15 a 27 outubro
Exposição
Lisbon Revisited de Edgar Pêra
Lisbon Revisited, é uma exposição de fotografia anaglífica da autoria de Edgar Pêra a apresentar No Armazém das Artes, integrando a programação do Festival Books & Movies de 2022. Nasce de uma abordagem dupla de Edgar Pêra ao poema de Álvaro de Campos “Lisbon Revisited” (1926), que resultou na realização de homónimos filme e série de fotografias.
Representa a incursão de Edgar Pêra no universo das artes plásticas, aqui tendo por suporte a fotografia em formato 3D. Sob o manto fantasmático de Fernando Pessoa, o autor convida-nos a embarcar numa viagem onírica, entre a arte de ver, de sentir e o vício de pensar. "Pensar é estar doente dos olhos" escrevia outrora, Alberto Caeiro, o mais sensorial dos heterónimos Pessoanos e é precisamente através dessa "doença" que esta exposição vive, mostrando formas alternativas de ver, de sentir a cidade e de (re)ler Fernando Pessoa.
Na exposição, Edgar Pêra expressa a profunda afinidade que sempre declarou encontrar entre a sua obra cinematográfica e as artes plásticas, sem esquecer a literatura e, de forma muito particular, a fotografia que aqui assume como suporte narrativo exclusivo, dando-lhe contornos tridimensionais através da construção imagética com recurso à técnica anaglífica.
Uma instalação 3D digital e um conjunto de 36 fotografias, concebidas para serem observadas em 2D (numa primeira leitura) e em 3D, graças aos óculos anaglíficos, compõem uma exposição simultaneamente inédita, pelos recursos utilizados, e coerente com o percurso visual e artístico do autor. Através destas obras, imergimos numa cidade sensorial, numa "Lisboa Revisitada" com visões estereoscópicas dos seus espaços verdes, momentos congelados, esculturas temporais, figuras trans-humanas e várias leituras possíveis de uma cidade em permanente reconfiguração onde os caminhantes têm, invariavelmente, de sopesar a carga onírica dos espaços silenciados entre a penumbra e o desejo que o olhar de Edgar Pêra soube magistralmente captar e devolver-nos, de forma amplificada (e anaglífica).
Armazém das Artes
Público Geral
Horário:
15 a 27 outubro | 10h00 – 12h00 | 14h00 – 17h00
19 de outubro | 10h00 – 12h00 | 14h00 – 17h00 | 21h00 – 24h00
::::::
15 a 27 outubro
Exposição
Retratos Contados: Alice Vieira
Alice Vieira dispensa apresentações e este ano marca o regresso ao Festival Books & Movies. Aos 79 anos está imparável. Transversal a várias gerações, é uma das escritoras preferidas dos leitores, com vários livros que fazem parte do Plano Nacional de Leitura. A exposição que partilha, com os visitantes, um pouco do muito que é a sua vida e obra.
Os Retratos Contados nascem de uma ideia muito simples: falar da importância dos avós na vida dos netos e da importância dos netos na vida dos avós. É pretendido eternizar as pontes de amor entre avós e netos. Falar de afetos. Partilhar os bons momentos, as angustias, as inquietações… emoções sentem os avós? Que laços unem os avós aos netos? A comparação entre ser avô e o ter sido neto. Comparação entre o hoje e o antigamente… Falar do que os avós ensinam aos netos e do que os netos ensinam aos avós…
Armazém das Artes
Público Geral
Horário:
15 a 27 outubro | 10h00 – 12h00 | 14h00 – 17h00
19 de outubro | 10h00 – 12h00 | 14h00 – 17h00 | 21h00 – 24h00
::::::
15 a 27 outubro
Exposição
Voltar aos passos que foram dados
José Saramago
1922-2022
No final de Viagem a Portugal, José Saramago diz-nos: “É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre. O viajante volta já”.
Com a exposição “Voltar aos passos que foram dados”, com seleção e composição de textos de Carlos Reis e Fernanda Costa, e design de André Letria, aceitámos o desafio do escritor e construímos uma mostra que faz uma “viagem” pela biografia literária de José Saramago. Deduz-se daí uma “narrativa” que nos leva a encontrar ou a reencontrar, em formato expositivo, as obras e o legado cultural e cívico de um grande escritor.
