09h00 | 11h00 | 14h00
Apresentação Literária
APRESENTAÇÃO DO LIVRO JUVENIL
"O Corvo"
de Nuno Bernardo
O escritor Nuno Bernardo, também um premiado produtor e realizador de televisão e cinema, nomeado para três prémios Emmy, apresenta “O Corvo”, o primeiro livro da sua mais recente saga “Colégio do Tempo”. A sessão inclui apresentação de história interativa e conversa com os alunos. Em “O Corvo”, começa a história de Sara. tem 15 anos e acaba de chegar ao misterioso Colégio do Templo, em Tomar. Os últimos meses não têm sido fáceis, e a mãe decidiu colocá-la num colégio interno. Se pelo menos conseguisse mudar o que aconteceu… certamente nunca teria ido parar ali. Mas foi. E que sítio é aquele de que ninguém ouviu falar e que nem sequer aparece na Internet? Que segredos escondem aquelas paredes? Com a ajuda dos seus novos colegas, Sara percebe que aquele é, afinal, um colégio para pessoas com dons especiais. Pessoas como ela…
Local: EB 2 Frei António Brandão Benedita
Público-alvo: 5º 6º e 7º ano
::::::
09h00 | 11h00 | 14h00
Apresentação Literária
APRESENTAÇÃO DO LIVRO
"A Menina que Ganhou o Mar" e Oficinas Criativas
com a autora Filipa Correia
“A Menina que ganhou o Mar” é uma história com sabor a verão. Para quem gosta de praia, daqueles dias passados dentro de água. É também a história de uma amizade, do que podemos perder, mas também do que podemos ganhar. Após a leitura e apresentação do livro, iremos através de várias propostas na área da ilustração (carimbos, colagens, entre outros) recriar vários ambientes do livro. Filipa Correia é escritora e ilustradora na área dos livros infantis. Ao mesmo tempo está a desenvolver o projeto “Oficinas Criativas”, que visa fomentar o gosto e a criatividade artística nas crianças.
Local: Centro Escolar Benedita
Público-alvo: 1º ciclo
::::::
09h00 | 11h00 | 14h00
Teatro
"O Lagarto"
a partir do conto homónimo de José Saramago
Um Lagarto surge em pleno centro de Lisboa. O Chiado exalta, teme; gera-se ali mesmo um grande alvoroço. Ao ponto de serem chamados bombeiros e militares. Aviões sobrevoam o local. A polícia fecha as ruas, nas redondezas. O fenómeno inexplicável termina com o bicho inusitado, naquele lugar, a transformar-se em flor e, de seguida, em pomba. Tudo por intervenção das fadas, que nunca aparecem na história.
Local: EB 2/3 S. Martinho do Porto (Auditório)
Público-alvo: 5º e 6º anos
::::::
9h30 | 11h00 | 13h30 | 15h00
Educação Ambiental
EXPLORASTÓRIAS
a ciência escondida nas páginas dos livros
As histórias infantis são o ponto de partida para explorar a ciência escondida nas páginas dos livros! Pensado especialmente para os mais jovens exploradores, todos são desafiados a fazer descobertas e realizar experiências a partir das histórias que se contam nas páginas dos livros.
Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Concelho de Alcobaça (estufa 1 do Parque Verde de Alcobaça)
Público Escolar | 60 min
Organização: Município de Alcobaça | Universidade de Coimbra | Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça | Centro de Interpretação e Educação Ambiental de Alcobaça | Exploratório Ciência Viva - Coimbra
::::::
10h00 | 14h00
Oficina de ilustração
"O Lagarto" de José Saramago
pelo Atelier de Papel
O Atelier de Papel apresenta a oficina de ilustração “O Lagarto”, baseada na obra de José Saramago. Nesta oficina as crianças são convidadas a ilustrar “O Lagarto”. Ilustrar é contar... forma-se o gosto, despertam-se sentidos estéticos e sensibilidades, estimula-se a criatividade, afirmam-se vocações e amplia-se a perceção visual do que nos rodeia. A ilustração transporta-nos para uma dimensão plástica, feita de cores, formas, texturas e relações volumétricas, um encontro feliz, que nos faz sorrir espontaneamente!
Local: EB 2/3 Frei Estevão Martins
Público-alvo: 2º e 3º ciclo
::::::
10h00 | 14h00
Leitura encenada
Vozes de mulheres na obra de José Saramago
por Joana Manuel
O género, a literatura, o mundo, são construções em que se constrói o escritor. A obra de José Saramago é voltada para fora, mesmo quando se passa dentro da cabeça-túmulo de Pessoa ou da cabeça-arca um revisor literário seguindo os passos de um almuadem na Lisboa cercada. Na voz de Saramago, que escrevia porque gostava de falar, se constroem vozes e olhos que podem coexistir numa mesma mulher, mesmo que essa mulher seja a morte e não exista. Num percurso de uma hora escutam-se algumas das mulheres que falaram pela letra de José Saramago e o mundo que pelos olhos delas saiu.
Local: Auditório da Biblioteca Municipal
Público-alvo: A partir do 9º ano
::::::
10h30
Festival Manobras
Pé ante Pé
Um dueto de dança que convida o público a viajar pela imaginação, cruzando fantasia e realidade.
