Site Autárquico de Alcobaça

Programa

18 outubro

 

 

» 10h00 e 14h30

CINEMA ECO: 15 MEMÓRIAS DO FOGO | HOJE, AQUI E AGORA

 

15 MEMÓRIAS DO FOGO (15 Memories of Fire), Rodrigo Oliveira e Tiago Cerveira, série, TVI24, Portugal, 2018, 35'

Uns correram. Outros morreram. O Fogo de 15 de outubro de 2017 na região Centro de Portugal, levou quase tudo. Ficaram as memórias. Este é um trabalho cinematográfico de dois jovens artistas que viveram a tragédia, na primeira pessoa.

HOJE, AQUI E AGORA (Today, Here and Now), Luís Antero e Tiago Cerveira, doc, Portugal, 2018, 10’

Este filme vem na sequência do trabalho realizado através do projeto artístico de arquivo e documentação das paisagens e marcos sonoros do vale do Rio Alvoco – Sons de Alvoco – e dos trabalhos sonoros da série “O rio” editados na netlabel “Impulsive Habitat”, a que o projeto de documentação vídeo e fotografia “O Meio e a Gente” se associou.

 

Local: Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro - Pequeno Auditório

PÚBLICO-ALVO: ESCOLAR

 

:::::::::::::

  

 

» 10h00, 11h30 e 14h30

SESSÃO DE CONTOS

CONTOS COM SENTIDOS PARA BOCA E OUVIDOS

Por Thomas Bakk – O Senhor dos Cordéis

 

Uma coletânea de contos, da autoria de Thomas Bakk e propõe um passeio por diversos estilos literários, desde às sátiras, passando pelas lendas, até às fábulas e parábolas. Os contos, sobre os mais variados temas, abordam valores humanos e sociais, desde os mais remotos tempos, até à atualidade.

 

Local: Jardim do Amor

PÚBLICO-ALVO: ESCOLAR

 

:::::::::::::

  

 

» 10h00, 11h30 e 14h30

SESSÃO DE CONTOS: STÓRIAS DE LÁ!

Por Adriano Reis

 

Nesta sessão partilham-se lendas, fábulas, stórias (objetos etnográficos) visuais: vivências orais-tradicionais Cabo-verdiana» Lusófona» Africana. 3. Stórias de LÁ e de CÁ! Interação ("mediação de leitura") com livros de autores da diversidade cultural, residentes em Portugal e não só.

 

Local: Biblioteca Municipal de Alcobaça - Sala de Formação

PÚBLICO-ALVO: ESCOLAR

 

:::::::::::::

   

 

» 10h00, 11h30 e 14h30

SESSÃO DE CONTOS E OUTRAS ORALIDADES

Por Miguel Horta - O Pintor Contador de Histórias

 

Miguel cruza imaginários como quem mistura pinceladas de cor. Pragas algarvias, contos crioulos, histórias de pescadores, tudo cabe no seu saco. É mediador do livro e da leitura em bairros, prisões, bibliotecas, escolas, ruas e barcos. Miguel Horta é um pintor, que escreve e ilustra os seus livros ao sabor do levante que sopra pela ria e pelos duros arrifes do barlavento. A sessão da tarde (14h30) incidirá sobre a temática do Mar, tendo como referência o livro “Rimas salgadas” do próprio Miguel Horta.

 

Local: Biblioteca Municipal de Alcobaça – Sala Infantil

PÚBLICO-ALVO: ESCOLAR

 

:::::::::::::

  

 

» 10h00 e 14h30

OFICINA DE TEATRO DE PAPEL: CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS EM KAMISHIBAI

Por Mariana Machado

 

Kamishibai é uma arte de narração tradicional japonesa, que se designa como “teatro de papel”. Nesta oficina vamos conhecer algumas dessas histórias e criar novas histórias ilustradas.

 

Local: Biblioteca Municipal de Alcobaça – Átrio

PÚBLICO-ALVO: ESCOLAR

 

:::::::::::::

 

 

» 10h00, 11h30 e 14h30

OFICINA: MONSTROS E ROBÔS

Por Marco Taylor - Inventor de Histórias com Palavras e Desenhos

 

Com a técnica do Kirigami, em que se utiliza apenas dobragem e corte, os participantes são convidados a inventar e a construir um postal com um monstro ou um robô; O Kirigami ou origami arquitetónico é muitas vezes confundido com o pop-up, pois partilham os mesmos fundamentos e é muitas vezes utilizado para livros pop-up. Porém, no Kirigami não há colagens, apenas corte e dobragem. Nesta oficina, Marco Taylor - autor irá partilhar as técnicas base para construir não só postais em Kirigami simples, aos mais novos, como complicados aos mais velhinhos.

 

Local: Biblioteca Municipal de Alcobaça – Sala de Adultos

PÚBLICO-ALVO: ESCOLAR

 

:::::::::::::

 

 

» 10h00 e 11h30

SESSÃO LITERÁRIA: ANTÓNIO MOTA

Comemorações dos 40 anos da obra literária de António Mota

 

António Mota nasceu no concelho de Baião, em 1957. Em 1979 publicou o seu primeiro livro, intitulado A Aldeia das Flores, e não mais parou de escrever. É um dos autores mais lidos e premiados da literatura infantojuvenil portuguesa, tendo cerca de noventa títulos publicados, e a sua vasta obra foi, em grande parte, selecionada pelo Plano Nacional de Leitura.

