Site Autárquico de Alcobaça

Programa

19 outubro

 

 

» 9h00 às 18h00

ESCUTAR SOPHIA - COLÓQUIO INTERNACIONAL SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN

Colóquio comemorativo do centenário do nascimento de Sophia De Mello Breyner Adresen

 

Saiba mais aqui 

 

 

Local: Biblioteca Municipal de Alcobaça – Auditório

 

:::::::::::::

 

 

» 11h30

SHOWCOOKING | ESPAÇO BOOKS&COOKING

YOGURTNEST

Por Ana Jervis e Miguel Leal

 

Vamos aprender a fazer receitas fáceis para snacks e sobremesas saudáveis, com iogurte lácteo e vegetal, e confecionar um prato com cereais e vegetais sazonais, usando o YogurtNest como iogurteira não elétrica e estufa slow cooker.  O YogurtNest é um produto Português confecionado em cortiça e têxtil, que ajuda a poupar em casas nas despesas e a alimentar-se de forma mais sustentável e saudável.

 

Local: Granja de Cister

 

:::::::::::::

 

 

» 11h30

SESSÃO LITERÁRIA | OFICINA

CONVERSA COM MARCO TAYLOR

Apresentação de livros do autor seguida de oficina livros pop-up

 

Marco Taylor leciona Educação Visual e Educação Tecnológica em Sta. Iria de Azóia e é autor de livros tão diversificados como "A Árvore Que Paria Meninos", "O Homem Que Carregava Pedras, "Abílio", "A Muda dos Gatos", "Rosinda", "O rapaz que conheceu o homem que carregava pedras", e "O homem coração de choupo", "Timóteo" e não só! Autor do 1º livro pop-up português - vem mostrar as suas maquetas de livros e conversar sobre os seus processos criativos, edições de autor e muito mais.

 

Local: Biblioteca Municipal de Alcobaça – Sala de Adultos

 

:::::::::::::

  

 

» 15h30

SESSÃO LITERÁRIA: JOSÉ MARIA PIMENTEL

Criador do personagem de animação “Vitinho”

 

José Maria Pimentel é um escritor, ilustrador e premiado publicitário luso-angolano. É o autor do famoso personagem de animação Vitinho, o qual fez parte de uma série televisiva de grande sucesso transmitida pela RTP1.

 

Local: Jardim do Amor

 

:::::::::::::

 

 

» 16h30

SESSÃO DE CONTOS: OS HOMENS TAMBÉM CONTAM!

Por Thomas Bakk, Adriano Reis e Miguel Horta

 

Sessão de contos na esplanada para todos ouvirem com homens que contam:

Thomas Bakk – É professor, pesquisador, escritor, ator e contador de histórias, nasceu no Brasil onde se formou em arte dramática. Dedica-se principalmente, à recolha e narração oral de contos de Tradição Oral e da sua autoria, um trabalho que tem desenvolvido em Instituições de Ação Social, bibliotecas, livrarias, escolas, universidades e espaços culturais

Adriano Reis – Nasceu em Cabo Verde e foi lá que foi picado pelo bicho das histórias. Hoje, gosta de partilhar as histórias que ouviu na infância, num tempo e num lugar onde não havia luz elétrica nem televisão!

Miguel Horta – O pintor contador de histórias. Miguel cruza imaginários como quem mistura pinceladas de cor. Pragas algarvias, contos crioulos, histórias de pescadores, tudo conta. É mediador do livro e da leitura em bairros, prisões, bibliotecas, escolas, ruas e barcos.

 

Local: Casa dos Doces Conventuais

 

:::::::::::::

 

 

» 18h00

LANÇAMENTO DO LIVRO

"PÓ E SONHOS"

de Fernando Paula Barroso

 

A poesia é uma forma sincera de dedicar amor, dedicar respeito, dedicar consideração pelo mundo que nos rodeia.

Que profunda força tem a poesia, que efeito tem sobre nós e que nos altera só com uma pequena estrofe, um verso, uma imagem… (excerto do prefácio de Victor Amorim Guerra). O Livro "Pó e Sonhos" conta com a participação de Jorge Prata com algumas fotografias.

