Notícias
SITUAÇÃO METEOROLÓGICA
De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, mantém-se a previsão de tempo quente e seco até quinta-feira (11Out), com vento moderado a forte nas terras altas durante o período noturno e risco de incêndio elevado. Neste contexto, amanhã (10 Out) salienta-se:
- A manutenção da humidade relativa baixa (<30 a 35%) no interior Norte e Centro e no alto Alentejo;
- Os valores mais elevados de temperatura máxima deverão atingir cerca de 24 a 26ºC no interior do Alentejo;
- A previsão de intensificação do vento durante a noite de hoje para amanhã, nas terras altas (cota de 800 metros), que será do quadrante leste em Trás-os-Montes e que, no Sul e no litoral oeste, rodará para sudoeste. Durante o dia de amanhã o vento deverá ser de sudoeste, intensificando ao longo do dia, em particular nas terras altas
RISCO DE INCÊNDIO
Manutenção do índice de risco de incêndio para dia 10OUT18, que continua a possibilitar a ocorrência de incêndios de vento, ou incêndios convectivos com intensidade alta ou muito alta. A probabilidade de existirem reacendimentos tem vindo a aumentar de forma significativa em virtude dos valores altos do índice de seca, pelo que se acentua a importância das ações de rescaldo e de vigilância sobretudo em função do potencial dos locais e dos ventos predominantes nas horas de maior probabilidade possibilitando uma intervenção rápida nas situações de reacendimentos.
EFEITOS EXPECTÁVEIS
Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas é expectável: Tempo quente e seco permitindo condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.
MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO
O SMPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido (a):
- Realização de queimadas, de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
- Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
- Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
- O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
- Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
- A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.
A SMPC recorda, ainda alguns cuidados a ter, face às condições meteorológicas previstas, na realização de trabalhos agrícolas e florestais, nomeadamente:
- Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;
- Abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;
- Suspender todo e qualquer trabalho nos espaços rurais nos períodos de maior calor, ou outras atividades suscetíveis de provocar incêndios.
O SMPC recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.