Site Autárquico de Alcobaça

Programa do dia

22 outubro

 

 

 

10h30 | 15h00

 

Educação Ambiental

 

EXPLORASTÓRIAS

a ciência escondida nas páginas dos livros

 

As histórias infantis são o ponto de partida para explorar a ciência escondida nas páginas dos livros! Pensado especialmente para os mais jovens exploradores, todos são desafiados a fazer descobertas e realizar experiências a partir das histórias que se contam nas páginas dos livros.

 

 

Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Concelho de Alcobaça (estufa 1 do Parque Verde de Alcobaça)

Público Geral | 60 min

 

 

Entrada livre através de inscrição prévia para aev@cm-alcobaca.pt

 

Organização: Município de Alcobaça |  Universidade de Coimbra | Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça | Centro de Interpretação e Educação Ambiental de Alcobaça | Exploratório Ciência Viva - Coimbra

 

 

::::::

 

11h30

 

Books & Cooking

 

Fermentados vegetais

por Dulce Costa (Mil Grãos)

 

Fermentar vegetais é uma das melhores formas de preservar alimentos sem necessidade de usar o frio, tornando-os uma fonte natural de probióticos que ajudam a reforçar a nossa imunidade.

No nosso corpo temos mais microrganismos do que células humanas (cerca de 40 triliões de bactérias).

Quando fermentamos os vegetais, através de processos de fermentação natural, eles adquirem propriedades probióticas e tornam-se alimentos vivos.

Ao consumirmos alimentos fermentados, a nossa digestão fica facilitada, a nossa microbiota fica mais saudável e equilibrada e isso tem impacto direto na capacidade de absorver nutrientes, assim como na nossa imunidade.

Para além da fermentação ajudar a preservar os alimentos por mais tempo e potenciar o seu valor nutricional, ter um fermentado no prato ajuda a realçar o sabor e a textura, dando uma sensação de prazer acrescido quando os comemos.

Há várias técnicas para fermentar vegetais, as mais conhecidas são a salmoura, o chucrute e o kimchi, aos quais irão ser abordadas neste showcooking.

 

Sobre Dulce Costa

Autora do Blogue “Mil Grãos”.

Fez uma mudança profissional, depois de ser professora do ensino superior na área da engenharia durante 26 anos.

Começou a explorar a fermentação natural fazendo várias formações na área, inicialmente com o pão, área em que já facilitou mais de 40 workshops e formou centenas de pessoas, algumas das quais vieram a abrir, posteriormente, padarias de fermentação natural.  Mais tarde surgiram os vegetais e os queijos vegan feitos com técnicas de fermentação que usam apenas ingredientes naturais.

O mundo dos fermentados fascina-a pelas infinitas possibilidades e pelos benefícios que representam na conservação dos alimentos, pelo sabor único que adquirem e pelo impacto positivo na saúde de quem os consome.

 

 

Granja de Cister

Público Geral | M/6 | 90 min

 

 

::::::

 

16h00

 

Apresentação Literária

 

LANÇAMENTO DO LIVRO

“Revelação” 

de António Catarino

Moderação de Nuno Valente e do editor Rui Miguel Almeida

 

Sobre o livro

E se Lisboa experimentasse o fim do mundo, tal como descrito no último livro da Bíblia, o Livro do Apocalipse, segundo São João?

Um velho escritor tenta salvar-se, enquanto o mundo colapsa à sua volta. No seu percurso cruza-se com duas crianças, gémeas, e vários outros sobreviventes, muitos deles logo arrebanhados para o julgamento final.

Uma questão permanece ao longo das páginas de “Revelação”… Quem será este escritor afinal?

 

Sobre o autor

Nasceu em Leiria a 26 de abril de 1973, mas foi registado como tendo nascido em Benedita (desta forma os pais pretendiam poupar-lhe os 40 quilómetros até à capital do distrito sempre que necessitasse de alguma certidão ou documento oficial – ecos dum país que mudaria drasticamente na véspera do seu primeiro aniversário). Talvez por isso sinta não pertencer a um só lugar ou a um único tempo, reinterpretando o mundo e criando realidades alternativas através da escrita e da fotografia, as duas formas de expressão artística que abraçou como autodidata. E, como não poderia deixar de ser, vive uma vida dupla: na primeira é formador externo em vários centros de formação profissional da zona oeste; na segunda é autor de variadas obras literárias e fotográficas, tanto a nível individual como coletivo. Nesta segunda encarnação recebeu já diversas distinções e galardões, dos quais se destaca o Prémio Internacional Books & Movies 2017 – Município de Alcobaça. É possível conhecer melhor o seu trabalho em www.amcatarino.com.

 

Sobre Nuno Valente

Nuno Matos Valente, já presente no Plano Nacional de Leitura, foi o vencedor da Bolsa de Criação Literária, tendo-se dedicado à produção d’O Segredo da Lagoa Escura, uma história de aventura inspirada nos livros de Júlio Verne. «Hontem levantaram-se cartas das lagôas Comprida, Escura e do Paixão. (...) Bello tempo. Regressaram os exploradores.» In Diário de Notícias a 10 de agosto de 1881. Com o ponto de partida nesta notícia, Nuno Matos Valente embarcou também nesta aventura e conta o Segredo da Lagoa Escura.

