Site Autárquico de Alcobaça

Programa do dia

19 outubro

 

 

 

09h00 | 11h00 | 14h00

 

Dramatização do conto

 

"Gaspar!"

 

Quando um rei sopra um apito, todo o reino para. É o iniciar das aventuras de duas princesas justiceiras que não temem enfrentar um monstro gigante para salvar Gaspar. Mas a história está mal contada e a desordem instalada. As irmãs vão ter que se unir para provar que, por muito má que pareça a situação, há sempre alguém por perto para nos dar a mão e que a única recompensa é ser aquilo que nos faz feliz.

 

 

Local: Centro Escolar da Benedita

Público-alvo: Pré-escolar e 1º e 2º ano

 

 

::::::

 

09h00 | 11h00 | 14h00

 

Apresentação Literária

 

APRESENTAÇÃO DO LIVRO

"A Menina que Ganhou o Mar" e Oficinas Criativas

com a autora Filipa Correia

 

“A Menina que ganhou o Mar” é uma história com sabor a verão. Para quem gosta de praia, daqueles dias passados dentro de água. É também a história de uma amizade, do que podemos perder, mas também do que podemos ganhar. Após a leitura e apresentação do livro, iremos através de várias propostas na área da ilustração (carimbos, colagens, entre outros) recriar vários ambientes do livro. Filipa Correia é escritora e ilustradora na área dos livros infantis. Ao mesmo tempo está a desenvolver o projeto “Oficinas Criativas”, que visa fomentar o gosto e a criatividade artística nas crianças.

 

 

Local: Biblioteca Escolar da EB2/3 de Pataias

Público-alvo: 1º ciclo

 

 

::::::

 

09h00 | 11h00 | 14h00

 

Teatro

 

"O Lagarto" 

 a partir do conto homónimo de José Saramago

 

Um Lagarto surge em pleno centro de Lisboa. O Chiado exalta, teme; gera-se ali mesmo um grande alvoroço. Ao ponto de serem chamados bombeiros e militares. Aviões sobrevoam o local. A polícia fecha as ruas, nas redondezas. O fenómeno inexplicável termina com o bicho inusitado, naquele lugar, a transformar-se em flor e, de seguida, em pomba. Tudo por intervenção das fadas, que nunca aparecem na história.

 

 

Local: Centro Escolar da Cela (Refeitório)

Público-alvo: 1º ciclo

 

 

::::::

 

10h30 | 11h30

 

Festival Manobras

 

Sapatos Novos

 

Uma criança usa sapatos novos e vai até ao rio para um lanche. Ao longo do caminho, descobre o mundo que o rodeia: ruas, casas, paisagens, pessoas e animais. Os seus sapatos acumulam experiências e ele cresce, pouco a pouco. O tamanho dos sapatos segue-nos ao longo dos anos. O tamanho mede o pé, mas também a idade, as experiências, a forma como caminhamos através da vida. Os dias, os anos e as caixas de sapatos passam. Pequenas, médias, grande, ...

 

Ficha Artística e Técnica

Criação: Jordi Palet / Tian Gombau

Autor e encenador: Jordi Palet i Puig

Ator e maipulador: Tian Gombau

Cenografia e objetos: Isa Soto

Música: Òscar Roig

Gravação: Temps Record

Músicos: Olvido Lanza, Benet Palet & Pep Pascual

Luz: Xavi Prieto

Figurinos: Hernán Martínez

Vídeo: Xavi Manzanet

Fotografia: Àlvar Buch

Produção: Tian Gombau

Distribuição: Mélanie Lefebvre

Tema musical: "Bujaraloz by Night” de Carles Santos

 

 

Local: Cine-Teatro de Alcobaça João D'Oliva Monteiro

Público-alvo: Pré-escolar e 1º ciclo | 35 min | M/3

 

mais informação sobre o Festival Manobras aqui

 

 

::::::

 

10h00 | 14h00

 

Oficina de ilustração

 

"O Lagarto" de José Saramago

 pelo Atelier de Papel

 

O Atelier de Papel apresenta a oficina de ilustração “O Lagarto”, baseada na obra de José Saramago. Nesta oficina as crianças são convidadas a ilustrar “O Lagarto”. Ilustrar é contar... forma-se o gosto, despertam-se sentidos estéticos e sensibilidades, estimula-se a criatividade, afirmam-se vocações e amplia-se a perceção visual do que nos rodeia. A ilustração transporta-nos para uma dimensão plástica, feita de cores, formas, texturas e relações volumétricas, um encontro feliz, que nos faz sorrir espontaneamente!

