6º Prémio Internacional Books&Movies

O fotógrafo leiriense José Luís Pereira Jorge foi o grande vencedor do Prémio Internacional Books & Movies 2019, com a obra “Viagem com Rio à vista”, sob o pseudónimo Afonso Borda d’Água.  O anúncio foi feito na reunião pública de Câmara Municipal de Alcobaça, no passado dia 9 de setembro. Este ano a modalidade a concurso foi Roteiro de Viagem Escrito.

Ao autor da obra selecionada será atribuído o prémio monetário no valor de cinco mil euros (€5.000,00), a ser entregue durante a ‘Gala Books & Movies’ no dia 20 de outubro, no Cine-Teatro de Alcobaça.

:::::::::::

Nota justificativa do júri composto pela vereadora da Cultura Inês Silva e pelos escritores Raquel Ochoa e Tiago Salazar: “Viagem com o rio à vista é um relato de um viajante que, motivado pelo livro do escritor e viajante Claudio Magris, decide acompanhar o curso do segundo maior rio da Europa - o Danúbio. Um périplo de seis semanas, desde a Floresta Negra até ao “grande momento: o desembarque”, onde o Danúbio encontra o Mar Negro. Sem respostas a muitas perguntas, como a que lança a propósito dos olhares hipnotizados perante a nascente do rio (“Acontecerá isto por considerarmos a água fonte de vida?), o autor torna o rio o seu companheiro, e, sem nunca o deixar para trás, cruza múltiplos lugares com quem mantém um aceso diálogo (mais vivaz e fluído do que com as pessoas). Num tempo e numa Europa a duas velocidades, o Danúbio serve de ecrã às assimetrias entre países e à convivência historicamente conflituosa entre vários povos, hoje aparentemente pacificada. § Numa prosa cuidada e envolvente, este trabalho consegue, ao mesmo tempo, criar um roteiro integral que lança um apelo ao seu leitor para partir e o repetir ou recriar, comprometendo-o como terceiro companheiro de viagem que, sem sair de casa, entra e sai das cidades europeias, sem nunca deixar de ver o rio por uma janela – a das emoções e dos sentimentos mais nobres, como o amor (“Algumas destas pessoas vieram de longe. Talvez acreditassem que o Danúbio abençoaria o seu amor”). É, pois, uma travessia onde a síntese dos elementos (terra, ar, água) “dá lugar ao (fogo) do amor”, tal como Alcobaça, cidade comprometida com este desígnio”.

:::::::::::

Sobre o autor: José Luís Jorge é natural de Leiria, onde reside. Licenciado em Comunicação Social. Em 1988 frequentou o curso de iniciação à Fotografia do FAOJ. Em 2000-2001 estudou no Ar.CO. Em 2008 participou no workshop “Every Picture Tells a Story”, dirigido pelo fotógrafo norte-americano Frans Lanting. Em 2012 frequentou a UC de Fotografia Digital e a UC de Fotografia, Espaço, Lugar e Paisagem na Escola Superior de Arte e Design – Caldas da Rainha.

Na área da imprensa, tem trabalhos publicados em jornais e revistas, (fotografia e / ou texto), como o Diário de Leiria, Jornal de Leiria, Região de Leiria, Diário de Notícias, Público, Sol, Expresso, Visão, Tempo Livre, Invest, Volta ao Mundo, Preguiça Magazine, Up Magazine e Modernism.ro – Magazine Romeno de Arte. Tem desenvolvido trabalho na área da fotografia documental para empresas e entidades oficiais, em simultâneo com projetos pessoais.

É autor do livro O Cheiro das Especiarias e co-autor de Os Trabalhadores Laneiros no Distrito de Leiria e Sensibilidades 25. Realizou diversas exposições individuais e coletivas, em Portugal Espanha, (Ourense), Alemanha, (Rheine) e França (Paris, Bordéus e Pau). Em 2008 recebeu uma Menção Honrosa no Oitavo Prémio de Fotojornalismo Visão / BES. Recebeu um 1º Prémio no concurso “Pampilhosa Inspira Natureza”. Fonte: www.joseluisjorge.com/