Ficha técnica
Comissário para o Centenário de José Saramago: Carlos Reis
Seleção e composição de textos: Carlos Reis e Fernanda Costa
Design: André Letria
Revisão: Fernanda Costa
As fotografias usadas nesta exposição integram o arquivo da Fundação José Saramago
Biblioteca Municipal de Alcobaça
Público Geral
Horário:
2ª feira - 14h00-18h00 (Biblioteca encerrada ao público no período da manhã estando apenas aberta para grupos escolares)
3ª a 6ª feira - 10h00-13h00 | 14h00-18h00
sábado - 14h00-18h00
::::::
15 a 27 outubro
Exposição
Património Revisitado
Com fotografias de António Guerra, Gil Moreira, J. Daniel, João Oliva Monteiro, Jorge Barros, Jorge Humberto Ricardo, Jorge Vasco e Rodrigo Moreira.
Uma exposição de fotografia que, partindo de imagens do legado patrimonial que criou a identidade Alcobacense, pretende avivar, na memória coletiva, a importância de cuidar do que é nosso e nos identifica, revisitando para tal alguns lugares dignos de nota e registando o que subsiste desses tempos passados.
Armazém das Artes
Público Geral
Horário:
15 a 27 de outubro | 10h – 12h | 14h – 17h
19 de outubro | 21h00 – 00h00
::::::
17 a 19 outubro
Exposição
VR - ArtBox VR | Mestres da Pintura Universal
Experiência Imersiva World's Great Painters - Van Gogh, Salvador Dalí, Frida Kahlo, Leonardo Da Vinci, Picasso, Michelangelo, Klimt, Monet, Velasquez, Yayoi Kusama
A Artbox VR é uma produção inovadora em Portugal, produzida pelas Galerias São Rafael, uma galeria de arte contemporânea com enfoque no imersivo e multissensorial. Compreende a criação de experiências artísticas imersivas em realidade virtual sobre figuras contemporâneas ou clássicos da pintura universal.
A Artbox VR é uma grande produção artística que cabe numa box tecnológica de 30 cm. Mais do que uma exposição, a Artbox é um espetáculo imersivo. As obras saltam das molduras e as pinturas ganham vida numa experiência inovadora em 360º com imagem, som empático e vídeo interativo.
CURADORIA: Mónica Khalo e Sílvia Raposo (Galerias São Rafael)
PROGRAMA
Dia 17 (segunda-feira: 10h00 e 14h00) - Dois kits de realidade virtual - 2h30 min de experiência durante o período da manhã - 1 turma de 20 alunos, em pares à vez, um máximo de 15 min por experiência para aluno, - e 2h30 min de experiência durante a tarde - 1 turma de 20 alunos.
Dia 18 (terça-feira: 10h00 e 14h00) - Dois kits de realidade virtual - 2h30 min de experiência durante o período da manhã - 1 turma de 20 alunos e 2h30 min de experiência durante a tarde - 1 turma de 20 alunos.
Um espetáculo virtual e imersivo que convida a descobrir o universo dos mais famosos pintores da História como Frida Kahlo, Vincent Van Gogh, Salvador Dalí, Andy Warhol e muitos mais.
Dia 19 (quarta-feira: 14h00 e 21h00) - Dois kits de realidade virtual - 2h30 min de experiência durante o período da tarde - até 20 pessoas e 2h30 min de experiência durante o período da noite - até 20 pessoas.
Um espetáculo virtual e imersivo que convida a descobrir o universo de um dos mais famosos pintores da História: Caravaggio.
Armazém das Artes
Público Geral
Horário:
17 e 18 outubro | 11h00 e 14h00
19 outubro | 14h00 e 21h00
::::::
Até 31 dezembro
Exposição
Rios de Portugal: Alcoa e Baça
O projeto Rios de Portugal apresenta-nos esta proposta de exposição multidisciplinar em termos artísticos, que ocorre no piso superior da Central Elétrica da Confluência dos Rios Alcoa e Baça, um espaço histórico, pioneiro no fornecimento energético na cidade e situado num ponto icónico e enigmático onde o Alcoa e o Baça se unem.
A exposição passa por uma intervenção artística multidisciplinar em torno dos rios Alcoa e Baça. Através de três diferentes linguagens artísticas - vídeo, ilustração digital e pintura plástica – damos uma ferramenta a cada indivíduo para que, após a experiência obtida, possa ajudar na preservação e manutenção do Alcoa e Baça.
CURADORIA: Rios de Portugal - Um Projeto Supramente
Central da Confluência dos Rios
Público Geral
Horário:
10h00 – 12h00 | 14h00 – 17h00