Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico

02 de novembro de 2018

O exercício nacional “A TERRA TREME” realiza-se no próximo dia 5 de Novembro, pelas 11h05.

Esta iniciativa é promovida há alguns anos a esta parte pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, sendo que, este ano, a Câmara Municipal de Alcobaça, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil e o Agrupamento de Escolas de Cister, acolhem e dinamizam esta iniciativa, procurando chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

Tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.

Todos podem e devem participar: individualmente ou em grupo, em qualquer local onde se encontrem.

Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco. Podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo, mas estaremos preparados para enfrentar uma situação deste tipo e recuperar dela rapidamente?

Conheça ou relembre os procedimentos que deve adotar antes, durante e depois de um sismo, e organize-se, à sua casa e família em 7 passos essenciais. Divulgue esta iniciativa junto da sua família, dos seus amigos e colegas de trabalho.

A par do exercício em si, na Escola Secundária Inês de Castro, estarão expostos vários veículos e equipamentos dos diversos Agentes de Proteção Civil (Bombeiros, PSP, GNR, Exercito, INEM, Marinha, Sapadores Florestais).

TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL

Plataformas Digitais