09h00 | 11h00 | 14h00
Teatro
Na minha banheira cabe o mundo
Na minha banheira cabe o mundo. Quero percorrê-lo, navegar no azul do mar, sobrevoá-lo e visitar o seu lado mais profundo. Quero subir alto, tão alto que quando olhar para baixo me cabe na palma da mão. Quero cantar, dançar, rir... Quero brincar. Quero abraçá-lo, porque dentro de uma banheira desejamos ir a lugares onde não estamos, enfrentamos mistérios, tentamos solucionar enigmas, imaginamos. Porque dentro da minha banheira cabe o mundo. Oh! E o banho? Esqueci-me do banho... A Estação das Letras apresenta o espetáculo para a infância "Na minha banheira cabe o mundo", o banho é para as crianças um momento de diversão, são construtores, exploradores, astronautas do seu próprio mundo e imaginam que o podem salvar. Pretendemos incentivar a reflexão crítica sobre o problema do lixo marinho, o aquecimento global, a poluição sonora e o desperdício da água. Já tomaram banho hoje? Vamos salvar o nosso planeta?
Local: Centro Escolar de Alcobaça
Público-alvo: Pré-escolar e 1º ciclo
::::::
10h00 | 14h00
Oficina de ilustração
Vida e Obra de José Saramago
O Atelier de Papel apresenta a oficina de ilustração “Vida e Obra de José Saramago”. Num espiríto lúdico e educativo, esta oficina promove o conhecimento da vida e obra de José Saramago. O aluno é levado a captar ambientes, a expandir o pensamento e transportá-los para o universo da ilustração. Ilustrar é contar... forma-se o gosto, despertam-se sentidos estéticos e sensibilidades, estimula-se a criatividade, afirmam-se vocações e amplia-se a percepção visual do que nos rodeia. A ilustração transporta-nos para uma dimensão plástica, feita de cores, formas, texturas e relações volumétricas, um encontro feliz, que nos faz sorrir espontaneamente!
Local: Escola Secundária D. Inês de Castro
Público-alvo: 12º ano

18h30
Apresentação Literária
ENCONTRO COM ESCRITORES
Júlia Lello, Jorge Pereira de Sampaio e Ilda Velez
Apresentação da obra poética "Da Feminina Prudência” de Júlia Lello
Moderação Jorge Pereira de Sampaio e Ilda Velez
Sobre Júlia Lello
Maria Júlia de Fátima Soares Guimarães Lello nasceu em Luanda, onde passou os primeiros anos, tendo depois vivido em Lisboa, onde também estudou e trabalhou. Os seus primeiros poemas datam da adolescência, mas só em 1982 sairia o seu primeiro livro de poesia. Colaborando frequentemente com instituições e projetos de índole cultural, para além da representação em antologias, como «O Lobo», «Inês de Castro - Antologia Poética» e outras, publicou ainda artigos abordando temas ligados a Pedagogia e/ou Teatro ou sobre a obra de Natália Correia de cujas tertúlias fez parte no Botequim. A sua atividade criativa liga-se igualmente às artes performativas, pela participação em espetáculos, quer de teatro, quer de poesia ou musicais. Reformada do ensino oficial, continua a colaborar como voluntária em universidades sénior.
Sobre Ilda Velez
Ilda Azinhais Velez, licenciada em Direito e em Estudos Clássicos e Portugueses, com Mestrado em Literatura Portuguesa, depois de uma breve passagem pelo mundo do Direito, foi professora de Introdução à Política, de Economia, de Português, de Literatura Portuguesa, de Latim e professora bibliotecária, na sua escola de sempre: a Escola Secundária D. Inês de Castro, em Alcobaça. Encontra-se atualmente aposentada, mas continua a procurar fazer, o melhor possível, aquilo de que gosta e em que acredita: aprender; ensinar; defender a língua portuguesa; tornar os livros e a leitura uma necessidade e um prazer.
Sobre Jorge Pereira de Sampaio
Licenciado em História pela Universidade Lusíada (1993); Mestre em História da Arte pela mesma Universidade (1999); e Doutor em História na variante de História da Arte na mesma instituição (2006); Bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2000-2003). Desde 2007 é investigador do Centro de Estudos Históricos da Universidade Nova de Lisboa e, desde 2013, investigador associado do Centro de Humanidades da FSCH da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores. É membro de diversas instituições culturais nacionais e estrangeiras. Tem desenvolvido funções de programador cultural em Portugal e no Brasil. Tem organizado e participado em congressos, colóquios e conferências. Comissariou dezenas de exposições.
Ópera Café
Público Geral | M/6 | 90 minutos
::::::
21h30
Festival Manobras
Conservando a Memória
Uma joia de pequeno formato. Incorporando o conceito mais puro do artesão, Izaskun Fernández e Julián Saenz-López escrevem, constroem, iluminam e brincam nesta bonita peça onde questionam os seus avós sobre as suas vidas passadas com uma delicadeza e uma beleza que é comovente. Poesia, amor, memórias, cheiros e emoções são o que molda a vida das pessoas.
Ficha artística e técnica
Ideia, criação, dramaturgia, direção, iluminação e performance: Julián Saenz-Lopez e Izaskun Fernández
Desenho gráfico: Diego Solloa
Fotografia: Clara Larrea
Música Vários autores Produção: El Patio
Distribuíção: Ana Sala IKEBANAH ARTES ESCÉNICAS
Local: Cine-Teatro de Alcobaça João D'Oliva Monteiro
Público Geral | M/12 | 45 minutos | 5€
mais informação sobre o Festival Manobras aqui