Site Autárquico de Alcobaça

Challet Fonte Nova

Em 17 de Dezembro 1875 foi apresentada hipoteca por José Vitorino da Fonseca Froes à Quinta da Fonte Nova, propriedade na altura de Silvério da Silva da Fonseca Pereira e de sua mulher, D. Maria Constança d'Albuquerque Teixeira de Borbon, senhores das casas de Leiria e Alcobaça. Esta hipoteca foi cancelada em 1877.

Em 16 de Outubro de 1877 a quinta foi adquirida por António Cândido da Encarnação que mandou construir o chalé na Quinta da Fonte Nova, no antigo relego do Mosteiro de Alcobaça. Em 1897 o chalé já era pertença de David Manuel da Fonseca por casamento com a viúva de António Cândido da Encarnação, D. Matilde Pereira Moniz, tendo este feito arranjos junto à sua quinta. Em 20 de Fevereiro de 1908 a propriedade ficou inscrita em nome de Maria Valentina da Fonseca, filha menor do casal David Manuel da Fonseca e D. Matilde Pereira Moniz, por morte de sua mãe. Em 1960 Celestino Pereira Moniz herda a propriedade por morte de sua sobrinha, D. Maria Valentina da Fonseca de Carvalho e Almeida, de quem foi o único herdeiro. Em 1967 a filha de Celestino Pereira Moniz, D. Maria Valentina dos Santos Moniz, vende a propriedade. Trata-se de um palacete que possui a linguagem característica do romantismo tardio, com cumeeiras decoradas e telhados inclinados. Possui molduras e tetos decorados com estuque, ao nível do rés-do-chão. O programa decorativo dos tetos, na generalidade, é composto pela sucessão de vários frisos, principalmente de temática vegetalista e frutícola, e molduras rutilinas.

Em 1993 D. Maria do Carmo Lameiras e Adão Lameiras fazem a recuperação da casa e começam a explorá-la como Turismo de Habitação.

Contactos

Newsletter