Site Autárquico de Alcobaça

Jornadas Europeias do Património celebram o Património e Natureza

Jornadas Europeias do Património celebram o Património e Natureza

Notícias

15 de setembro 2017

Terão lugar nos dias 22, 23 e 24 de setembro em todo país as Jornadas Europeias do Património 2017, este ano subordinadas ao tema “Património e Natureza”, coordenada pela DGPC (Direção Geral do Património Cultural). À semelhança de anos anteriores a Câmara Municipal de Alcobaça associa-se a estas comemorações com visitas guiadas pelo património concelhio, com destaque para o Museu do Vinho, Ribeira do Môgo, Villa Romana de Parreitas e Moinhosde Vento.

Este tema pretende chamar a atenção para a importância da relação entre as pessoas, as comunidades, os lugares e a sua História, mostrando como o património e a natureza se cruzam nas suas diferentes expressões - mais urbanas ou mais rurais - e para a necessidade de preservar e valorizar esta relação, fundamental para a qualidade da vida, para a qualificação do território e para o reforço de identidades. A relação Património e Natureza pode ser uma fonte inesgotável de conhecimento, de criatividade e de recreação, e nela reside um enorme potencial para um desenvolvimento cultural, social e económico equilibrados. Pretendemos também enfatizar que esse desenvolvimento deverá ser sustentável, não comprometendo definitivamente as perspetivas de futuro; as alterações climáticas decorrentes do aquecimento global do planeta, e os epifenómenos daí decorrentes, como cheias, deslizamentos de terras e incêndios, que começam a colocar em causa a permanência de muito património construído e natural para o futuro, obrigando a alocação de muitos recursos que poderiam ser dirigidos a áreas mais carentes e urgentes.

 

Jornadas Europeias do Património 2017 | Património e Natureza | 22, 23 e 24 de setembro de 2017

PROGRAMA | MUNICÍPIO DE ALCOBAÇA

22, 23 E 24 SETEMBRO

DIAS ABERTOS NOS MUSEUS

Entrada livre com visitas guiadas nos museus municipais.

 

- Museu Raul da Bernarda

Horário: 10h00-12h00 | 14h00-17h00

- Central da Confluência dos Rios

Horário: 14h00-17h00  

- Museu do Vinho de Alcobaça

22 e 23 SET. » Visitas guiadas: 10h00, 11h00, 12h00, 14h00

24 SET. » Visitas guiadas: 10h00, 11h00, 12h00, 14h00, 15h00, 16h00 e 17h00

 

::::::::::::::::::::::::

 

22 E 23 SETEMBRO . 15H E 21H30

1º MANOBRAS - FESTIVAL INT. DE MARIONETAS E FORMAS ANIMADAS

TEATRO: ‘MUSEU DA EXISTÊNCIA’

AMARELO SILVESTRE, ASSOCIAÇÃO CULTURAL

 

Um homem, Senhor Melo, decidiu construir um Museu com objetos que as pessoas fazem existir. Objetos com memórias vivas.
O chapéu salva-vida, o pão torrado que alimentou um amor clandestino, a aliança da revolução que acabou com a guerra, a boneca que não se pode partir e tantos outros.
É isso o Museu da Existência. Os objetos e as histórias são das pessoas que abriram a porta de casa ao Senhor Melo, um pouco por todo o país. Ele falou-lhes do Museu da Existência e elas decidiram fazer parte. Emprestaram e doaram as suas próprias memórias vivas. Os seus objetos.
O futuro dos museus é dentro das nossas casas. Quem o diz é Orhan Pamuk, Prémio Nobel da Literatura 2006, autor do livro Museu da Inocência, que conta a história de Kemal, um homem que construiu um museu de objetos a partir do momento mais feliz da vida dele próprio: o Museu da Inocência, em Istambul, na Turquia. O Senhor Melo conheceu Kemal e decidiu construir o seu próprio museu de objetos, a partir dos momentos mais felizes da vida das pessoas. É isso o Museu da Existência. Uma casa.
Em cada município, a coleção do Museu da Existência inclui também objetos emprestados de pessoas do município.

