Site Autárquico de Alcobaça

Programa do dia

21 outubro

 

 

 

09h00 | 11h00 | 14h00

 

Apresentação Literária


APRESENTAÇÃO DO LIVRO

"Mistério no Fundo do Mar"

de Ana Valente e Isabel Moiçó

 

A escritora e jornalista Ana Valente, nascida em Alcobaça, junta-se à também escritora Isabel Moiçó na apresentação de “Mistério no Fundo do Mar”, o terceiro livro da saga “Mistérios e Aventuras”. No livro, há uma nau afundada ao largo da Carrapateira que transportava ouro e prata, e uma expedição de arqueologia encontra-se em marcha. Porém, a certa altura desaparecem as cópias de cartas náuticas, os roteiros marítimos e equipamento muito importante. Terá sido algum caçador de tesouros? Será que a Sherlock e o Jossauro o vão encontrar?

 

 

Local: 09h00 e 11h00 - EB 2/3 S.M Porto (Auditório) | 14h00 - Centro Escolar de Turquel

Público-alvo: 1º ciclo

 

 

::::::

 

09h00 | 11h00 | 14h00

 

Dramatização do conto

 

"Um chá Não toma um Xá!"

 

Um Chá Não Toma Um Xá... é a história de Bahabur, um simpático Sultão-Xá, que vive num palácio com uma cozinheira mandona, a Isolda, um criado meio medroso, o Malaquias.
Bahabur confronta-se com um problema sério: perdeu um belíssimo e precioso botão de punho em forma de caravela, que um amigo árabe, o Xeque Zaír, em tempos lhe oferecera. À medida que procura o botão de punho, sucedem-se uma série de peripécias de nos deixar de cabelos em pé e a rir às gargalhadas...

 

 

Local: Centro Escolar da Benedita

Público-alvo: 3º e 4º anos

 

 

::::::

 

09h00 | 11h00 | 13h30 | 15h00

 

Apresentação Literária


APRESENTAÇÃO DO LIVRO INFANTIL 

"A menina que não gostava de fruta" 

de Cidália Fernandes

 

Cidália da Conceição Azevedo Fernandes nasceu em Vieiro, concelho de Vila-Flor, no dia 14 de março de 1961. Atualmente é professora efetiva na Escola Secundária de Penafiel, onde se encontra a lecionar a disciplina de Português a alunos do ensino secundário. É Vice-Presidente da Anto – Associação dos Amigos de António Nobre, com sede em Vila-Meã. Tem participado em vários festivais infantis e juvenis, a nível nacional, nos quais obteve já vários prémios. No âmbito do incentivo à leitura, tem realizado inúmeras deslocações a escolas de todo o país, divulgando, ao mesmo tempo, os seus livros e incentivando o público infantil e juvenil à leitura e à escrita criativa. Sessão inclui prova de degustação de frutas diversas.

 

 

Local: 09h00 - Refeitório do Centro Escolar da Cela | 11h00 e 13h30 – Sala Polivalente do Centro Escolar de Alcobaça | 15h00 – Centro Escolar de Turquel

Público-alvo: Pré-Escolar

 

 

::::::

 

9h30 | 11h00 | 13h30 | 15h00

 

Educação Ambiental

 

EXPLORASTÓRIAS

a ciência escondida nas páginas dos livros

 

As histórias infantis são o ponto de partida para explorar a ciência escondida nas páginas dos livros! Pensado especialmente para os mais jovens exploradores, todos são desafiados a fazer descobertas e realizar experiências a partir das histórias que se contam nas páginas dos livros.

 

 

Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Concelho de Alcobaça (estufa 1 do Parque Verde de Alcobaça)

Público Escolar | 60 min

 

Organização: Município de Alcobaça |  Universidade de Coimbra | Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça | Centro de Interpretação e Educação Ambiental de Alcobaça | Exploratório Ciência Viva - Coimbra

 

 

::::::

 

10h00 | 14h00

 

Oficina de ilustração

 

"A Maior Flor do Mundo" de José Saramago

pelo Atelier de Papel

 

O Atelier de Papel apresenta a oficina de ilustração "A Maior Flor do Mundo", baseada na obra de José Saramago. É uma oportunidade única de vivenciar situações concretas e significativas proporcionando à criança sentir, pensar e agir, com objetivos específicos. A arte revela sentimentos, imprime ideias, trabalha a coordenação motora, a visão, a organização espacial, expande o pensamento, e tantos outros aspetos cognitivos importantes na alfabetização da criança.

 

 

Local: Centro Escolar de Turquel

Público-alvo: 1º ciclo

 

 

 

 

17h00

 

Curso Literário

 

Como viver? Dez temas do século XXI a partir de 10 versos de poetas portugueses

por Gonçalo M. Tavares

 

Para cada tema, cada elemento do grupo será convidado a trazer sugestões de livros, filmes, músicas, objetos, etc. referentes ao tema em questão e que serão partilhados por todos.

 

 

Biblioteca Municipal de Alcobaça

Sexta-feira, 21 de outubro - 17h às 20h

Sábado, 22 de outubro - 17h às 20h

 

Público Geral | M/12 | 8h

 

Inscrições até 14 de outubro através do email - bma.inscricoes@cm-alcobaca.pt 

 

 

::::::

 

21h30

 

Festival Manobras

 

O Guardião do Rio

 

Um rio é uma entidade caprichosa e poderosa, capaz de irrigar campos, mas também de arrasar tudo no seu caminho. Uma barragem pode moldar-lhe o feitio e proteger a Aldeia de Baixo. Mas, dilema, se retiver demasiada água arrisca-se a inundar a Aldeia de Cima. Para o evitar, os anciões dos dois povoados, numa conversa diplomática com civilizadas evocações de cachaporra, criaram o cargo de Guardião do Rio, função que consiste em fixar atentamente, vinte e quatro horas por dia, o nível da água e abrir a torneira ao mínimo sinal de cheia. Não é uma profissão tecnicamente difícil, mas é muito absorvente, muito, muito solitária. Solitário, celibatário, amargurado, eis o Guardião do Rio. Um tipo esquecido no seu posto, atormentado por carências, a entreter-se a si próprio. Tem de puxar tanto pela imaginação que talvez não sejam conversas, mas alucinações o assunto que traz à margem do rio o Dr. Frederico, especialista (por experiência própria) em perturbações da personalidade.  “O Guardião do Rio” é um divertido exercício de esquizofrenia possibilitado pela convivência de marionetas e ator.

 

Ficha artística e técnica

Texto e encenação: Ricardo Alves

Interpretação: Ivo Bastos

Direcção plástica: Sandra Neves com Joana Caetano

Sonoplastia e música original : Rodrigo Santos

Fotografia de cena: Pedro Vieira de Carvalho

 

 

Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro

Público Geral | M/16 | 70 min | 5€

 

mais informação sobre o Festival Manobras aqui

 

 

 

Contactos

Newsletter