Sobre Rui Miguel Almeida, editor

Nascido em Coimbra em 1975, viveu quase sempre em Aveiro, que sente como a sua cidade. Aos 10 anos, pedia dinheiro para gelados e voltava com livros de quadradinhos. Aos 15, jurava a pés juntos jamais usar fato e gravata, casar e ter filhos. Passou bem ao lado de uma carreira no futebol, e ainda mais ao lado de outra no rock n’roll, após descobrir que era melhor a tocar uma régua de 50 cms que uma guitarra. Além da literatura, as suas grandes paixões são a música e a fotografia. Adora futebol, praia e viajar. Os seus primeiros textos foram poemas apaixonados, de onde transitou para os amargurados. Aos 18 escrevinhou o seu primeiro trabalho de ficção, ao qual foi somando vários outros, todos a repousar na gaveta. "O diário do meu suicídio" é a primeira obra que publica. Presentemente, usa fato e gravata, é casado e tem dois filhos. Há muito que deixou de jurar a pés juntos.

 

 

Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça

Público Geral | M/6 | 90 min

 

 

::::::

 

21h30

 

Apresentação Literária

 

LANÇAMENTO NACIONAL DO LIVRO

“O Diabo”

de Gonçalo M. Tavares

 

Gonçalo M. Tavares, escritor homenageado desta edição do Books & Movies, irá fazer o lançamento nacional do seu novo livro “O Diabo” em Alcobaça. Uma boa oportunidade para conhecer de perto o escritor e o novo trabalho centrado no universo das Mitologias.

 

Sobre o livro

O Diabo, pela mão de Gonçalo M. Tavares, vem juntar-se ao mundo literário das Mitologias, um universo habitado por personagens que se movem num tempo e espaço indeterminados onde o referencial é aquilo que nos vai sendo contado. Aqui a verdade científica e a sua lógica pouco importam. Dotados dessa ampla liberdade, os leitores deambulam entre narrativas fantásticas que tanto actualizam explicações para um mundo em que vivemos como retratam traços marcantes da natureza humana que o habita. É um espaço imaginário onde, entre muitos outros, se entrecruzam o diabo, a escola, os corvos e o tractor, as palas com todas as suas limitações e virtualidades, o cemitério de aviões e a loucura, os direitos dos homens, o Grande-Armazém, o Povo-Armazenado, os três fios vermelhos, os Doze-Apóstolos, a canalização, os piolhos, o crânio de Olga, os nomes, Paris, os Nómadas, o Comboio e os Meninos, o Homem-que-Quando-Fala-Não-se-Entende-Nada, o crescimento de Alexandre (a linha recta). É um mundo de histórias e possibilidades quase infinitas em que um espaço ou uma máquina se podem transformar em personagem, mas é também um universo onde encontramos valores fundamentais, território privilegiado do mito, como o bem e o mal, o medo e a coragem, a tranquilidade e a violência, o desconhecido e o familiar.

 

Sobre o autor

Gonçalo M. Tavares é autor de uma vasta obra que está a ser traduzida e editada em cerca de sessenta países, em algumas das mais prestigiadas editoras, com livros que fazem dele um dos mais inovadores e mais traduzidos escritores europeus contemporâneos. Recebeu importantes prémios literários em Portugal e no estrangeiro. Recentemente, Le Quartier (O Bairro), o seu mais extenso projecto literário, recebeu o prestigioso Prix Lure Bataillon 2021, atribuído ao melhor livro traduzido em França, sucedendo assim à Nobel de Literatura Olga Tokarczuk, que recebeu este prémio em 2019, e ao escritor catalão Miquel de Palol. Ao longo das suas várias edições, já receberam o Prix Laure Bataillon autores como Giorgio Manganelli, Bohumil Hrabal, W.G. Sebald, Derek Walcott, John Updike, Hugo Claus e Hans Magnus Enzensberger, entre outros.

Ainda em 2021, O Osso do Meio foi premiado no Oceanos, e Diário da Peste, publicado nesse ano em Portugal, foi também alvo de uma ampla publicação internacional, estando a ser traduzido em sete países. Alguns prémios internacionais: Radoje Tatić Translation Award 2014 (Croácia, com Histórias Falsas); Prix Littéraire Européen 2011 (França, com Mr. Kraus and Politics); Special Prize of the Jury of the Grand Prix Littéraire du Web Cultura 2010 (França); Prix du Meilleur Livre Étranger 2010 (França, com Aprender a Rezar na Era da Técnica); Prémio Portugal Telecom 2007 (Brasil); Prémio Internazionale Trieste 2008 (Itália); Prémio Belgrado 2009 (Sérvia); Prémio Portugal Telecom 2011 (Brasil); Prémio Margarita Michelena 2019 (México, com Uma Menina Está Perdida no Seu Século à Procura do Pai), Prémio Oceanos, 2021. Foi por diferentes vezes finalista do Prix Médicis e do Prix Femina. Já recebeu diversos prémios pelo conjunto da sua obra, como o Prémio Literário Vergílio Ferreira pela «originalidade da sua obra ficcional e ensaística, marcada pela construção de mundos que entrecruzam diferentes linguagens e imaginários.»

Vasco Graça Moura escreveu que Uma Viagem à Índia dará ainda que falar dentro de cem anos. Vila-Matas comparou-o a Kafka.

Os seus livros deram origem, em diferentes países, a peças de teatro, dança, peças radiofónicas, curtas-metragens e objectos de artes plásticas, vídeos de arte, ópera, performances, projectos de arquitetura, teses académicas, etc.

 

 

Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça

Público Geral | M/6 | 90 min

 

 

 

Contactos

Newsletter