09h00 | 11h00 | 14h00 | 15h00
Apresentação Literária
APRESENTAÇÃO DO LIVRO INFANTIL
"A menina que não gostava de fruta"
de Cidália Fernandes
Cidália da Conceição Azevedo Fernandes nasceu em Vieiro, concelho de Vila-Flor, no dia 14 de março de 1961. Atualmente é professora efetiva na Escola Secundária de Penafiel, onde se encontra a lecionar a disciplina de Português a alunos do ensino secundário. É Vice-Presidente da Anto – Associação dos Amigos de António Nobre, com sede em Vila-Meã. Tem participado em vários festivais infantis e juvenis, a nível nacional, nos quais obteve já vários prémios. No âmbito do incentivo à leitura, tem realizado inúmeras deslocações a escolas de todo o país, divulgando, ao mesmo tempo, os seus livros e incentivando o público infantil e juvenil à leitura e à escrita criativa. Sessão inclui prova de degustação de frutas diversas.
Local: 09h00 - Biblioteca da EB 2,3 Pataias | 11h00 – Centro Escolar de Turquel | 14h00 – Centro Escolar da Benedita | 15h00 – Centro Escolar da Benedita
Público-alvo: Pré-Escolar
::::::
09h00 | 11h00 | 14h00
Dramatização do conto
"Gaspar!"
Quando um rei sopra um apito, todo o reino para. É o iniciar das aventuras de duas princesas justiceiras que não temem enfrentar um monstro gigante para salvar Gaspar. Mas a história está mal contada e a desordem instalada. As irmãs vão ter que se unir para provar que, por muito má que pareça a situação, há sempre alguém por perto para nos dar a mão e que a única recompensa é ser aquilo que nos faz feliz.
Local: Centro Escolar da Benedita
Público-alvo: Pré-escolar e 1º e 2º ano
::::::
09h00 | 11h00 | 14h00
Teatro
"O Lagarto"
a partir do conto homónimo de José Saramago
Um Lagarto surge em pleno centro de Lisboa. O Chiado exalta, teme; gera-se ali mesmo um grande alvoroço. Ao ponto de serem chamados bombeiros e militares. Aviões sobrevoam o local. A polícia fecha as ruas, nas redondezas. O fenómeno inexplicável termina com o bicho inusitado, naquele lugar, a transformar-se em flor e, de seguida, em pomba. Tudo por intervenção das fadas, que nunca aparecem na história.
Local: Centro Escolar da Cela (Refeitório)
Público-alvo: 1º ciclo
::::::
9h30 | 11h00 | 13h30 | 15h00
Educação Ambiental
EXPLORASTÓRIAS
a ciência escondida nas páginas dos livros
As histórias infantis são o ponto de partida para explorar a ciência escondida nas páginas dos livros! Pensado especialmente para os mais jovens exploradores, todos são desafiados a fazer descobertas e realizar experiências a partir das histórias que se contam nas páginas dos livros.
Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Concelho de Alcobaça (estufa 1 do Parque Verde de Alcobaça)
Público Escolar | 60 min
Organização: Município de Alcobaça | Universidade de Coimbra | Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça | Centro de Interpretação e Educação Ambiental de Alcobaça | Exploratório Ciência Viva - Coimbra
::::::
10h00
Tertúlia
com Nelson Mateus
integrada na exposição “Retratos Contados: Alice Vieira”
Os Retratos Contados nascem de uma ideia muito simples: falar da importância dos avós na vida dos netos e da importância dos netos na vida dos avós. É pretendido eternizar as pontes de amor entre avós e netos. Falar de afetos. Partilhar os bons momentos, as angustias, as inquietações… Que emoções sentem os avós? Que laços unem os avós aos netos? A comparação entre ser avô e o ter sido neto. Comparação entre o hoje e o antigamente …Falar dos que os avós ensinam aos netos e do que os netos ensinam aos avós…
Local: Armazém das Artes (Auditório)
Público-alvo: Universidades Seniores
mais informações sobre a exposição “Retratos Contados: Alice Vieira” aqui
::::::
10h00 | 14h00
Oficina de ilustração
"A Maior Flor do Mundo" de José Saramago
pelo Atelier de Papel
O Atelier de Papel apresenta a oficina de ilustração "A Maior Flor do Mundo", baseada na obra de José Saramago. É uma oportunidade única de vivenciar situações concretas e significativas proporcionando à criança sentir, pensar e agir, com objetivos específicos. A arte revela sentimentos, imprime ideias, trabalha a coordenação motora, a visão, a organização espacial, expande o pensamento, e tantos outros aspetos cognitivos importantes na alfabetização da criança.
Local: Centro Escolar de Turquel
Público-alvo: 1º ciclo
::::::
10h00 | 14h00
Apresentação Literária
APRESENTAÇÃO DO LIVRO
"(Sobre)Vivi à adolescência"
de Kiki Ferreira
Filipa Ferreira, mais conhecida por Kiki Ferreira, nasceu na Figueira da Foz, no distrito de Coimbra, mas aos 14 anos mudou-se com a família para Lisboa. A mudança para a capital foi um ponto de viragem na sua vida, algo que lhe trouxe muitas dificuldades, mas também muitas surpresas e novas experiências. Tímida e introvertida, foi no Musical.ly que encontrou forma de se expressar e ganhar confiança. Hoje um verdadeiro fenómeno nas redes sociais, Kiki tem 118 mil seguidores no Instagram e 211 mil no TikTok. Aos 18 anos, decidiu que quer ser psicóloga para ajudar crianças e jovens.
