Site Autárquico de Alcobaça

Programa do dia

17 outubro

 

 

 

09h00 | 11h00 | 14h00

 

Teatro

 

 

"O Lagarto" 

a partir do conto homónimo de José Saramago

 

Um Lagarto surge em pleno centro de Lisboa. O Chiado exalta, teme; gera-se ali mesmo um grande alvoroço. Ao ponto de serem chamados bombeiros e militares. Aviões sobrevoam o local. A polícia fecha as ruas, nas redondezas. O fenómeno inexplicável termina com o bicho inusitado, naquele lugar, a transformar-se em flor e, de seguida, em pomba. Tudo por intervenção das fadas, que nunca aparecem na história.

 

 

Local: EB 2/3 S. Martinho do Porto (Auditório)

Público-alvo: 5º e 6º anos

 

 

::::::

 

09h00 | 11h00 | 14h00

 

Apresentação Literária

 

APRESENTAÇÃO DO LIVRO

"A Menina que Ganhou o Mar" oficinas Criativas 

 com a autora Filipa Correia

 

"A Menina que ganhou o Mar” é uma história com sabor a verão. Para quem gosta de praia, daqueles dias passados dentro de água. É também a história de uma amizade, do que podemos perder, mas também do que podemos ganhar. Após a leitura e apresentação do livro, iremos através de várias propostas na área da ilustração (carimbos, colagens, entre outros) recriar vários ambientes do livro. Filipa Correia é escritora e ilustradora na área dos livros infantis. Ao mesmo tempo está a desenvolver o projeto “Oficinas Criativas”, que visa fomentar o gosto e a criatividade artística nas crianças.

 

 

Local: Centro Escolar Benedita

Público-alvo: 1º ciclo

 

 

::::::

 

09h00 | 11h00 | 14h00

 

Apresentação Literária

 

APRESENTAÇÃO DO LIVRO JUVENIL

"O Corvo" 

de Nuno Bernardo

 

O escritor Nuno Bernardo, também um premiado produtor e realizador de televisão e cinema, nomeado para três prémios Emmy, apresenta “O Corvo”, o primeiro livro da sua mais recente saga “Colégio do Tempo”. A sessão inclui apresentação de história interativa e conversa com os alunos. Em “O Corvo”, começa a história de Sara. tem 15 anos e acaba de chegar ao misterioso Colégio do Templo, em Tomar. Os últimos meses não têm sido fáceis, e a mãe decidiu colocá-la num colégio interno. Se pelo menos conseguisse mudar o que aconteceu… certamente nunca teria ido parar ali. Mas foi. E que sítio é aquele de que ninguém ouviu falar e que nem sequer aparece na Internet? Que segredos escondem aquelas paredes? Com a ajuda dos seus novos colegas, Sara percebe que aquele é, afinal, um colégio para pessoas com dons especiais. Pessoas como ela…

 

 

Local: EB 2/3 Pataias (Biblioteca)

Público-alvo: 5º 6º e 7º ano

 

 

::::::

 

09h00 | 11h00 | 14h00

 

Apresentação Literária

 

APRESENTAÇÃO DO LIVRO

"Mistério no Fundo do Mar" 

de Ana Valente e Isabel Moiçó

 

A escritora e jornalista Ana Valente, nascida em Alcobaça, junta-se à também escritora Isabel Moicó na apresentação de “Mistério no Fundo do Mar”, o terceiro livro da saga “Mistérios e Aventuras”. No livro, há uma nau afundada ao largo da Carrapateira que transportava ouro e prata, e uma expedição de arqueologia encontra-se em marcha. Porém, a certa altura desaparecem as cópias de cartas náuticas, os roteiros marítimos e equipamento muito importante. Terá sido algum caçador de tesouros? Será que a Sherlock e o Jossauro o vão encontrar?

 

 

Local: 09h00 | 11h00 - Centro Escolar Alcobaça (Sala Polivalente) | 14h00 - Centro Escolar Turquel

Público-alvo: 1º ciclo

 

 

::::::

 


 

10h00 | 14h00

 

Ofícina de ilustração

 

"O Lagarto" de José Saramago

pelo Atelier de Papel

 

O Atelier de Papel apresenta a oficina de ilustração “O Lagarto”, baseada na obra de José Saramago. Nesta oficina as crianças são convidadas a ilustrar “O Lagarto”. Ilustrar é contar... forma-se o gosto, despertam-se sentidos estéticos e sensibilidades, estimula-se a criatividade, afirmam-se vocações e amplia-se a perceção visual do que nos rodeia. A ilustração transporta-nos para uma dimensão plástica, feita de cores, formas, texturas e relações volumétricas, um encontro feliz, que nos faz sorrir espontaneamente!