 

Público-alvo: M/12 | Duração: 90 min. | Max.: 20 | Entrada livre

Local: MUSEU DO VINHO DE ALCOBAÇA

 

::::::::::::::::::::::::

 

22 SETEMBRO . 10H00 ÀS 13H

OFICINA PEDAGÓGICA: OS TEMPOS DA VINHA

Oficina pedagógica onde serão abordados duas vertentes: os tempos referentes às fases de desenvolvimento da vinha e o tempo, sinónimo de clima, tão necessário para que aconteçam as importantes transformações nos vinhedos, tempo este, que se tem vindo a alterar em todo o planeta.

 

Inscrição prévia: Museu do Vinho de Alcobaça | T. 968 497 832 | museus@cm-alcobaca.pt

Público Escolar (1.º e 2.º ciclo) | Max.: 30 participantes

Local: MUSEU DO VINHO DE ALCOBAÇA

 

::::::::::::::::::::::::

 

23 SETEMBRO . 9H30 ÀS 13H

PERCURSO INTERPRETATIVO AO VALE DA RIBEIRA DO MÔGO

 

O vale da Ribeira do Môgo situa-se entre Chiqueda e Carvalhal de Aljubarrota e acompanha o curso de uma ribeira temporária, afluente do Alcoa. Face ao substrato calcário encontram-se aqui formas geológicas muito específicas e flora tipicamente mediterrânica.

 

Percurso pedestre 4km, dificuldade média.

Os participantes deverão levar calçado e roupa confortável, chapéu, protector solar e água. O percurso é irregular mas quase sempre com declive suave. Crianças maiores de 8 anos e acompanhadas.

Público em geral (M/8 )

Ponto de encontro: 9h30 nos Paços do Concelho.

Percurso em autocarro municipal e pedonal

Inscrição prévia: CMA - Pelouro do Ambiente T. 262 580 800

sofia.quaresma@cm-alcobaca.pt

 

::::::::::::::::::::::::

 

24 SETEMBRO . 9H ÀS 18H

VISITA GUIADA: COUTOS DE ALCOBAÇA, DA PAISAGEM AO TERRITÓRIO PELO LIMITE SUL DOS COUTOS DE ALCOBAÇA, ENTRE A SERRA DOS CANDEEIROS E O MAR

 

A paisagem que é a dos Coutos de Alcobaça, é muito mais do que a da mera subsistência: redesenhada pelo monge cisterciense com a apropriação dos recursos naturais e a criação de uma rede de modos de ocupação e produção, como foram os portos, as matas, os sistemas hídricos ou as granjas, formatou um território que identifica e influencia, toda uma região.

Proporcionar um outro olhar sobre as suas marcas e modos de vida é o objetivo deste percurso orientado que propomos pelo território da fundação do mosteiro de Alcobaça.

 

PERCURSO                           

9h00 - Ponto de encontro: Paços do Concelho

9h30 - 13h: Bárrio (Villa Romana de Parreitas) - Lagoa da Pederneira /Valado (campos e regantes) - Nazaré.

13h00 - 14h30: Almoço livre no Sítio da Nazaré

14h30 - 18h: Salir do Porto - Vimeiro (serra e vale a partir dos moinhos de vento) - Granja do Vimeiro - Mata do Gaio - Alcobaça.

 

Coordenação: Isabel Costeira (Técnica Superior MA)

Alberto Guerreiro (Museólogo CMA)

Colaboração: António Maduro (Historiador ISMAI), Sofia Quaresma (Bióloga CMA)

 

Inscrição prévia: Mosteiro de Alcobaça T. 262 505 120 | visitas@malcobaca.dgpc.pt

Max.: 24 participantes | Visita / Percurso em autocarro municipal e pedonal

Organização: Mosteiro de Alcobaça e Câmara Municipal de Alcobaça

Documentos para Download

Contactos

Newsletter