Site Autárquico de Alcobaça

Cutelaria – Tecnologia de Ponta

 

 

Turquel, Benedita (Alcobaça) e Santa Catarina (Caldas da Rainha) disputam o título de berço da cutelaria na região Oeste. Sabe-se que começo do século XIX, Joaquim Polycarpo, filho de beneditenses, desenvolveu uma série de técnicas que se tornaram numa referência desta região.

 

A cutelaria é uma arte ancestral, passada de pais para filhos, que soube adaptar-se e fazer uso das mais modernas técnicas. Hoje, nesta região a notoriedade e o prestígio alcançados por este setor é uma vantagem comercial ao nível internacional. Muitos são os chefs que não dispensam uma faca da ICEL nas suas cozinhas.

 

Afirmar o seu posicionamento como principal cluster de cutelarias a nível nacional é o grande objetivo de oito empresas da região que, em maio de 2018, se juntaram para criar a marca “Cutelarias de Santa Catarina e Benedita”. No âmbito desta associação empresarial in­formal, as cutelarias estão a desenvolver e parcerias com entidades oficiais e centros de formação e de investigação com vista a partilhar dificuldades e promover objetivos e potencialidades. As freguesias de Santa Catarina e da Benedita formam o mais importante cluster da indústria de cutelaria do país e um dos cinco maiores da Europa.

Contactos

Newsletter