Alunos visitam Regadio da Cela no âmbito do projeto municipal “Comer Bem é Fixe”

16 de maio de 2018

No âmbito do projeto de educação alimentar COMER BEM É SER FIXE!, e de forma a comemorar o Dia Nacional da Agricultura, nos dias 15 e 16 de maio, 5 turmas do 1º ciclo do ensino básico foram visitar os Campos Agrícolas da Cela para contactarem com os produtores agrícolas e conhecerem a origem de alguns alimentos. Esta ação conta com o apoio da Associação de Beneficiários da Cela e da Confederação dos Agricultores de Portugal.

O projeto municipal COMER BEM É SER FIXE! pretende promover junto dos alunos, encarregados de educação, professores e pessoal não docente um comportamento positivo relativo à alimentação, com um forte incentivo à adoção de bons hábitos alimentares e um estilo de vida saudável.

São variados os temas que são abordados:

• A origem dos alimentos;
  • Conhecimento dos alimentos;
  • As bases de uma alimentação saudável e sustentável - evitando o desperdício;
  • A alimentação numa vertente cultural (conhecimento de produtos regionais);
  • Criação de receitas saudáveis - as quais poderão integrar as ementas das refeições escolares.

Numa segunda fase, e com o conhecimento adquirido mais “enraizado”, os intervenientes (os alunos participantes no projeto) têm como missão “educar” a comunidade onde estão inseridos partilhando informação em casa e na escola através do desenvolvimento de material informativo/educativo, tornando-se numa fase posterior em “Embaixadores da Alimentação Saudável”.

COMER BEM É SER FIXE! é uma iniciativa da Câmara Municipal de Alcobaça - inserida no Plano de Atividades Educativas 2017/2018.