Na 22ª criação para crianças, a DançArte prossegue o trabalho que cruza a arte e o pensamento e convida o público a partilhar um espetáculo criado para um tempo ímpar. Pé ante Pé é um apelo à imaginação, à criatividade e à sintonia entre vários “EUS”. É um momento para habitar uma casa singular no tempo presente, viver o agora e pensar entre palavras dançadas e a dança das palavras. É uma fração de tempo para criar um ninho, especial e doce, onde ao som da música se fraseiam emoções. É uma criação onde ativos e atentos os seres circulam entre a realidade e a fantasia.
Ficha artística e técnica
Coreografia: Sofia Belchior em colaboração dos intérpretes
Composição musical: António Machado
Música: Excertos de peças de Bach
Figurinos: Sofia Belchior e Diana Pais
Cenografia: Sofia Belchior e Ricardo Mondim
Desenho de luz e técnica: António Machado e Sofia Belchior
Captura e edição: João Bordeira
Interpretação: DançArte – Ricardo Mondim e Sofia Luz
Imagem gráfica: Utopia Designers
Produção: Passos e Compassos / 2020
Local: Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro
Público-alvo: Pré-escolar (< 5 anos) Crianças (5 - 11 anos) | M/3 | 40 minutos
mais informação sobre o Festival Manobras aqui

16h30
Cine-Concerto
CINEKOMIX!!! - CINE-KONCERTO 2D - 3D
de Edgar Pêra
Edgar Pêra tem vindo a realizar cine-concertos desde 1990. São objectos únicos e irrepetíveis que funcionam como laboratório de pesquisa de filmes futuros, remixes de filmes do passado ou então, são muito simplesmente interpretações visuais e sonoras improvisadas em conjunto com músicos. Durante este cine-concerto, o cineasta filmará em directo a performance musical de João Lima e essas imagens serão manipuladas por Elizabeth Warner, que as misturará com filmes pré-montados, musicados por Artur Cyaneto (alter ego de Pêra). Essas imagens são provenientes da série televisiva CINEKOMIX!!! concebida para o canal 180, 13 episódios dedicados aos maiores autores de banda desenhada mundial, e que inclui entrevistas a Will Eisner (The Spirit), Art Spiegelman (Maus), Jerry Robinson (The Joker), Bryan Talbot (Tale of a Bad Rat), Jim Woodring (Frank), Neil Gaiman (Sandman), Ed Brubaker (Criminal), José Carlos Fernandes (A Pior Banda do Mundo), Tommi Musturi (Samuel), Aleksander Zograf (Mundos Em Segunda Mão), Denis Kitchen (Kitchen Sink), Max (Peter Pank), Mike Royer (The Demon), Rick Veitch (Swamp Thing).
Ficha artística e técnica
Música - João Lima & Maestro Cyaneto
VJamming - Elizabeth Warner
Local: Museu do Vinho de Alcobaça - Adega dos Balseiros
Público-alvo: Público geral
::::::
18h30
Books & Cooking
Showcooking
com Patrícia Gerardo
Vencedora do Hell’s Kitchen Portugal
Este showcooking levar-nos-á até aos sabores da América latina, mais concretamente ao México. Desperte os seus sentidos!
Patrícia Gerardo, 29 anos, natural de Benedita, trabalha em cozinha há quase 9 anos. Estudou na Escola de Cozinha e Turismo de Leiria e Coimbra. Trabalhou na Bélgica 7 anos, onde aprendeu muito do que sebe atualmente. Presentemente podemos encontra-la no seu restaurante em Pombal que abriu com o seu companheiro há 1 ano. Em 2021 foi vencedora do programa “Hell’s Kitchen Portugal”.
Granja de Cister
Público Geral | M/6 | 90 minutos
::::::
20h30
Cinema
“O Homem que matou D. Quixote”
de Terry Guilliam
Para a conclusão dos estudos cinematográficos, Toby Grummett (Adam Driver) viajou até Espanha para filmar uma versão da história de Dom Quixote, a obra imortal de Miguel de Cervantes (1547-1616). Como protagonista escolheu Javier (Jonathan Pryce), um sapateiro local sem qualquer experiência na representação, mas que assumiu a personagem de um modo convincente e comovedor. Dez anos passaram, Toby tornou-se um realizador bem-sucedido e regressa a Espanha para fazer um "remake'' da sua primeira obra, desta vez com as vantagens de uma equipa de actores e técnicos qualificados e de um orçamento a condizer. Apesar de todas as condições ao seu dispor, depara-se com um bloqueio criativo, que tenta ultrapassar ao visitar as pessoas com quem filmou anos antes. É então que descobre que Javier, agora mais velho e um pouco senil, se convenceu de que é realmente Dom Quixote e que Toby é nada mais, nada menos do que Sancho Pança, o seu escudeiro e parceiro de aventuras.
Estreado, em 2018, no Festival de Cinema de Cannes, e com assinatura de Terry Gilliam (um dos fundadores do colectivo britânico de humor Monty Python), esta comédia é uma co-produção entre Portugal (pela Ukbar Filmes), Espanha, França, Bélgica e Reino Unido. Para além de Driver e Pryce nos papéis principais, o elenco conta ainda com Jason Watkins, Stellan Skarsgard e a portuguesa Joana Ribeiro.
Ficha artística e técnica
2018 | Aventura, Comédia, Drama | M/12 | Portugal, Espanha, França, Bélgica e Reino Unido / 132 ‘
Com: Adam Driver, José Luis Ferrer, Juan López-Tagle, Ismael Fritschi, Joana Ribeiro
Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro
Público Geral | Entrada Livre | M/12 | 132 minutos
Veja o trailer aqui