Autarquia aposta no Turismo escolar - Percurso Camoniano | Pedro & Inês em Cerâmica de Alcobaça

10 de agosto de 2017

No próximo dia 20 de agosto, pelas 14h30, será inaugurado o Percurso Camoniano | Pedro & Inês em Cerâmica de Alcobaça, uma mostra de cerâmica patente ao longo do Passeio Pedonal do Rio Alcoa.

A Câmara Municipal de Alcobaça lançou recentemente um desafio às fábricas de cerâmica de Alcobaça para que traduzissem, em peças artísticas, o universo literário, identitário e simbólico do amor de D. Pedro I e D. Inês de Castro - figuras imortalizadas nos seus túmulos que se encontram no Mosteiro de Alcobaça.

As peças baseiam-se na interpretação do episódio de Inês de Castro de “Os Lusíadas”, de Luís Vaz de Camões (séc. XVI), de um soneto do mesmo autor e de um outro de Miguel Torga (séc. XX).

A partir de finais do séc. XIX, Alcobaça afirma-se como um território da expressão da cerâmica artística que, neste projeto, também se pretende realçar e imortalizar.

O setor da cerâmica, de grande tradição no concelho, superou as dificuldades dos últimos anos e tem vindo a revitalizar-se a modernizar-se, sendo atualmente um setor de importância vital para o desenvolvimento económico e social da região.

Este percurso insere-se na visão estratégica do Município na promoção do Turismo Escolar, que se reflete na aposta em temas curriculares, com o objetivo de trazer as escolas (locais e nacionais) a visitar Alcobaça.

Empresas participantes: S. Bernardo; Perpétua, Pereira e Almeida, Lda; Faianças Ramos, Lda; António Rosa – Cerâmicas, Lda; Sporvil Cerâmicas; Arfai Ceramics Portugal; Destinos – Arte Cerâmica, SA; Jomazé; Ceriart – Cerâmica Artística, SA; Kergila, Cerâmica Decorativa Unipessoal, Lda e SPAL Porcelanas.

Esta iniciativa está inserida nas Comemorações dos 650 Anos da Morte de D. Pedro I.