Requalificação do Museu do Vinho é aposta do Município de Alcobaça para 2018

28 de novembro de 2017

No passado dia 25 de novembro, o Museu do Vinho de Alcobaça promoveu o colóquio "Museus e Património do Vinho na Rota do Turismo Industrial".

Uma oportunidade para perspetivar o futuro do Museu e a sua relevância na valorização de um sector estratégico da região, a produção vitivinícola. Um museu de cariz nacional que pretende ser um forte polo de atração turística.

O evento contou com duas comunicações, proferidas pelo investigador Eduardo Gonçalves (vice-reitor do Instituto Universitário da Maia) dedicada ao tema do “turismo industrial” e por António Maduro e Alberto Guerreiro (Comissão instaladora do Museu do Vinho de Alcobaça), alusiva ao “contexto e representatividade do Museu do Vinho de Alcobaça no panorama museológico local e nacional”.

De seguida, abriu-se a discussão na mesa-redonda sobre o tema do colóquio "Museus e Património do Vinho na Rota do Turismo Industrial" com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, do Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo e do Presidente da ADEPA e dois membros da Comissão instaladora do Museu do Vinho de Alcobaça (Rui Rasquilho e Jorge Custódio)

O Presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, afirmou que “há que continuar a apostar neste Museu. Alcobaça deve continuar a ter uma estratégia de captura dos turistas que são atraídos para Lisboa e que procuram na região envolvente experiências museológicas. O que se pretende é dar um salto qualitativo na estratégia de requalificação deste espaço, aproveitando os fundos comunitários disponíveis, com a visão de que precisamos de continuar a manter o interesse das novas gerações no nosso património. Temos de trabalhar numa perspetiva intergeracional.”

Este colóquio serviu também de enquadramento ao lançamento da publicação científica “Enomemórias. Museologia e Património do Vinho” editada pelo Centro de Estudos de Desenvolvimento Turístico do Instituto Superior da Maia em colaboração com a Rede de Museus Portugueses do Vinho.

Foi também apresentada a mais recente aquisição para a coleção permanente do Museu do Vinho, a pintura de Fernando Veríssimo "Baco (Tinto)".

O evento culminou com um brinde com os vinhos recentemente premiados da Adega Cooperativa de Alcobaça acompanhados Pão-de-Ló de Coz que foi lançado nesta última edição da Mostra de Doces Conventuais.