Site Autárquico de Alcobaça

PR8 ACB - Rota da Água Benedita

O acesso à água na Benedita foi em tempos um trabalho árduo para muitas mulheres que se deslocavam com cântaros à cabeça e balde na mão, fazendo vários quilómetros para recolher um pouco de água.

São várias as fontes, os poços, as cisternas, chafariz/lavadouros, lugares de encontros e reencontros entre homens e mulheres, onde muitas histórias haverão para contar.

Alguns para além da armazenagem e abastecimento de água, quer para a lida de casa, quer para o gado, seriam locais onde as mulheres lavavam a roupa, cantavam e colocariam a conversa em dia.

Dos pontos de água existentes no início do século passado, destacam-se o Poço dos Candeeiros, o antigo Poço Velho (1874/1875) que já não existe, a Fonte da Senhora (1890), a Fonte da Mariana (1891), o Poço Novo (1899) que substituiu o Poço Velho e a nascente da Fonte Quente.

Sendo um recurso tão importante, logo surgiu a necessidade de mais pontos de água e uma rede que permitisse um fácil acesso da população.

Assim, no início dos anos 30, com o conhecimento de que se podia aproveitar as águas da chuva e as águas subterrâneas, surgiram novos pontos de recolha e abastecimento de água e começou-se a idealizar o projeto do abastecimento público de água da Benedita. Foi nesta altura que se construiu o depósito de água do Casal do Guerra (1930) para aproveitar as águas de escorrência da chuva que viria da encosta da Serra dos Candeeiros, bem como o poço de nascente no Ninho d’Águia (1932).

A rede de abastecimento pública de água da Benedita viria a surgir somente em 1966, que tinha como proveniência o poço da Fonte da Senhora e mais tarde o poço do Vale da Franca.

A 4 de maio de 1983 a Benedita passou a ser abastecida pela água proveniente de Chiqueda, passando a partir de 1 de agosto de 2016 a provir da Barragem de Castelo de Bode até aos dias de hoje.

 

 

 

PONTOS DE INTERESSE

No Bairro da Figueira: o Chafariz com Lavadouros, o Poço de Santo Amaro, a mina da Azinhaga e o Poço da Azinhaga.                                                                                                   

Na Mata dos Loureiros: a Nascente da Fonte Quente.

Nos Moinhos Novos: a Fonte da Mariana, o Poço do Brejo, a Fonte da Ervideira e a Mina da Ervideira.

 

 

 

DESCRIÇÃO DO PERCURSO

O percurso inicia e termina na Praça Dr. José Damasceno Campos, no centro da Benedita. Segue na direção da Fonte da Senhora e acompanha as linhas de água. Passa por quatro fontes (uma inclui um lavadouro), quatro poços, uma nascente, duas minas e um chafariz com lavadouros de lugares da freguesia.

Insere-se numa paisagem urbana e natural, permitindo ao caminhante observar ao longo das linhas de água, vale abaixo e vale a cima, a vegetação existente.

Os pontos de interesse a observar são: no Bairro da Figueira, o Chafariz com Lavadouros, o Poço de Santo Amaro, a mina da Azinhaga e o Poço da Azinhaga. Nos Moinhos Novos: a Fonte da Mariana, o Poço do Brejo, a Fonte da Ervideira e a Mina da Ervideira.

 

 

 

PATRIMÓNIO NATURAL

Ao longo dos percursos, predomina uma enorme variedade de flora autóctone, como o sobreiro, loureiro, salgueiro, pinheiro-bravo, carvalho português, medronheiro, alguns castanheiros e freixos. Ao nível arbustivo, encontram-se com facilidade a urze, o carrasco, o tojo, o cardo, a silva e o feto, a abrótea-da-primavera, a esteva, o verbasco das varas, o orégão e orquídeas selvagens. Também encontramos, em zonas mais húmidas o agrião, o morangueiro bravo, caniçais e muitas outras espécies típicas. Das espécies introduzidas, destaca-se o eucalipto pela sua enorme área de cultivo.

Esta zona é riquíssima em fauna já que oferece proteção, tranquilidade e variedade alimentar. Espécies como o javali, o coelho-bravo, o sacarrabo, o texugo, a rola, a perdiz, o milhafre e o melro e ainda recentemente o esquilo vermelho povoam toda esta zona.

Dadas as características do percurso, já que combina espaços mais urbanizados com zonas de atividade florestal, áreas mais elevadas e secas com zonas de linhas de água e repletas de sombra, espaços de densa floresta com terrenos de práticas agrícolas, trilhos em terra batida com caminhos asfaltados, é possível observar uma riqueza natural bastante diversificada. Se a esta característica acrescentarmos a proximidade da serra e do mar duplicamos o potencial natural no que se refere à observação diferenciada de espécies ao longo do ano."

 

 

 

 

FICHA TÉCNICA DO PERCURSO

  •  Nome do Percurso: Rota da Água da Benedita
  • Localização:

Concelho: Alcobaça

Freguesia: Benedita

  • Tipo de circuito: Pequena Rota Circular
  • Sentido aconselhado: Contrário aos ponteiros do relógio
  • Ponto de Partida e Chegada: Largo Dr. Damasceno Campos
  • Coordenadas GPS: Latitude: 39.42685 | Longitude: -8.98091
  • Extensão total aproximada: 9,7 km
  • Duração aproximada: 2h30
  • Altitude:

Máxima: 227 m

Mínima: 80 m

  • Grau de dificuldade: II - fácil
  • Época Aconselhada: Todo o ano. Em dias chuvosos não é aconselhável a realização do percurso. Parte do percurso desenvolve-se em leito de ribeira.
  • Material aconselhado: Mapa, bússola, binóculos, máquina fotográfica, boné, água, óculos de sol, caderno de notas, agasalho para vento, roupa e calçado confortáveis.
  • Promotores do Percurso e Contactos:

Junta de Freguesia da Benedita

Rua do Mercado, Edifício Casa da Vila,

2475-126 Benedita

Tel: 262 929 493 |E-mail: junta@benedita.pt

 

Câmara Municipal de Alcobaça

Posto de Turismo de Alcobaça

Rua Araújo Guimarães, 28

2460-025 Alcobaça

GPS: 39.549615, -8.978705

Tel: 924 032 615 | E-mail: turismo@cm-alcobaca.pt

 

 

 

 

 

 

 

Contactos

Newsletter