Raquel Ochoa convida jornalistas para partilharem a sua experiência em cenários de guerra no Books & Movies

03 de novembro 2017

12 de novembro

Local: Biblioteca Municipal de Alcobaça - Sala de Adultos

Público-alvo: público geral

Sessão "Viagens que em determinado período histórico nos alteraram a vida" -  Raquel Ochoa convida Paulo Moura e Ricardo J. Rodrigues

Ambos os jornalistas e autores experimentaram cenários de intensa provação que, no exercício da sua profissão, na busca da reportagem, os transformaram em testemunhas privilegiadas de um determinado tempo histórico. O impacto destas experiências está longe de ficar apenas no terreno profissional.

Paulo Moura

Prémio Gazeta de Imprensa do Clube de Jornalistas em 2012, entre pelo menos uma dezena de outros importantes prémios, é escritor e repórter freelance. Fez parte da equipa do Público durante 23 anos sendo correspondente permanente nos Estados Unidos, Canadá, e México, mais tarde assumindo o cargo editor da Revista Pública.

É presença assídua em palcos onde a reportagem está lado a lado com a guerra.

Destacou-se com as suas reportagens no Afeganistão, Argélia, Caxemira, China, Tchetchénia, Haiti, Iraque, Sudão, Egipto, Líbia, Kosovo e recentemente na Síria entre muitos outros países. É autor de seis livros.

Ricardo J. Rodrigues

Escreve na Notícias Magazine e ensina jornalismo na Universidade Lusófona, em Lisboa.

Venceu o Prémio Gazeta de Imprensa do Clube de Jornalistas em 2016 com a reportagem "Um milagre na guerra": uma bebé, depois de cair das costas da tia que fugia dos combates no interior de Angola, é encontrada por militares portugueses. Trazida para Portugal, vive até à idade adulta sem conseguir encontrar a família original.

Em 2017, Ricardo J. Rodrigues voltou a Angola com Isabel "Batata Doce", como é conhecida, testemunhando o reencontro.

As suas histórias são normalmente sobre direitos humanos e minorias, com especial interesse nas contraculturas.

Já arrecadou vários outros prémios de jornalismo nomeadamente o da União Europeia e da Unesco. Estudou no Committee of Concerned Journalists, em Washington DC, e na Universidade Nova de Lisboa. Tem três livros publicados.

Raquel Ochoa

Raquel Ochoa é uma escritora portuguesa. Em 2009 foi vencedora do Prémio Agustina Bessa-Luís com o romance "A Casa-Comboio", trazendo ao grande público a saga de uma família indo-portuguesa originária de Damão e a epopeia da desconhecida ou ignorada Índia Portuguesa, traduzido e publicado em Itália. Tem sido colaboradora regular do Books & Movies – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça, nomeadamente, na qualidade de júri do Prémio Internacional Books & Movies.

Sobre o Books & Movies – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça

A 4ª edição do BOOKS & MOVIES – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça decorre de 4 a 14 de novembro e conta com a presença de dezenas de personalidades do meio cultural português.

O Festival procura promover, divulgar e premiar a literatura e o cinema, trazendo a Alcobaça escritores e artistas profissionais que, num clima de diálogo, de tolerância e de abertura, se juntam em espaços públicos da cidade para conversar sobre livros e filmes.

A programação conta com múltiplas propostas culturais e dinamizadoras da comunidade escolar e do público em geral.

BOOKS & MOVIES – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça – a odisseia das palavras e das imagens!

Aventure-se connosco!

Organização: Câmara Municipal de Alcobaça | 2017

Este evento é cofinanciado pelo programa Portugal 2020.

PROGRAMA COMPLETO - AQUI