Município de Alcobaça promove limpeza de praia e sensibilização ambiental em homenagem a Jacques Cousteau

19 de maio de 2017

Homenagem Internacional Jacques-Yves Cousteau*

Limpeza de praia e atividades de sensibilização ambiental

Dias 12 e 13 de junho de 2017

No âmbito de uma homenagem internacional a Jacques-Yves Cousteau, a Câmara Municipal de Alcobaça promove, para as escolas e para o público em geral, atividades de sensibilização ambiente e limpezas de praia nos dias 12 e 13 de junho.

Sobre esta homenagem a Jacques-Yves Cousteau - A iniciativa partiu de um grupo de cidadãos portugueses, dos Açores, que pertencem a uma ONG denominada “No More Plastics for the Azores” (NMPA). No âmbito das suas iniciativas, têm efetuado limpezas regulares pela ilha onde residem, Faial, contribuindo, assim, para a sensibilização das populações locais. Paralelamente, têm colaborado com uma série de parceiros locais, como é o caso das escolas, da Câmara Municipal da Horta, da Direção Regional dos Assuntos do Mar, das associações de agricultores ou da PSP, no âmbito do Projeto Escola Segura. Chega, agora, a vez de homenagear a Jacques-Yves Cousteau que faria 107 anos no dia 11 de Junho.

Onde se realiza?

• A atividade está já agendada para 2 cidades americanas, Bristol e Portsmouth, para 5 ilhas dos Açores (Corvo, Faial, Terceira, Graciosa e São Miguel) isto, mais informação em https://www.atlanticcleanup.org/map.php
  • No continente, haverá atividades em Alcobaça (12 e 13 de junho, principalmente para as escolas) e na Nazaré (11 de junho)
  • Países que aderiram a esta mega limpeza do oceano Atlântico: Portugal, Islândia, Reino Unido, Bermuda, São Tomé, Irlanda, Canárias + Espanha continental.

O que pretende esta homenagem em termos de sensibilização ambiental? - Promover uma figura única da oceanografia que dedicou a vida a estudar o oceano e a divulgar a sua enorme fragilidade. As atitudes diárias pesam na saúde do oceano e consequentemente na saúde pública. Cousteau deu inúmeros exemplos a esse respeito ao longo da sua carreira. Para o homenagear, pretende-se envolver o maior número de pessoas na limpeza do Atlântico.

Qual o legado deixado por Jacques-Yves Cousteau? - Cousteau foi primeiro a documentar muitos locais do planeta. Viajou uma vida inteira na busca do conhecimento e na sua divulgação. Para além da ciência Cousteau deixou-nos também exemplos únicos de cidadania. Fundou a Cousteau Society em 1973, uma entidade que reúne atualmente mais de 50 000 membros de todos os continentes e continua a ser uma inspiração para muitas pessoas! É possível conhecer o seu trabalho e dedicação ao planeta em geral e, ao mar em particular, em mais de 120 filmes/documentários.

Mais informações/inscrições: servico.educativo@cm-alcobaca.pt | Tel. 262 580 800

Organização: Município de Alcobaça

Apoio: União das Freguesias de Pataias e Martingança e Junta de Freguesia de São Martinho do Porto

Sobre Jacques-Yves Cousteau: nasceu em Gironde (França) a 11 de junho de 1910 e faleceu em Paris (França) a 25 de junho de 1997. Foi um oficial da marinha francesa, investigador, documentarista e inventor mundialmente conhecido pelas suas viagens de pesquisa, a bordo do navio “Calypso”. Dedicou uma vida inteira à defesa e conservação do mundo marinho.