 

 

Local: EB 2/3 Frei Estevão Martins

Público-alvo: 2º e 3º ciclo

 

 

 

::::::

 

10h00 | 14h00

 

Apresentação Literária

 

APRESENTAÇÃO DO LIVRO

"(Sobre)Vivi à adolescência"

de Kiki Ferreira

 

Filipa Ferreira, mais conhecida por Kiki Ferreira, nasceu na Figueira da Foz, no distrito de Coimbra, mas aos 14 anos mudou-se com a família para Lisboa. A mudança para a capital foi um ponto de viragem na sua vida, algo que lhe trouxe muitas dificuldades, mas também muitas surpresas e novas experiências. Tímida e introvertida, foi no Musical.ly que encontrou forma de se expressar e ganhar confiança. Hoje um verdadeiro fenómeno nas redes sociais, Kiki tem 118 mil seguidores no Instagram e 211 mil no TikTok. Aos 18 anos, decidiu que quer ser psicóloga para ajudar crianças e jovens.

 

 

Local: Externato Cooperativo da Benedita (Pequeno Auditório)

Público-alvo:Ensino Secundário

 

 

 

18h30

 

Apresentação Literária

 

ENCONTRO COM ESCRITORES

Richard Zimler e Vanda Marques

Apresentação do livro "Insubmissos" de Richard Zimler

Moderação de Vanda Marques

 

Sobre o livro “Insubmissos”

Depois da morte de muitos dos seus amigos, um professor de guitarra clássica, mundano, judeu e antiga estrela da equipa de basquetebol de Greenwich Village, decide abandonar os Estados Unidos e procurar uma nova vida em Portugal. Mas aquilo a que ele chama o eclipse viral da sexualidade persegue-o até ali, quando António, o seu mais talentoso aluno, testa positivo para VIH e ameaça desistir da vida aos vinte e quatro anos. Desesperado por mostrar ao jovem que ele ainda tem um futuro pela frente, «o Professor» organiza uma viagem de carro com destino a Paris, esperando ser capaz de convencer um virtuoso a aceitá-lo como aluno. O pai de António, um homem rígido e presença distante na sua vida, decide acompanhá-los e, de passagem, os três mergulham num triângulo de aventuras, violência e revelações pessoais. Será que de caminho vão encontrar uma oportunidade de redenção? Publicado originalmente em 1996, e inédito até agora em Portugal, Insubmissos é um romance vívido e intimista que ousa dar luz a temas que ainda persistem nas sombras.

 

Sobre Richard Zimler

Richard Zimler nasceu em 1956 em Roslyn Heights, um subúrbio de Nova Iorque. Fez um bacharelato em Religião Comparada na Duke University e um mestrado em Jornalismo na Stanford University. Trabalhou como jornalista durante oito anos, principalmente na região de São Francisco. Em 1990 foi viver para o Porto, onde lecionou Jornalismo, primeiro na Escola Superior de Jornalismo e depois na Universidade do Porto. Tem atualmente dupla nacionalidade, americana e portuguesa. Desde 1996, publicou doze romances, uma coletânea de contos e seis livros para crianças. A sua obra encontra-se traduzida para 23 línguas. Para mais informações sobre o autor, visite o site www.zimler.com

  

Sobre Vanda Marques

Professora e escritora alcobacense que se tem dedicado a trabalhar sobre temas e personalidades históricas para o público infanto-juvenil. A vontade de contar a História de Portugal aos mais pequenos, tornando-a numa missão de vida, tem vindo a materializar-se em vários livros: “A Herança de D. Filipa e D. João I”, “7 Dias 6 Noites”, “O Rei e a Estrela”, “D. Nuno, O Santo Cavaleiro”, “D. Fuas Roupinho”, “A Padeira de Aljubarrota” e o “Amor de Pedro e Inês”. Vanda Marques também se dedica a narrar algumas destas histórias aos mais pequenos e é presença regular no festival Books&Movies.

