Site Autárquico de Alcobaça

Programa

20 outubro

 

 

» 11h30

SESSÃO LITERÁRIA E MUSICAL: MÚSICA NAS ENTRELINHAS

Por Nilce Carvalho – Catrapum Catrapeia

Performance para pais e filhos

 

Sessão dedicada à leitura e literatura para a infância, adaptadas a várias faixas etárias, num desafio entre a literatura, a música, o teatro e outras artes. Vamos ler e brincar, tudo ao mesmo tempo? Podemos fazer um livro, ler com gestos, sons e movimentos, reinterpretar uma estória com música, ver o livro de outros ângulos, conhecer os pop-up’s e convidar palavras, palavrinhas, contos, estórias, poemas e outras invenções para a nossa festa.

 

Público-alvo: Famílias com bebés (mais de 9 meses) e crianças 

Lotação máxima: 30 lugares (incluindo adultos e crianças)

Duração: 50 minutos

Local: Biblioteca Municipal de Alcobaça – Auditório

 

:::::::::::::

 

 

» 15h30

DIÁLOGOS POÉTICOS: WALT WHITMAN E OS POETAS PORTUGUESES

Por A Corda | Encenação e espaço cénico de Ruben Saints

 

Na sua obra Páginas de Estética e de Teoria e Crítica Literárias, Fernando Pessoa afirmou que Walt Whitman era o médium dos Tempos Modernos, reunindo na sua obra todas as facetas do moderno, desde a barbárie e a crueldade até à engenharia. Pretendemos com esta tertúlia apresentar a obra de Whitman como existindo em diálogo dinâmico com múltiplos poetas e escritores portugueses (Fernando Pessoa, Jorge de Sena, Eugénio de Andrade, Mário Cesariny, Carlos de Oliveira, etc).

 

Moderador: Jeffery Childs | Atriz: Elsa Maurício Childs | Encenação e espaço cénico: Ruben Saints

 

Local: Museu do Vinho de Alcobaça - Taberna

  

:::::::::::::

 

 

»18h00

GALA BOOKS&MOVIES

Homenagem ao escritor angolano Pepetela e entrega do Prémio Internacional Books & Movies 2019

(A Gala contará com a colaboração Orquestra Books&Movies)

 

Na 6ª Gala Books & Movies o grande homenageado será o escritor angolano Pepetela.

Depois de Manoel de Oliveira, Ana Zanatti, Mário Zambujal, Rita Blanco e Ruy de Carvalho, a 6ª edição Books & Movies irá contar com a presença do escritor angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, conhecido mundialmente pelo pseudónimo Pepetela.

A escolha de Pepetela, traduzido em 21 línguas, prende-se com o prestígio e com o reconhecimento internacional que o escritor angolano tem vindo a obter ao longo das últimas décadas. As suas obras refletem, entre outros temas, sobre os problemas da condição humana, questões que dizem respeito a todos nós.

Como é habitual na Gala será também atribuído o Prémio Internacional Books & Movies. O vencedor desta edição, revelado no dia 9 de setembro, em reunião pública da Câmara Municipal de Alcobaça, é o fotógrafo leiriense José Luís Pereira Jorge com a obra “Viagem com Rio à vista”, sob o pseudónimo Afonso Borda d’Água. Este ano a modalidade a concurso foi Roteiro de Viagem Escrito.

Na nota justificativa do júri - composto pela vereadora da Cultura Inês Silva e pelos escritores Raquel Ochoa e Tiago Salazar - refere-se que “numa prosa cuidada e envolvente, este trabalho consegue, ao mesmo tempo, criar um roteiro integral que lança um apelo ao seu leitor para partir e o repetir ou recriar, comprometendo-o como terceiro companheiro de viagem que, sem sair de casa, entra e sai das cidades europeias, sem nunca deixar de ver o rio por uma janela – a das emoções e dos sentimentos mais nobres, como o amor”.

 

Local: Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro

Entrada gratuita | Não há reservas. Bilhetes disponíveis na bilheteira do Cine-Teatro: 6ª feira (18 out.) das 11h00-13h00 e das 13h30-17h30; Domingo (20 out.) a partir das 15h | Limitado a 6 bilhetes por pessoa | Info: 262 580 890 | M/6 | Duração: 120 min

 

 

 

Contactos

Newsletter