 

 

Local: EB 2/3 Frei Estevão Martins

Público-alvo: 2º e 3º ciclo

 

 

::::::

 

 

11h00

 

Tertúlia

 

com Alice Vieira

integrada na exposição “Retratos Contados: Alice Vieira”

 

Alice Vieira dispensa apresentações e este ano marca o regresso ao Festival Books & Movies. Aos 78 anos está imparável. Transversal a várias gerações, é uma das escritoras preferidas dos leitores, com vários livros que fazem parte do Plano Nacional de Leitura. Nesta exposição, partilha com os visitantes um pouco do muito que é a sua vida e obra.

 

 

Local: Armazém das Artes (Auditório)

Público-alvo: 2º ciclo

 

mais informações sobre a exposição “Retratos Contados: Alice Vieira” aqui

 

 

::::::

 

 

14h00

 

Leitura encenada

 

Vozes de mulheres na obra de José Saramago

 por Joana Manuel

 

O género, a literatura, o mundo, são construções em que se constrói o escritor. A obra de José Saramago é voltada para fora, mesmo quando se passa dentro da cabeça-túmulo de Pessoa ou da cabeça-arca um revisor literário seguindo os passos de um almuadem na Lisboa cercada. Na voz de Saramago, que escrevia porque gostava de falar, se constroem vozes e olhos que podem coexistir numa mesma mulher, mesmo que essa mulher seja a morte e não exista. Num percurso de uma hora escutam-se algumas das mulheres que falaram pela letra de José Saramago e o mundo que pelos olhos delas saiu.

 

 

Local: Auditório da Biblioteca Municipal

Público-alvo: a partir do 9º ano

 

 

::::::

 

 

14h30

 

Cine-concerto

 

Sensible Soccers - 'Manoel'

 

Cine-concerto que resulta da criação de duas novas bandas sonoras para dois filmes de Manoel de Oliveira: “Douro, Faina Fluvial” (1931) e “O Pintor e a Cidade” (1956). Os Sensible Soccers são André Simão, Hugo Gomes e Manuel Justo. Editaram o seu primeiro EP em 2011, ano em que também se estrearam nas atuações ao vivo. Desde então a banda deu inúmeros concertos em palcos de todos os tipos, desde clubes, auditórios e associações culturais a eventos de projeção internacional, como o Primavera Club, Festival Vodafone Paredes de Coura, Boom Festival, Vodafone Mexefest, NOS Primavera Sound, Rock in Rio Lisboa ou a primeira edição portuguesa do Boiler Room, tendo conquistado um público variado e em número sempre crescente. A sonoridade dos Sensible Soccers não é fácil de compartimentar. Sem esconderem o gosto pelas melodias pop, na construção dos seus temas fazem conviver a eletrónica com instrumentos orgânicos, fugindo ao formato tradicional de canção e optando maioritariamente por estruturas e arranjos em progressão.

 

 

Local: Centro Cultural Gonçalves Sapinho

Público-alvo: Ensino Secundário

 

 

 

 

18h30

 

Leitura encenada

 

Vozes de mulheres na obra de José Saramago 

por Joana Manuel

 

O género é uma construção. A literatura é uma construção. O mundo é uma construção e nele se constrói o escritor. Talvez isto bastasse como sinopse. A obra de José Saramago é voltada para fora, mesmo quando se passa dentro da cabeça-túmulo de Pessoa ou da cabeça-arca um revisor literário seguindo os passos de um almuadem na Lisboa cercada. E na voz de Saramago, que escrevia porque gostava de falar, se constroem vozes humanas e olhos de bichos, vozes e olhos e podem coexistir numa mesma figura de mulher, mesmo que essa mulher seja a morte e não exista. Num percurso de uma hora por recantos do Ensaio Sobre a Cegueira, das Intermitências da Morte, do Memorial do Convento, da História do Cerco de Lisboa e d’O Ano da Morte de Ricardo Reis, constroem-se pontes e passagens por vezes abruptas entre algumas das mulheres que falaram pela letra de José Saramago e o mundo que pelos olhos delas saiu.

Criação e interpretação: Joana Manuel, a partir de selecção de excertos pela Fundação José Saramago.

 

 

Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça

Público Geral | M/6 | 90 minutos

 

 

 

 

Contactos

Newsletter