUEM SOU EU

Por Isabel Fernandes Pinto - Projeto Faunas - Teatro Portátil

  

“Ensaiar a vida” é um conjunto de oficinas de exploração artística dirigidas a crianças e jovens, onde se utilizam ferramentas do Teatro, da Expressão Plástica e da Escrita Criativa para colocar questões essenciais: Quem sou eu?

 

Local: Biblioteca Municipal de Alcobaça – Sala infantil

PÚBLICO-ALVO: ESCOLAR

 

:::::::::::::

 

 

» 10h00 e 14h30

OFICINA DE TEATRO: INVENTADORES E CONQUISTADEIROS

Por Sandra Henriques – Teatro Molinum

 

Uma oficina com fins lúdico-pedagógicos, onde as crianças são incentivadas a dar ideias com o objetivo de contribuir para a autoconfiança nas suas opiniões e desenvolvimento de capacidades criativas e de imaginação… a brincar, a brincar...

 

Local: Biblioteca Municipal de Alcobaça – Sala de Adultos

 

:::::::::::::

 

 

» 10h00

CINEMA INFANTIL: FILMINHOS INFANTIS – CASA É UM ASSUNTO ESTRANHO

Por Zero em Comportamento

 

Este conjunto de curtas-metragens aborda de uma maneira direta ou indireta os diferentes tipos de habitats dos animais. Quer seja, pela sua inexistência, devido ao conflito Homem/Natureza, ou pela integração dos animais no seu habitat. As crianças têm a oportunidade de abordar este tema complexo, de uma maneira divertida e educativa.

 

O Rapaz Bolota de Dace Riduze. Animação, Letónia, 2011, 10 min.

Tigre de Janis Cimermanis. Animação, Letónia, 2010, 8 min.

As Aventuras de Miriam: O Ninho de Riho Unt. Animação, Estónia, 2006, 5 min.

Os Porcos-Espinhos e a Cidade de Evalds Lacis. Animação, Letónia, 2013, 10 min.

Rumores de Frits Standaert. Animação, Bélgica, França, 2011, 7 min.

Um Polvo em Apuros de Julien Bocabeille, François-Xavier Chanioux, Olivier Delabarre, Thierry Marchand, Quentin Marmier e Emud Mokhberi. Animação, França, 2007, 3 min.

 

Local: Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro – Pequeno Auditório

PÚBLICO-ALVO: ESCOLAR

 

:::::::::::::

 

 

» 10h00, 11h30 e 14h30

TEATRO: DRAMATIZAÇÃO DA HISTÓRIA “A MENINA DO MAR” DE SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN

Por Inácia Cruz – Arco-Íris dos Contos

 

A Menina do Mar é o primeiro conto de Sophia de Mello Breyner para a infância e foi editado, pela primeira vez, em 1958.Tendo a praia como cenário, este conto revela-nos uma história de amizade entre um rapaz e a Menina do Mar. Cada um vive no seu mundo, o rapaz na terra e a menina no mar, mas a curiosidade de ambos leva-os a querer partilhar essas diferenças: a menina fica a saber o que é o amor, a saudade e a alegria; o rapaz aceita viver com ela no fundo do mar.

 

Local: Biblioteca Municipal de Alcobaça – Auditório

PÚBLICO-ALVO: ESCOLAR

 

:::::::::::::

 

 

» 11h30

OFICINA DE CINEMA: ESTAS IMAGENS SÃO UM RODOPIO!

Brinquedo óptico: Zootrópio

Por Zero Em Comportamento

 

O Zootrópio é um brinquedo ótico inventado no século XIX e é também um dos avós do cinema e da animação. Foi um dos primeiros aparelhos a criar ilusão de movimento e a dividir a experiência por vários observadores. Por causa do Zootrópio (e outras invenções semelhantes), que a animação como a conhecemos hoje começou a tomar forma.

 

Local: Escola Adães Bermudes

PÚBLICO-ALVO: ESCOLAR

 

:::::::::::::

 

  

» 14h30

OFICINA DE TEATRO: SOPHIA!

Por Diana Bernardes – Teatro da Transformação

 

Oficina de teatro cuja temática gira em torno da escritora portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen, no âmbito do centenário do seu nascimento

 

Local: Biblioteca Municipal de Alcobaça – Átrio

PÚBLICO-ALVO: ESCOLAR

 

:::::::::::::

 

  

» 14h30

OFICINA DE CINEMA: ESTA BRINCADEIRA DAVA UM FILME!

Oficina de Pixilação

Por Zero Em Comportamento

 

Técnica de animação stop motion, em que pessoas e objetos são fotografados quadro a quadro. Quando colocadas em sequência, as fotografias criam a ilusão de movimento. Os participantes aprendem todo o processo, desde a elaboração de curtas histórias, com personagens e cenários, até a captura e animação das fotografias em software específico no computador.

