AVISO - Condições Meteorológicas Adversas - Manutenção do perigo de Incêndio Rural

10 de agosto de 2018

De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA para as próximas 72 horas, salienta-se:

• Hoje, vento moderado (até 30 km/h) do quadrante norte, sendo temporariamente de sudoeste no sotavento algarvio, e soprando forte (até 40 km/h) de noroeste no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro, em especial durante a tarde. Nas terras altas, o vento soprará forte (até 40 km/h) de nordeste até ao meio da manhã e para o final do dia.
  • Amanhã sábado, vento moderado (até 25 km/h) do quadrante norte, soprando moderado (até 35 km/h) de noroeste no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro durante a tarde. Nas terras altas o vento será forte (até 40 km/h) do quadrante Leste até meio da manhã e do quadrante norte a partir da tarde.
  • Domingo, vento moderado (até 25 km/h) do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado (até 35 km/h) no litoral oeste a sul do Cabo da Roca, durante a tarde, e temporariamente forte (até 40 km/h) nas terras altas em especial a partir do final da tarde.
  • Hoje, humidade relativa do ar (HRA) entre 10 e 20% no sotavento algarvio e no interior do Alentejo e entre 20 e 30% nas restantes regiões do sul e do interior centro e norte. Amanhã e domingo, HRA entre 10 e 20% nas regiões do interior norte, centro e sul e entre 20 e 30% nas restantes regiões do sul.
  • Hoje, temperatura máxima entre 30 e 36 ºC nas regiões do sul e do interior centro e norte, aumentando amanhã sábado para valores entre 30 e 34 também nas regiões do norte e do litoral centro e para valores entre 32 e 37 ºC nas regiões do sul e do interior centro. Diminuição da temperatura máxima no domingo, ainda assim com valores entre 30 e 35 ºC nas regiões do sul e do interior centro e norte.
  • Temperatura mínima próxima de 20 ºC no Algarve e nas regiões do interior centro.
  • Durante a noite, estabelecimento de inversões de temperatura na camada baixa, com descida da HRA e subida da temperatura com a altitude, a partir de sábado.
  • Aumento das condições de instabilidade na tarde de sábado em especial nas regiões do interior centro e na tarde de domingo principalmente no Algarve e também nas regiões do interior centro.

Para obter informação mais detalhada sobre os trabalhos a realizar poderá dirigir-se ao Gabinete Municipal de Proteção Civil e Trânsito da Câmara Municipal de Alcobaça, na Rua da Liberdade, em Alcobaça, de segunda a sexta-feira, dentro do horário de expediente (9h00m - 12h30m e 14h00m - 17h30m), ou utilizando os seguintes contactos: telefone-262 580 805; fax-262 580 905; e-mail -protecao.civil@cm-alcobaca.pt.