 

 

Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça               

Público Geral | M/6 | 90 min

 

 

::::::

 

20h30

 

Cinema de Autor

 

“A viagem de Pedro”

de Laís Bodansky 

- sessão com a presença do ator Isac Graça

 

Por ocasião das comemorações do bicentenário da independência do Brasil, o Festival Books & Movies acolhe uma das mais recentes co-produções cinematográficas luso-brasileiras com o filme “A Viagem de Pedro” da realizadora paulista Laís Bodansky. Partindo de uma lacuna nos relatos históricos, a realizadora imagina esta viagem num ousado exercício de encenação histórica. Laís Bodansky, é realizadora, argumentista e produtora, tendo participado nos festivais de Berlim, Roma, NY Film Festival, Locarno entre outros. Desde 2019, é membro da Academia Americana do Oscar.

 

Sobre o filme

Em 1831, D. Pedro deixa o Brasil independente rumo à Europa, a fim de preparar a luta contra o irmão Miguel pelo trono de Portugal, onde é tido como traidor. No meio do Atlântico, a bordo de uma fragata inglesa, misturam-se membros da corte, oficiais, criados e escravos, numa babel de línguas e de posições sociais. Pedro tenta reunir forças para a guerra fratricida que se aproxima mas a doença e o medo da morte lançam-no numa espiral de delírios. Revive diversos momentos da sua vida, a infância, o casamento com Leopoldina, o romance com Domitila de Castro e imagina discussões com o irmão.

 

Sobre o ator Isac Graça

Actor profissional desde 2009. Em Cinema estreou-se em CARTAS DA GUERRA de Ivo M. Ferreira, filme nomeado para o Urso de Ouro no festival de Berlim de 2016, representante português nos Óscares da Academia; Isac Graça nomeado para Melhor Actor nos Prémios Fantastic, vencedor nas categorias de Melhor Actor Secundário e People to Watch nos Cineuphoria, uma das revelações do ano 2017 nos Prémios GDA. De destacar ainda a participação em A VIAGEM DE PEDRO de Laís Bodanzky (Melhor Filme Americano nos Septimius Awards, Melhor Realização e Fotografia no Festival Inffinito em Miami, um dos 5 candidatos brasileiros ao Óscar 2023); e KATABATIK FISHERMAN de Dean Radovanovic (Prémio do Público no Festival de Cinema Hermético de Veneza de 2019). Em cinema trabalhou ainda com Carolina Markowicz, Danilo Godoy, Tiago Durão, Edgar Medina, Sebastião Casanova e Paulo Alexandre Mota (filmes em pós-produção). Trabalhou em Teatro em encenações de Jorge Silva Melo, Mónica Calle, Carlos Avilez, entre outros. Em destaque O BARÃO de Miguel Maia (Melhor Elenco nos Prémios Guia dos Teatros), PUNK ROCK de Pedro Carraca e HAMLET de Luis Miguel Cintra (nomeados para Melhor Espectáculo nos Globos de Ouro). Escreveu e encenou YOU ACT LIKE A LITTLE GIRL. Em televisão destacam-se as séries de Fernando Vendrell (3 MULHERES) e Jorge Paixão da Costa (O ATENTADO).

 

Ficha artística e técnica

2021 | Histórico | M/14 | Brasil-Portugal |96’

Com: Cauã Reymond, Victoria Guerra, Luise Heyer, Isabél Zuaa, Rita Wainer, Welket Bungué, Francis Magee, João Lagarto, Luísa Cruz e Isac Graça

Produção Luso-Brasileira

 

 

Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro

Público Geral | Entrada Livre |  M/14 | 96 min

 

Veja o trailer aqui

 

 

Contactos

Newsletter