Site Autárquico de Alcobaça

Lagoa de Pataias

A Lagoa de Pataias é uma zona húmida muito próxima do limite norte do concelho de Alcobaça, mais propriamente no território da União das Freguesias de Pataias e Martingança, localizando-se a noroeste da vila de Pataias. O espelho de água apresenta um eixo maior de cerca de 400m e um eixo menor de cerca de 125m, valores que oscilam em função do ano ser mais ou menos chuvoso.  No extremo nordeste, existe uma linha de água, de escoamento,  cujo caudal também depende da precipitação. A Lagoa faz parte de uma sucessão de zonas húmidas que marcam o litoral português, situando-se num eixo migratório de aves aquáticas. 

 

Há alguns anos, a Câmara Municipal de Alcobaça, em colaboração com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e com financiamento do programa Ciência Viva – Biologia No Verão, editou uma publicação que dá relevo a seis espécies que se destacam por serem facilmente observáveis ao longo do ano. Essa publicação, Mini-Guia de Aves da Lagoa de Pataias, pode dar-nos ideia da importância deste local em termos de biodiversidade.

 

A unicidade do ecossistema na região,  é,  por si só, motivo de visita. Na envolvente pode encontrar passadiço circundante à  massa de água, observatório de aves, zona de descanso e um pequeno parque de merendas. 

Contactos

Newsletter