
15h00
Inauguração
A poesia é uma arma carregada de futuro
de Pedro Lamares
Gabriel Celaya dá o mote a um recital que vem de Gil Vicente e Camões aos autores contemporâneos, com os olhos bem fincados no nosso tempo, em busca de futuro. Fala-se de amor e morte (os grandes temas universais da poesia), mas também do medo, de discriminações várias (raciais, sexuais ou religiosas) e de esperança. Com algum humor e uma lógica de conversa, abre-se um espaço de diálogo com o público. com mostra de vinhos da Adega Cooperativa de Alcobaça
Ficha artística e técnica
Criação e interpretação: Pedro Lamares
Desenho de Luz e Direção Técnica: Joaquim Madaíl
Produção: Maria Miguel Coelho
Difusão e agendamento: Companhia Nacional de Espetáculos
Um projeto CASCA DE NOZ
Parceria: Herdade da Malhadinha Nova
Museu do Vinho de Alcobaça
Público Geral | M/16 | 90 minutos
::::::
18h30
Apresentação Literária
ENCONTRO COM ESCRITORES
Nuno Valente e Ilda Velez
Apresentação do livro O Segredo da Lagoa Escura de Nuno Valente
Moderação de Ilda Velez
Sobre a obra
Baseado em acontecimentos e personagens reais, O Segredo da Lagoa Escura conta a história ficcionada de D. Hermano Garrancho e Salomão Prudêncio que, dispostos a arriscar a própria vida, se infiltram na expedição liderada por Brito Capelo e pelo médico Sousa Martins para provar que a lenda da Lagoa Escura é verdadeira. Será que conseguem? Será que há mesmo uma lagoa na Serra da Estrela que tem ligação ao mar?
Sobre Nuno Valente
Nuno Matos Valente, já presente no Plano Nacional de Leitura, foi o vencedor da Bolsa de Criação Literária, tendo-se dedicado à produção d’O Segredo da Lagoa Escura, uma história de aventura inspirada nos livros de Júlio Verne. «Hontem levantaram-se cartas das lagôas Comprida, Escura e do Paixão. (...) Bello tempo. Regressaram os exploradores.» In Diário de Notícias a 10 de agosto de 1881. Com o ponto de partida nesta notícia, Nuno Matos Valente embarcou também nesta aventura e conta o Segredo da Lagoa Escura.
Sobre Ilda Velez
Ilda Azinhais Velez, licenciada em Direito e em Estudos Clássicos e Portugueses, com Mestrado em Literatura Portuguesa, depois de uma breve passagem pelo mundo do Direito, foi professora de Introdução à Política, de Economia, de Português, de Literatura Portuguesa, de Latim e professora bibliotecária, na sua escola de sempre: a Escola Secundária D. Inês de Castro, em Alcobaça. Encontra-se atualmente aposentada, mas continua a procurar fazer, o melhor possível, aquilo de que gosta e em que acredita: aprender; ensinar; defender a língua portuguesa; tornar os livros e a leitura uma necessidade e um prazer.
Museu do Vinho (Taverna)
Público Geral | M/6 | 90 minutos