Centro de Atendimento a Jovens do Município de Alcobaça visita escolas do concelho

09 de fevereiro de 2018

O CAJ – Fora de Portas é uma iniciativa do Centro de Atendimento a Jovens do Município de Alcobaça que consiste na realização de oficinas temáticas junto das escolas do concelho de Alcobaça.

Depois de no passado dia 25 de janeiro terem realizado, na EPADRC (Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister), uma oficina para pais, mães, encarregados de educação e outros agentes educativos denominada: “Defeito de Fabrico”, os técnicos do CAJ realizaram, na passada quinta-feira, dia 1 de fevereiro, no Auditório da Escola Secundária D.ª Inês de Castro, uma oficina de reflexão sobre as “Novas Dependências e Relações Interpessoais”.

Dando continuidade ao projeto dos Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas de Cister “Pais no séc.XXI”, o CAJ foi mais uma vez convidado a estar presente através da realização de uma sessão cuja pertinência assume inegável interesse.

Se antes a atenção estava voltada para a dependência de substâncias, hoje este novo perigo parece maior, pois está escondido sob o manto do “normal”, do “toda a gente usa” ou “toda a gente faz”. Com o auditório praticamente cheio, foram muitas as partilhas, as dúvidas e os desabafos.

“As conclusões foram unânimes: torna-se, cada vez mais, necessário incentivar uma pedagogia de escuta ativa, de promoção do diálogo e de favorecimento das relações interpessoais, sem dramatismos, banalizações e demasiadas pressões. Só investindo fortemente em cada uma delas conseguiremos prevenir os problemas associados aos consumos / adições e ocupar os vazios que têm vindo a ocupar demasiado espaço na vida das crianças / jovens”, explica a Vereadora da Ação Social Inês Silva.

No passado dia 8 de fevereiro o CAJ – Fora de Portas esteve no Externado Cooperativo da Benedita também com a oficina “Novas Dependências e Relações Interpessoais”.