Câmara Municipal celebra Dia Mundial da Árvore, da Floresta e da Agricultura

10 de março 2017

O Dia Mundial da Árvore, da Floresta e da Agricultura (21 de março) será celebrado pelo Município de Alcobaça com diversas atividades a decorrer entre os dias 15 e 22 de março.

Nos dias 20 e 21 de março, na Praça João de Deus Ramos, a Câmara Municipal irá realizar a campanha “Qual é o seu Papel?”, que promove a troca de papel velho por plantas. A iniciativa é já uma tradição da autarquia no sentido de promover boas práticas ambientais. A 21 de março a campanha será alargada a todas as Juntas de Freguesia do concelho de Alcobaça.

Confira a correspondência entre o peso do papel entregue e número de plantas a receber:

• +2kg = 2 plantas
  • +5kg = 4 plantas*
  • +10kg = 8 plantas*

*no máximo 2 plantas ornamentais

“Qual é o seu Papel?” é uma organização da Câmara Municipal de Alcobaça com a colaboração das Juntas de Freguesia do Concelho e o apoio da Valorsul.

Em simultâneo serão realizadas sessões de hortoterapia e atividades lúdicas sobre a floresta. O objetivo do espaço a que chamamos “hortoterapia” é promover a interação entre as crianças e as plantas e, aumentar a motivação para o conhecimento das plantas e sementes. As atividades lúdicas consistem num atelier para a realização de porta-chaves com rolhas de cortiça e pinturas de desenhos alusivos à temática.

Destaque ainda para o Cinema Eco com a projeção de “O que Queremos para o Mundo?”, um filme de Igor Amin que conta a história de quatro amigas que, após um trabalho de escola procuram soluções para os problemas do mundo. “O que Queremos para o Mundo?” propõe uma reflexão sobre a relação entre o ser humano e o meio ambiente e será exibido no dia 15 de março pelas 14h30 (sessão para docentes, universidades seniores e público em geral), e nos dias 17, 21 e 22 de março pelas 10h30 (sessões para o público escolar) no pequeno auditório do Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro. As sessões são de entrada gratuita mediante inscrição prévia através do email servico.educativo@cm-alcobaca.pt.

Ainda enquadrado nas comemorações do Dia da Árvore, da Floresta e da Agricultura, estará nos dias 15,17,21,22 14H-14H45  e dia 25 das 10h-10h45 , no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro, a exposição Árvores com Estórias. Com o objetivo de promover e divulgar o Património Natural de Alcobaça e de homenagear o engenheiro agrónomo e silvicultor Joaquim Vieira Natividade, esta exposição reúne fotografias do património arbóreo do concelho, bem como uma pequena mostra de “Livros da floresta”. Visitas guiadas por marcação através do email servico.educativo@cm-alcobaca.pt.