Mapa do Concelho

Iniciativas

CHITA - Transportes UrbanosAlcobaça AmigaGabinete de Apoio ao Empreendedor

PUBLICAÇÔES

Balança comercial do concelho de Alcobaça mantém-se positiva

13/07/2017

No primeiro quadrimestre de 2017 a balança comercial do concelho manteve-se positiva apesar da descida registada no contexto nacional e do Oeste. De acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística recolhidos pelo Observatório Social do Município de Alcobaça, o concelho registou, nos primeiros quatros meses do corrente ano, uma balança comercial positiva de quase 33 milhões de euros ao passo que na região Oeste ocorreu um decréscimo na ordem dos 77 milhões de euros (ver gráfico em baixo).

No que diz respeito ao rácio entre a constituição e dissolução de empresas, registou-se, no período janeiro-abril de 2016, face ao período homólogo deste ano, um abrandamento no número de empresas criadas, mas sobretudo um acentuado decréscimo de empresas dissolvidas (ver gráfico em baixo).

Destaque ainda para a redução significativa do número de pessoas inscritas no Centro de Emprego de Alcobaça quando comparados os primeiros quatro meses de 2016 e de 2017. Ao todo registaram-se menos 343 indivíduos inscritos no IEFPP - Instituto de Emprego e formação profissional (ver gráfico em baixo).

Para o Presidente da Câmara Municipal Paulo Inácio, “estes dados confirmam a tendência de recuperação económica no concelho. Estamos num momento de viragem para o qual o Município tem trabalhado em conjunto com os empresários alcobacenses, que são os grandes responsáveis por estes números positivos. O futuro só será risonho se todos trabalharmos em sintonia para esse efeito.”