Escoteiros ajudam na remoção do chorão em Paredes da Vitória

10 de agosto de 2018

Cerca de 250 escoteiros da Associação de Escoteiros de Portugal estiveram, no passado dia 2 de agosto na praia Paredes da Vitória para prestar auxílio nos trabalhos de remoção do chorão, uma planta muito tolerante à seca, prevalente em zonas dunares, mas que se torna invasora, como sucede em vários locais do litoral português.

O chorão ou bálsamo das areias é originária da África do Sul. Foi introduzida em Portugal no século passado e é essencialmente cultivada pelo interesse ornamental das suas flores e pela facilidade como cobre o terreno. Desde 1999 que a lei portuguesa proíbe a sua introdução (Decreto-Lei nº 565/99, de 21 de dezembro).

A iniciativa partiu da Associação de Escoteiros de Portugal no sentido de se concretizar uma atividade de remoção de plantas invasoras onde houvesse necessidade e em local que reunisse as condições para receber um grupo de 250 pessoas.

A remoção de pequenas áreas de chorão é uma atividade de educação ambiental realizada há muitos anos no concelho, em áreas prioritárias. A atividade foi acompanhada por funcionários da autarquia, nomeadamente os jardineiros e a bióloga municipal.

No dia 8 de agosto, as plantas removidas foram recolhidas pelos funcionários da Câmara Municipal e da União de Freguesias de Pataias e Martingança, tendo sido posteriormente encaminhadas para valorização.

Mais de 2300 escoteiros juntaram-se de 1 a 4 de agosto, no parque de merendas da Barosa, em Leiria, para participarem no 25.º Acampamento Nacional da Associação dos Escoteiros de Portugal. O encontro contou com participantes de Israel, França, Bélgica, Luxemburgo, Ucrânia e São Tomé e Príncipe. Nos primeiros quatro dias, os escoteiros estiveram envolvidos em várias atividades culturais, desportivas e ambientais realizados em vários pontos da região, nomeadamente a atividade de remoção do chorão em Paredes da Vitória.