 

Local: Escola Adães Bermudes

PÚBLICO-ALVO: ESCOLAR

 

:::::::::::::

 

 

» 14h30 e 16h30

OFICINA LITERÁRIALITERATURA E IMAGINAÇÃO - PENSAR NAS NARRATIVAS E BRINCAR COM AS PALAVRAS

Sessão com Gonçalo M. Tavares

 

O escritor português Gonçalo M. Tavares vai orientar uma oficina sobre “Escrita e Imaginação”, a partir dos seus livros “Breves Notas sobre Literatura Bloom” e “Senhor Valery”.

Serão feitos exercícios práticos de aplicação de alguns conceitos, em redor da linguagem e da imaginação.

 

Local: Auditório da Escola Adães Bermudes

PÚBLICO-ALVO: ESCOLAR

 

:::::::::::::

 

 

» 18h30

SHOWCOOKING | ESPAÇO BOOKS&COOKING

APRESENTAÇÃO DO LIVRO

5 MUDANÇAS ANTES, DURANTE E APÓS O CANCRO

da nutricionista Magda Roma

 

Neste livro, a nutricionista Magda Roma, autora de livros como “A Dieta Anticancro”, fornece respostas muito concretas para quem está a tempo de evitar um diagnóstico oncológico e também para quem se encontra numa fase pós-doença.

Com o foco no combate à doença mais mortal dos nossos tempos, Magda Roma identifica os 5 pilares que sustentam a verdadeira mudança para uma vida mais equilibrada, saudável e feliz: - Alimentação - Emoções - Respiração - Atividade Física - Terapias Complementares.

“Quem me conhece, desde os meus amigos aos meus pacientes, sabe que faço muitas pesquisas e que tento estar sempre na vanguarda das novas descobertas científicas. Para estar confortável com a ajuda que hoje presto a quem me procura, e também para mim própria, pesquisei, li e aprendi muito. Fiz a minha verdadeira Mudança e adotei um novo estilo de vida: mais saúde, mais qualidade de vida, mais autoestima, mais energia!” Magda Roma

 

Local: Granja de Cister

 

:::::::::::::

 

 

» 21h00

ESPETÁCULO DE ABERTURA OFICIAL DO FESTIVAL

TEATRO: MOÇAMBIQUE

De Jorge Andrade – Mala Voadora

 

Jorge Andrade nasceu em Moçambique em 1973 e veio para Portugal com 4 anos, mas em Moçambique (o espetáculo) constrói uma biografia como se tivesse para lá voltado e tivesse lá vivido a sua vida. Para tornar credível esta história, impusemo-la à História do país. Jorge Andrade, produtor de concentrado de tomate, faz agora parte da História de Moçambique e, através dela, das suas vicissitudes políticas, da sua situação no contexto da Guerra Fria, das tramitações da economia internacional a que o país recém-independente foi sujeito.

Seis atores são contratados para fazer de conta que são moçambicanos, discutem a História à medida que tentam montar a narrativa de um empreendimento, cantam spots de publicidade de concentrado de tomate em línguas de países capitalistas e em línguas de países comunistas, e dançam para representar algumas partes da História, até ficarem exaustos.

 

Texto e direcção Jorge Andrade | com Bruno Huca, Isabél Zuaa, Jani Zhao, Jorge Andrade, Matamba Joaquim, Tânia Alves, Welket Bungué | Cenografia José Capela | Figurinos José Capela com execução de Aldina Jesus | vídeo ANIMA e Bruno Canas | banda sonora Rui Lima e Sérgio Martins | Luz Rui Monteiro | Coreografia Bruno Huca | Fotografias de cena Bruno Simão e José Carlos Duarte | Imagem de divulgação António MV | Vídeo de divulgação Jorge Jácome e Marta Simões . assistência Francisco Campos Lima | Direcção de produção Joana Costa Santos | Apoio à produção e comunicação Jonathan da Costa | Gestão e programação cultural Vânia Rodrigues | Apoio CAAA, Centro Cultural Português – Maputo / Instituto Camões, Fundação Calouste Gulbenkian, Hotel Peninsular, Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Nacional São João | Agradecimentos Agostinho Félix Trindade, Alessandra de Silos Brito, Alexandre Zhao, Amilton Alissone, Dai Jing Zhen, Ekaterina Solomina, Filipe Branquinho, Graça Sousa, Inês Afonso, Luís Santos, Marta Félix, Moldursant, Pia Kramer, Ricardo Areias, Rita Couto, Vanda Marques, Vitor Pinto, Zhao Jia Liang | Residência artística Espaço do Tempo | Coprodução Teatro Municipal Maria Matos, Teatro Municipal do Porto Rivoli/Campo Alegre, Teatro Viriato | Classificação etária M/16

 

Local: Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro

Público-alvo: geral | M/16 | Duração: 75 min

Entrada gratuita | Não há reservas | O levantamento do bilhete (que dá direito à entrada) só poderá ser efetuado no próprio dia | Limitado a 6 bilhetes por pessoa | info: 262 580 890

 

 

 

Contactos

Newsletter