Site Autárquico de Alcobaça

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios relevou património cultural e industrial de Alcobaça

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios relevou património cultural e industrial de Alcobaça

Notícias

20 de abril 2017

As comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, iniciadas esta terça-feira, 18 de abril, dinamizaram o concelho de Alcobaça sob o mote “O Património Cultural e o Turismo Sustentável”, através de um conjunto de atividades que promoveram e relevaram o vasto património cultural e industrial de Alcobaça.

No âmbito destas comemorações, o Museu Raul da Bernarda lançou um novo programa de Masterclasses denominado "À Roda da Cerâmica Artística" com uma sessão inaugural dedicada ao trajeto histórico da cerâmica contemporânea de Alcobaça e a sua importância no contexto do turismo sustentado.

A vereadora da Cultura Inês Silva enquadrou esta iniciativa “numa estratégia de promoção da cerâmica de Alcobaça na qual o Município tem vindo a investir através da sua recente integração na Associação Portuguesa das Cidades e Vilas Cerâmicas. Outras atividades serão realizadas dentro de muito breve para promover este setor charneira da atividade económica do concelho.”

Destaque também para a inauguração da rota “Aljubarrota com Brites de Almeida” (a lendária Padeira de Aljubarrota). Um “percurso sistematizado que dará a oportunidade de visitar os locais mais importantes desta vila histórica. A par da já estabelecida rota “Dê Lugar Ao Amor”, na cidade de Alcobaça, este novo percurso procura promover a marca Aljubarrota tanto para o turismo como para a comunidade local, ou seja, as escolas, as universidades seniores, as IPSS e os munícipes em geral. Também estes podem ser “agentes de promoção e de preservação do nosso valioso património”, explica Inês Silva.

Foi ainda inaugurada a exposição temporária digital “Alimentícia Gráfica”, patente na Central da Confluência dos Rios em Alcobaça. A mostra é dedicada à arte gráfica de uma das mais emblemáticas fábricas alcobacenses: a Alimentícia. Das farinhas lácteas "Cister" à Ginja de Alcobaça, a expressão gráfica da Alimentícia marcou uma época da história industrial local e nacional.

 

Por sua vez, o Museu do Vinho de Alcobaça promoveu visitas guiadas ao seu acervo através de um percurso comentado da história da constituição da maior coleção vitivinícola, em contexto museológico, em Portugal.

 

A efeméride estender-se-á ao próximo sábado, 22 de abril, com o seguinte programa:

 

 

Visita aos Coutos de Alcobaça: Perspetivar o Turismo Sustentável

Horário: das 9h00 às 18h00

 

Percurso:

09h00: Partida frente aos Paços do Concelho (chegada dos participantes às 8h45)

09h30: Serra dos Candeeiros: Arco da Memória e Pedreira

12h00: Almoço em Vale-de-Ventos (opcional - custo 10€) – mediante inscrição prévia até dia 20 de abril

14h30: Moinhos de Chiqueda

15h30: Mosteiro de Santa Maria de Coz: visita comentada

18h00: Chegada

 

Descrição: Visita guiada, com intervenções de especialistas em património cultural a três áreas escolhidas na região dos antigos Coutos de Alcobaça, na perspetiva do turismo sustentável.

 

Público-alvo: Líderes de opinião em diversas áreas | público em geral | agentes turísticos

 

Organização: Associação dos Amigos do Mosteiro de Alcobaça e Câmara Municipal de Alcobaça

 

Participação e apoios: Associação Comercial, de Serviços e Industrial de Alcobaça, Semanário Região de Cister e Rádio Cister FM

 

Contactos: Inscrição prévia obrigatória até 20 abril | Serviço Educativo do Município de Alcobaça: Tel. 262 580 800 |  servico.educativo@cm-alcobaca.pt

 

Outras informações: Lotação 30 pessoas (participação gratuita, mas limitada ao n.º de lugares disponíveis)

Almoço: 10,00€ (mediante inscrição prévia até dia 20 abril)

 

 

Turismo Sustentável – Alcobaça e Coz nos itinerários Europeus de Cister (1º Aniversário da adesão do Mosteiro de Santa Maria de Coz à Carta Europeia de Cister)

 

Horário: 15h30-18h00

 

Local: Mosteiro de Santa Maria de Coz

 

Descrição: Visita comentada ao Mosteiro de Santa Maria de Coz (15h30) e Mesa redonda (16h30). Oradores Prof. Doutor Saul António Gomes e representantes do Turismo Centro de Portugal e da Direção-Geral do Património Cultural.

 

Público-alvo: público em geral | professores | agentes turísticos

 

Organização: Câmara Municipal de Alcobaça

 

Apoios: União de Freguesias de Coz, Montes e Alpedriz e da Paróquia de Coz

 

Contactos: Serviço Educativo do Município de Alcobaça | Tel. 262 580 800 |  servico.educativo@cm-alcobaca.pt

 

Outras informações: Participação gratuita, mas de inscrição obrigatória

 

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é promovido pelo ICOMOS (rede de especialistas que trabalham para o aperfeiçoamento e melhoria da preservação do património, normas e técnicas para cada tipo de bem do património cultural).

Contactos

Newsletter