 

Local: Museu do Vinho de Alcobaça - Taberna

 

:::::::::::::

 

 

» 21h00

CINEMA: ALL THE WAY / ATÉ AO FIM (websérie)

De Pedro Rilhó

Com a presença do realizador Pedro Rilhó e da ilustradora Joana Raimundo

 

O regresso do jovem realizador alcobacense ao Festival Books & Movies que tem vindo a prosseguir carreira em Londres nos últimos 10 anos. All the Way (2018) é a sua mais recente websérie que conta na produção com a ilustradora/animadora alcobacense Joana Ray. “All The Way” ilustra os nossos tempos de divisão, concentrando-se em duas relações de amizade e o impacto das diferenças sociopolíticas. Jovens adultos encontram-se num ponto de viragem na formação da sua identidade, que pode vir a romper o que os une. Eles podem colmatar essas lacunas? Eles podem-se reconciliar com o passado? Podemos falar sobre isso?

 

Local: Auditório da Biblioteca Municipal

 

:::::::::::::

 

 

» 21h30 ADIADO (para data a anunciar)

SORRISO  

Pela companhia TEATRO SÓ

PRÉMIO PÚBLICO - VIATHEA 2018, ALEMANHA

 

Como se escreverá uma história de amor, de um amor que perdura no tempo, preenche uma vida até ao seu crepúsculo e que nunca acabará para aquele que ainda guarda o passado?

Esta história de amor não se inspira a partir da morte heroica de Romeu e Julieta, mas sim na vida comum de um velho casal para quem o amor se consumou numa vida de sorrisos.

A morte de um assombra de solidão a vida do outro. Uma solidão cuja força das lembranças dá vida a fantasmas que não desistem de amar os que ficam, zelosos anjos de guarda, invisíveis amantes cujos beijos são feitos de vento. Aquele que partiu é agora invisível, porém a sua alma abençoa e habita o ar de quem o amou, aguarda o reencontro sabendo que a vida continua para quem fica.

A solidão e o envelhecimento é um tema recorrente nas peças do “teatro só”, porém as personagens não são tocadas pelo desespero, mas pela reflexão dos gestos e pela gratidão da memória. Não há melhor palavra para definir este trabalho do que a palavra “recordação”, cuja origem francesa “re- cour” significa simplesmente recordação, ou seja, fazer passar pelo coração uma vez mais.

 

Um espetáculo Teatro Só

Encenação e Dramaturgia: Sérgio Fernandes

Interpretação: Ana Gabriel, Cátia de Almeida Santos, Sérgio Fernandes

Espaço Cénico: Criação Colectiva

Música Original: Ferdinand Breil

Músicos: Alexandre Barata, Merielou Jacquard, Pedro Rufino Máscaras Nuno Pino Custodio

Guarda-Roupa: Ana Baleia

Cenário: Eddie Dorner, Luis Santos

Apoio Técnico: Spiros Paterakis

Vídeo: André Rodrigues

Fotografia: Miguel Proença

Texto: Ivo do Carmo

 

Classificação etária M/6 | Duração 30'

Parceria: Manobras – 3º Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas / ARTEMREDE

Local: Zona envolvente ao Mosteiro

 

:::::::::::::

  

 

22h30

ROCKFEST

O GAJO | THEE EVILTONES 

 

O GAJO - Depois de 28 anos no circuito Punk Rock, João, escolhe a Viola Campaniça, um instrumento histórico de raiz tradicional, para ligar a sua música à terra que o viu nascer, Portugal. O primeiro disco surge em 2017 e em janeiro de 2019 arranca um processo de internacionalização, onde se destaca uma muito relevante participação no Festival Eurosonic na Holanda. Em fevereiro deste ano é apresentado o novo disco “As 4 Estações d’O GAJO”; nome inspirado numa das obras de maior referência da música clássica (“Le Quattro stagioni” - Antonio Vivaldi - 1723).

THEE EVILTONES - Banda britânica de Nottingham com influências 60’s garage punk, fuzz ou surf rock. Com três álbuns editados, um deles em parceria com os lendários Electric Frankenstein, já percorreram a Europa com diversas digressões e participações em Festivais de relevo tendo em Portugal um considerável grupo de admiradores, até porque o guitarrista, Tiago Queiroz é português.

 

Local: Museu do Vinho de Alcobaça

 

 

Contactos

Newsletter