Site Autárquico de Alcobaça

Programa do dia

16 outubro

 

 

 

10h30

 

Festival Manobras

 

Dama Pé de Mim

 

Se tem uma coroa, deve ser uma princesa. Pois bem. Uma princesa vive aborrecida no seu castelo, onde tudo é amarelo. Se é uma princesa, deve ter um cavalo. Certo. Um dia, farta de olhar para o umbigo, monta o seu Cavalo e parte à procura de um amigo. E encontra-o, em algum lado? Encontra uma mala, uma nuvem, um rio e um supermercado. E o amigo, continua longe? Pensava eu que sim. Mas o que parecia estar longe, estava afinal ao pé de mim. Servida de um minimalismo surpreendente e de uma proximidade invulgar, esta história musical leva-nos pelas subtilezas da Amizade e pela riqueza dos valores que ela convoca.

 

Ficha artística e técnica

Direção e interpretação: Ana Madureira

Assistência de direção e cocriação musical: Vahan Kerovpyan

Conceção do objeto musical: Nuno Guedes

Desenho de luz: Vasco Ferreira

Apoio à criação: Blaise Powell

Uma encomenda do: Projecto Pedagógico das Comédias do Minho

 

 

Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro

Público Geral | M/3 | 40 minutos | 5€

 

mais informação sobre o Festival Manobras aqui

 

 

::::::

 

16h00

 

Apresentação Literária

 

ENCONTRO COM ESCRITORES

Helena Sacadura Cabral e Jorge Pereira de Sampaio

Lançamento do  livro Perdidos de Amor de Helena Sacadura Cabral

Moderação de Jorge Pereira de Sampaio

 

Sobre o Livro

Na vida e no amor, nunca devemos deixar palavras por dizer nem abraços por dar. Madalena é uma mulher num corpo de menina. Prestes a entrar na faculdade, nos idos anos 50, vive um coup de foudre que a vai marcar para sempre. A formação universitária era a concretização de um sonho, numa época em que as ambições femininas eram altamente limitadas. Quando conhece António, Madalena vive um sentimento único, avassalador e inexplicável. Por instantes, tudo fica em suspenso. Algo muda dentro de si, mas será a força do seu carácter, mais do que a paixão volúvel, a chama que iluminará as encruzilhadas que a vida coloca diante de si.

Através das cartas e dos registos que fez no seu diário ao longo de vários anos, acompanhamos a vida de Madalena, vivemos os seus amores, sentimos os seus medos, mas também as suas alegrias e a crença inabalável de que somos aquilo que fazemos de nós. Atravessando várias décadas, esta história é também o retrato de uma sociedade em mudança e a cristalização das conquistas femininas no passado recente.

Perdidos de Amor apresenta ainda um conjunto de histórias sobre os inexplicáveis caminhos que nos levam ao amor. Uns, difíceis e tortuosos. Outros, inteiros e alegres. Mas a verdade é só uma: uma vida sem afetos é uma vida sem sal.

 

Sobre Helena Sacadura Cabral

É licenciada em Economia, tendo obtido o prémio para o melhor aluno do Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (ISCEF). Desempenhou vários lugares de chefia na Administração Pública, tendo sido a primeira mulher a ser admitida nos quadros técnicos do Banco de Portugal. Foi também colaboradora da SIC e da RTP e colunista de diversos jornais e revistas. É autora de mais de duas dezenas de livros e concilia ainda a participação cívica com a atualização regular dos seus quatro blogues.

 

Sobre Jorge Pereira de Sampaio

Licenciado em História pela Universidade Lusíada (1993); Mestre em História da Arte pela mesma Universidade (1999); e Doutor em História na variante de História da Arte na mesma instituição (2006); Bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2000-2003). Desde 2007 é investigador do Centro de Estudos Históricos da Universidade Nova de Lisboa e, desde 2013, investigador associado do Centro de Humanidades da FSCH da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores. É membro de diversas instituições culturais nacionais e estrangeiras. Tem desenvolvido funções de programador cultural em Portugal e no Brasil. Tem organizado e participado em congressos, colóquios e conferências. Comissariou dezenas de exposições.

 

 

Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça

Público Geral | M/6 | 90 minutos

 

 

Contactos

Newsletter