Local: Escola Secundária D. Inês de Castro (Auditório)
Público-alvo: Ensino Secundário
::::::
14h30
Festival Manobras
Álbuns da Terra
Espetáculo e ofícina*
Uma performance onde a manipulação de imagens é o meio escolhido para contar autobiografias e narrativas de uma vida familiar.
O álbum fotográfico é também testemunha, e um depositário de histórias e memórias de uma família, e tem igualmente, características e qualidades físicas como das fotografias. No álbum fotográfico, quase sempre, existe uma organização das fotografias, uma sequência, umas mais criativas do que outras, criando autobiografias e narrativas de uma vida familiar, preservando as memórias que lá habitam, e as que já não habitam, as que se perderam ao longo dos anos, mas dando-lhes também a possibilidade de se multiplicarem. Álbuns da Terra é usado aqui como suporte de memória para contar uma parte da história do meu sobrinho na cidade de Guimarães.
Ficha artística e técnica
Criação, objeto, pesquisa: Tânia Dinis
Texto: Pedro Bastos
Apoio à criação: Tales Frey, Jorge Quintela
Produção: Associação Cultural - Tenda de Saias
Coprodução: A Oficina, Guimarães
PROJETO VENCEDOR DA 2ª BOLSA DE CRIAÇÃO DO PACT - PLANO DE APOIO À CRIAÇÃO TEATRAL
Álbuns da Terra parte da instalação Sobrepostos, (2019) criada para o laboratório de verão - GNRATION e conta com imagens de arquivo da artista, Casa Imagem de Braga, Centro Português de Fotografia, Associação A Muralha - Guimarães.
Local: Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro
Público-alvo: M/12 | 40 min
15h45
*Oficina Imagens que se movem
Na oficina, Imagens que se movem, os participantes vão explorar e viajar por vários dispositivos associados ao universo afetivo familiar. A partir de arquivos de família, pessoais e/ou institucionais, vamos explorar vários materiais e técnicas para a apropriação deste material, que através da montagem, implementando colagens, uso da palavra, e objetos, podemos contar uma história. Mas quantas histórias pode ter uma imagem? Quantas imagens pode ter uma imagem? É mesmo isso que vamos descobrir. Neste espaço de composição, vamos usar a memória como veículo para a imaginação, onde a imagem se pode transformar, revisitar, construindo novos arquivos, novas histórias - A nossa história, ou a história que queremos ver.
Local: Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro
Público-alvo: 5 aos 11 anos | 120 a 180 min
mais informação sobre o Festival Manobras aqui

18h30
Books & Cooking
Showcooking
com João Ribeiro
participante no Master Chef Portugal
Neste showcooking o João irá presentear-nos com algumas receitas utilizando como ingredientes chave o que de melhor de produz no Oeste, homenageando este território, o Oeste.Neste showcooking o João irá presentear-nos com algumas receitas utilizando como ingredientes chave o que de melhor de produz no Oeste, homenageando este território, o Oeste.
Sobre João Ribeiro
João Sousa Ribeiro, 44 anos de idade, Martingancense, viveu até aos 18 anos no concelho de Alcobaça, de onde saiu para estudar Medicina em Coimbra. Desde cedo a paixão por curar os outros cresceu lado a lado com o gosto crescente e inabalável pela cozinha.
Formado em Medicina, fez também em Coimbra, a especialidade em Doenças Infeciosas, ao mesmo tempo que de forma autodidata aperfeiçoava o paladar e as técnicas de cozinha. Infeciologista no Hospital de Curry Cabral desde 2017, trabalha regularmente no Hospital de Alcobaça há mais de 12 anos.
Desde cedo esteve na primeira linha de combate à pandemia COVID-19, acabando por contrair a infeção em Dezembro de 2020 o que motivou um reflexão e mudança de vida. Daqui saiu a vontade de explorar e validar de forma mais intensa a paixão pela cozinha que sempre esteve tão presente. Esta oportunidade concretizou-se com a participação no programa MasterChef Portugal 2021 , onde se destacou não só pelas qualidades técnicas mas também nas relações interpessoais com os restantes concorrentes.
Defensor e conhecedor da cozinha regional, tem particular interesse nos produtos e pratos das suas origens, o Oeste e em particular as terras de Cister, que procura recuperar e reinventar.
Granja de Cister
Público Geral | M/6 | 90 min
::::::
21h00
ROCKFEST
Bunny Kills Bunny | A Garota Não
BUNNY KILLS BUNNY
BUNNY KILLS BUNNY é o nome do mais recente projeto dos alcobacenses Ricardo Coelho, músico da banda Cavaliers of Fun e antigo membro dos Loto, e Joana Pena, que surgiu no âmbito dos confinamentos impostos pela pandemia da covid-19. Recém-noivos e confinados, 24 sobre 24 horas, começaram a gravar música para passar o tempo e ajudar a atenuar o “caos mental” com o desconforto de uma “situação inédita e estranha”.
A GAROTA NÃO
A GAROTA NÃO é o projeto da cantautora Cátia Mazari Oliveira que, sem artifícios, canta uma reflexão deliciosamente interventiva sobre os nossos tempos, fazendo uma abordagem atual, genuína e doce. Inspirando-se na sua vida quotidiana, canta temas sociais, políticos e de direitos humanos. Na Rua das Marimbas, álbum lançado em 2019, canta o que dói por dentro, o que ri por fora, o que os dias trazem.
Museu do Vinho de Alcobaça – Adega dos Balseiros
Público Geral | M/6 | 120 minutos