Mapa do Concelho

Iniciativas

CHITA - Transportes UrbanosAlcobaça AmigaGabinete de Apoio ao Empreendedor

PUBLICAÇÔES

GIPS-GNR realiza campanha de fiscalização de limpeza de terrenos rurais e florestais

19/04/2017

Durante o dia de hoje, 19 de abril, será realizada, no concelho de Alcobaça, uma ação de fiscalização do cumprimento da obrigação legal de realização de trabalhos de gestão de combustivel, promovida pelo Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), da Unidade de Intervenção da Guarda Nacional Republicana.

Ao todo serão mobilizados 30 militares para a execução da campanha que se destina a sensibilizar os proprietários de terrenos para a necessidade de estes se manterem cuidados como forma de prevenção para o risco de incêndio florestal. Os dados obtidos serão remetidos ao Serviço Municipal de Proteção Civil, da Câmara Municipal de Alcobaça, que os fará chegar a todas as Sedes das Juntas de Freguesia/União de Freguesias.

Com a informação disponibilizada no patamar local, pede-se que a mesma seja dada a conhecer a todos os Fregueses, para que, possam fazer as intervenções nos terrenos identificados de forma voluntária.

“Gostaria de agradecer ao GIPS-GNR por todo o trabalho desenvolvido em prole da defesa das nossas florestas. Todos os indicadores climatéricos deste ano apontam para uma forte probabilidade de ocorrência de incêndios pelo que todas ações de prevenção são necessárias”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça Paulo Inácio perante os militares do GIPS-GNR, esta manhã, em frente aos Paços do Concelho.

De acordo com a legislação, os terrenos junto das habitações devem registar uma faixa de segurança de 50 metros, ajudando a proteger as habitações e os aglomerados urbanos e libertando os meios de socorro, para os locais estritamente necessários.

Consulte aqui o Manual de Boas Práticas Ambientais, editado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil em colaboração com o GIPS-GNR, onde constam um conjunto de recomendações e procedimentos úteis para a prevenção e combate aos incêndios.

Pode ainda consultar aqui o edital e a documentação relativa a esta ação.

Browser não suporta conteúdo embebido!