Campanha solidária de recolha de pilhas usadas

06 de dezembro de 2018

A Comunidade Intermunicipal do Oeste, em parceria com a Novo Verde e a ERP Portugal, assinalam a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com uma Recolha Solidária de Pilhas Usadas, que irá decorrer até ao final do ano de 2018.

Por cada 500kg de pilhas usadas recolhidas irão ser doados 250€ a instituições de cariz social de cada um dos 12 Municípios, traduzidos em bens essenciais e obras sociais. O valor do donativo a atribuir em cada um dos Municípios vai corresponder ao somatório de pilhas recolhidas nas escolas e empresas e as 12 instituições serão sorteadas no final da iniciativa.

As pilhas e baterias são resíduos perigosos porque têm na sua composição substâncias nocivas para o ambiente e para a saúde humana. O seu abandono indiscriminado pode conduzir à contaminação do solo, dos cursos de água e lençóis freáticos, e ter efeitos adversos na fauna e flora. Em última análise, algumas destas substâncias podem entrar na cadeia alimentar e chegar aos seres humanos.

Em Alcobaça, pode depositar as suas pilhas usadas nos seguintes locais:

- Centro Escolar de Alcobaça

- Escola Básica de Ardido (J.I. e 1.º Ciclo)

- Escola Básica e Secundária de S. Martinho do Porto

- Escola EB 2,3 D. Pedro I

- Escola EB 2,3 de Pataias

- Escola EB 2,3 Frei Estevão Martins

- Escola EB1 de Évora de Alcobaça

- Externato Cooperativo da Benedita

E também nos edifícios municipais (apenas durante esta campanha):

- Biblioteca Municipal de Alcobaça

- Escola Adães Bermudes

- Serviços Técnicos

- Parque de Negócios

- Cine-Teatro

- Oficinas Portaria

- Edifício dos Paços do Concelho

Uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Oeste, em parceria com a Novo Verde e a ERP Portugal, assinalam a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com o lançamento de uma recolha solidária de pilhas usadas, que irá decorrer até ao final do ano de 2018. A iniciativa destina-se a escolas e empresas dos 12 Municípios da OesteCIM (Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras).