A visita a esta freguesia proporciona o desfrute de magníficas paisagens, quer a nascente com a Serra dos Candeeiros quer a poente com o mar, passando ainda pelos férteis campos agrícolas. Situada nas colinas e debruçada sobre a antiga Lagoa da Pederneira, a Villa Romana de Parreitas é testemunho de uma ocupação humana que se estende entre os séculos I e IV. Na sede da Junta de Freguesia pode visitar o Museu Monográfico do Bárrio, onde irá encontrar os mais importantes objetos encontrados na estação arqueológica. O conjunto de materiais arqueológicos expostos, vindos da "casa mais antiga" da Freguesia, procura ligar os atuais habitantes com os seus antepassados e as origens da população. (horário: 10h00 - 12h30 e 14h00 - 16h30 (dias úteis)). Na Igreja Paroquial destaca-se a imagem de S. Gregório Magno, escultura quinhentista, que veio de Ermida em Almarça (Ávila). Em 29 de Maio de 1933, o Bárrio iniciou um novo capítulo na sua história, constituindo-se a mais nova freguesia do concelho de Alcobaça.
PONTOS DE INTERESSE
Museu Monográfico do Bárrio; Mata autóctone; Villa Romana de Parreitas - estação arqueológica; paisagem sobre os campos, Monte de S. Brás e Mar; sistema de aproveitamento hidroagrícola dos Campos da Cela.
DESCRIÇÃO DO PERCURSO
O percurso tem início e chegada no Museu Monográfico do Bárrio, na Junta de Freguesia, junto ao parque de estacionamento. Seguindo pela rua Vale da Pereira atravessa parte da localidade do Bárrio até à rua da Carrasqueira, caminha 400 m. para virar à direita em direção à Villa Romana de Parreitas. Desce entre eucaliptais e, pouco depois, avista a várzea onde existiu a antiga lagoa da Pederneira. Passa a passagem de nível do troço ferroviário da linha do Oeste e caminha pela estrada do Campo, ao longo do canal de rega do Paúl da Cela. No regresso ao ponto de partida sobe a estrada de ligação entre os Campos da Cela e o Bárrio.
PATRIMÓNIO NATURAL
Freguesia de contrastes definidos pela geomorfologia, no topo, o casario e as parcelas hortofrutícolas dão consistência a uma ruralidade bem vincada. A encosta oeste está revestida de matos mediterrânicos, com predomínio do carrasco. Encontra madressilva, pilriteiro, roseira-brava, salsaparrilha, alguma murta e algum folhado. A densidade destes matos são abrigo propício para coelho-bravo, saca-rabos, raposa, melros, gaios e alguma perdiz. Existem algumas bolsas de vegetação original (carvalho-cerquinho) que intercalam com pinhais e eucaliptais. Os campos da Cela, para além de hortícolas e fruta de boa qualidade, são constituídos por uma teia hídrica muito favorável à presença de biodiversidade. Os caniços e as canas, que ocupam as margens das valas, são excelentes abrigos e local de nidificação para avifauna variada, desde alvéola- branca, alvéola-amarela, guarda-rios, garça-real, garça-boeira e galinha-de-água. A águia-de-asa redonda, a lontra, a rã verde e o lagostim-vermelho-da-Louisiana também aqui se encontram.
FICHA TÉCNICA DO PERCURSO
- Nome do Percurso: Bárrio – Trilho dos Romanos
- Localização:
Concelho: Alcobaça
Freguesia: Bárrio
- Tipo de circuito: Pequena Rota Circular
- Sentido aconselhado: Sentido contrário aos ponteiros do relógio
- Ponto de Partida e Chegada: Parque estacionamento Museu Monográfico do Bário
- Coordenadas GPS: Latitude: 39.605485 | Longitude: -8.954509
- Extensão total aproximada: 7,8 km
- Duração aproximada: 2h
- Altitude:
Máxima: 161 m
Mínima: 2 m
- Grau de dificuldade: II - fácil
- Época Aconselhada: Todo o ano. Em dias chuvosos não é aconselhável a realização do percurso.
- Material aconselhado: Mapa, bússola, binóculos, máquina fotográfica, boné, água, óculos de sol, caderno de notas, agasalho para vento, roupa e calçado confortáveis.
- Promotores do Percurso e Contactos:
Junta de Freguesia do Bárrio
Largo João Soares
2460-302 Bárrio
Tel/Fax: +351 262 581 959
Email: geral@freguesiabarrio.pt
Câmara Municipal de Alcobaça
Posto de Turismo de Alcobaça
Rua Araújo Guimarães, 28
2460-025 Alcobaça
GPS: 39.549615, -8.978705
Tel: 924 032 615 | E-mail: turismo@cm-alcobaca.pt