5ª edição do “Ao Teatro! Festival” estreia companhias internacionais em Alcobaça

08 de março de 2018

O “Ao Teatro! Festival” é um dos grandes destaques da programação cultural do concelho de Alcobaça sendo 2018 um ano de estreias absolutas. De 10 a 31 de março, a 5ª edição do “Ao Teatro! Festival” terá, pela primeira vez, duas companhias internacionais (Espanha e Brasil) e uma programação quase exclusivamente profissional com espetáculos distribuídos pelas freguesias da Benedita, Alcobaça e Vestiaria, e Maiorga.

Promovido pelo Município de Alcobaça, o evento é organizado pelos “Gambuzinos com 1 Pé de Fora”, uma associação cultural da freguesia da Benedita, nascida em 2012, a partir do grupo de teatro do Externato Cooperativo da Benedita “Os Gambuzinos”, um projeto comunitário com 19 anos dedicados à promoção do teatro junto dos alunos daquela instituição de ensino.

A primeira edição do festival realizou-se em 2014, tendo, desde então, sido um espaço de intercâmbio entre companhias de teatro amadoras e profissionais. A 5ª edição, excetuando o grupo amador local “Os Gambuzinos”, aposta numa programação totalmente profissional, com destaque para a presença de grupos como a Companhia do Chapitô ou a Comuna Teatro de Pesquisa, e de convidados internacionais como a EME2 (Espanha) e a Resta 1 Coletivo de Teatro (Brasil).

“A Câmara Municipal de Alcobaça acreditou e apostou neste projeto desde o 1º dia. O festival cumpre os objetivos de dinamização cultural do território aliando a componente pedagógica e formativa uma vez que muitos dos atores da companhia “Os Gambuzinos” são alunos e professores do Externato Cooperativo da Benedita. São já 19 anos de dedicação à comunidade local, conquistando o seu público e, com este festival, atingindo novos patamares de exigência e de qualidade”, afirmou a Vereadora da Cultura Inês Silva.

Consulte a programação completa do “Ao Teatro! Festival” no dossier de imprensa disponibilizado em baixo.

Documentos para Download