 

Local: Biblioteca Municipal de Alcobaça – Auditório

PÚBLICO-ALVO: ESCOLAR

 

:::::::::::::

 

 

» 14h30

TEATRO PEDRO E INÊS

Pelo Grupo de teatro do CEERIA

 

“Pedro e Inês” é a peça que hoje vos trazemos. É uma história ligada à nossa cidade de Alcobaça que este grupo aproveitou e que, a partir de um texto inédito, empreendeu a sua construção e representação, para vos falar de emoções e sentimentos que uma história de amor sempre desperta e toca o imaginário de qualquer um de nós, muitas vezes, não compreendida pelos outros que, indo pelo caminho mais fácil, decidem proibir namoros e amores, tal como acontece nesta história.

Uma das mais belas histórias de amor de sempre foi a trágica paixão entre D. Pedro I e Inês de Castro, que nos continua a comover pela sua força, intemporalidade e por todos os sentimentos envolvidos: intriga, ódio, inveja, conflito de interesses, amor. Dois corações que descansam lado a lado, viveram em plena luta pelo seu amor e agora descansam em paz, pois a paixão pode vencer a morte.

 

Local: Adães Bermudes – auditório

PÚBLICO-ALVO: ESCOLAR

 

:::::::::::::

 

 

» 16h00 às 19h30

ESCUTAR SOPHIA - COLÓQUIO INTERNACIONAL SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN

Colóquio comemorativo do centenário do nascimento de Sophia De Mello Breyner Adresen

 

Saiba mais aqui 

 

Local: Biblioteca Municipal de Alcobaça – Auditório

 

:::::::::::::

  

 

» 18h00

CAFÉ COM LIVROS E COM…

DOMINGOS AMARAL

 

Domingos Amaral nasceu a 12 de outubro de 1967, em Lisboa. É pai de quatro filhos, três raparigas e um rapaz. Formado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa, onde é atualmente professor da disciplina de Economia do Desporto (Sports Economics), tem também um mestrado em Relações Económicas Internacionais, pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque.
Durante muitos anos foi jornalista, primeiro no jornal O Independente, onde trabalhou durante 11 anos, tendo depois sido diretor das revistas Maxmen, por sete anos, e GQ, durante quatro anos. Além disso colaborou como cronista em diversos jornais e revistas, como Diário de Notícias, Diário Económico, Grande Reportagem, City, Grazia, Invista, Fortuna, Correio da Manhã e Record.
Tem doze romances publicados, todos na Casa das Letras: Amor à Primeira Vista, O Fanático do Sushi, Os Cavaleiros de São João Baptista, Enquanto Salazar Dormia (já editado no Brasil, Polónia e Itália), Já Ninguém Morre de Amor, Quando Lisboa Tremeu (também editado no Brasil), Verão Quente, O Retrato da Mãe de Hitler, Um Casamento de Sonho, Assim Nasceu Portugal I – Por Amor a Uma Mulher, Assim Nasceu Portugal II – A Vitória do Imperador e Assim Nasceu Portugal III – Os Conquistadores de Lisboa.
Publicou igualmente o livro de crónicas Cozido à Portuguesa e um livro sobre economia do futebol, com o título Porque É que o FC Porto É Campeão e o Benfica só Ganha Taças da Liga?
Atualmente, é administrador da Escola Ave Maria e comentador na SportTV.

 

Local: Café Ala Sul

 

:::::::::::::

  

 

» 18h30

SHOWCOOKING | ESPAÇO BOOKS&COOKING

COMA BEM SEJA FELIZ – LANCHES SAUDÁVEIS PARA SI E PARA OS MAIS PEQUENOS

Por Joana Valentim Marques

 

Venha descobrir como é tão simples fazer pequenos lanches saudáveis, práticos e bastante saborosos tanto para ti como para os mais pequenos.

 

Local: Granja de Cister

 

:::::::::::::

  

 

» 21h00

TEATRO: ESTRANHAS DICOTOMIAS

Por Os Gambuzinos com 1 pé de fora

 

Estranhas Dicotomias foi escrita à época de Bill Clinton. Será importante este facto? Que dicotomias se apresentam? Vinte anos se passaram, o mundo mudou. Será agora anacrónica a vida dos personagens então criados?

 

Autoria: José Carlos Saramago |  Encenação: José Carlos Saramago e Mariana Ferreira

Cenografia: Dalila Sousa e alunos da turma do 12º ano de artes do ECB ano letivo 2018/19 | Figurinos: Dalila Sousa | Desenho de luz: Baltazar Silva | Sonoplastia: Daniel Machado | Operação de luz: Mariana Ferreira

 

Local: Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro

Entrada gratuita | Não há reservas | O levantamento do bilhete (que dá direito à entrada) só poderá ser efetuado no próprio dia | Limitado a 6 bilhetes por pessoa | info: 262 580 890

 

 

 

 

 

Contactos

Newsletter