A Cela é uma das mais antigas povoações dos Coutos de Alcobaça, mas a sua antiguidade perde-se nos tempos da reconquista cristã.
A chegada dos monges cistercienses a este território, detentores de inovações agrícolas vindas além Pirenéus, promoveu a região pelo desenvolvimento de um trabalho inteligente. Recebeu o seu primeiro foral em 1286 e em 1514 recebe foral de D. Manuel I com o nome de Cela Nova.
A Igreja Paroquial de Santo André, fundada sob ruínas dum antigo templo, em 1909 foi reconstruída numa arquitetura neo-manuelina. Da velha igreja restam a talha barroca setecentista do altar-mor, a pia batismal e as seis gárgulas.
O Pelourinho foi erguido em 1514, é constituído por uma coluna simples implantada sobre três degraus circulares e coroada por um cone com esfera armilar e a pedra de armas dos Abades de Alcobaça.
Do monumento do General Humberto Delgado aprecia-se uma paisagem panorâmica. O monumento simboliza o rebentar do bloco opressivo que o regime anterior ao 25 de Abril constituía. Trata-se de uma homenagem ao “General sem Medo”.
PONTOS DE INTERESSE
Centro da Vila da Cela: Pelourinho Manuelino, Igreja Matriz e antigo Celeiro; pomares; matos mediterrânicos; agradáveis vistas de terra, mar e serras; Monumento ao General Humberto Delgado; poço comunitário; Parque Eólico com potência instalada de 2MW
DESCRIÇÃO DO PERCURSO
O percurso tem início e chegada junto à sede da Junta de freguesia da Cela, ao Pelourinho e à Igreja Matriz. Caminha-se para sul, percorrem-se caminhos entre a povoação, terrenos agrícolas e pomares. Descendo a encosta “para o vale adivinha-se já a beleza da vista que o surpreenderá numa curva do caminho”: O horizonta alarga-se pelos Campos da Cela - várzea onde existiu a antiga lagoa da Pederneira, assim como a Serra da Pescaria, o Monte de S. Brás, a Pederneira e o Oceano Atlântico. Caminha-se paralelamente à A8 até voltar a subir e encontrar o Monumento ao General Humberto Delgado, na Cela-Velha. Daí segue-se pela estrada de terra batida para a localidade de Casal da Maceda. Passando pelo poço comunitário continua-se na direção sul pelo caminho de acesso à torre eólica da Cela. O último troço do percurso faz-se no mesmo caminho para regressar ao ponto de partida.
PATRIMÓNIO NATURAL
Na Cela, a mais fascinante intervenção do homem encontra-se na paisagem e constitui o elemento patrimonial mais singular. É uma freguesia de contrastes definidos pela geomorfologia. No topo, o casario e as parcelas hortofrutícolas dão consistência a uma ruralidade bem vincada. Existem algumas bolsas de carvalho-cerquinho que intercalam com pinhais e eucaliptais. A encosta oeste está revestida de matos mediterrânicos, com predomínio do carrasco e com madressilva, pilriteiro, roseira-brava, salsaparrilha e murta. A densidade destes matos são abrigo propício para coelho-bravo, saca-rabos, raposa, melros, gaios e perdiz.
FICHA TÉCNICA DO PERCURSO
- Nome do Percurso: Cela- Veredas, Ventos e Monumentos
- Localização:
Concelho: Alcobaça
Freguesia: Cela
- Tipo de circuito: Pequena Rota Circular
- Sentido aconselhado: Sentido contrário aos ponteiros do relógio
- Ponto de Partida e Chegada: Junta de Freguesia da Cela
- Coordenadas GPS: Latitude: 39.537134 | Longitude: -9.038733
- Extensão total aproximada: 9 km
- Duração aproximada: 2h30
- Altitude:
Máxima: 182 m
Mínima: 17 m
- Grau de dificuldade: II - fácil
- Época Aconselhada: Todo o ano. Em dias chuvosos não é aconselhável a realização do percurso.
- Material aconselhado: Mapa, bússola, binóculos, máquina fotográfica, boné, água, óculos de sol, caderno de notas, agasalho para vento, roupa e calçado confortáveis.
- Promotores do Percurso e Contactos:
Junta de Freguesia da Cela
Largo de Sto. André, 2
2460-352 Cela ACB
Tel.: 262 503 126
E-mail: juntadacela@gmail.com
Câmara Municipal de Alcobaça
Posto de Turismo de Alcobaça
Rua Araújo Guimarães, 28
2460-025 Alcobaça
GPS: 39.549615, -8.978705
Tel: 924 032 615 | E-mail: turismo@cm-alcobaca.pt