Site Autarquico de Alcobaça

Mapa do Concelho

Iniciativas

CHITA - Transportes UrbanosAlcobaça AmigaGabinete de Apoio ao Empreendedor

PUBLICAÇÔES

Cidade dos Doces Conventuais

Doces Conventuais

As melhores pastelarias de Alcobaça, premiadas inúmeras vezes, oferecem durante todo o ano o resultado de pesquisa e recolha de receitas esquecidas e adaptadas à atualidade.

Estas são verdadeiras maravilhas, criadas através de 1001 experiências, de longa prática e dedicação, de paciência e devoção; assim como os licores que ao longo dos séculos foram rodeados de secretismo são tentações disponíveis para todos os que visitam Alcobaça.

A riqueza da doçaria portuguesa tem grande parte da sua origem nos conventos e mosteiros portugueses. As claras de ovos utilizadas para a confeção de hóstias ou para engomar os hábitos deixavam as gemas, que, para não serem desperdiçadas, levaram as freiras e frades a aperfeiçoarem as receitas ancestrais e familiares, criando ou recriando doces ricos em açúcar, gemas e frutos (secos ou da época).

Considerando as potencialidades dos mosteiros e de todo o legado cultural que deixaram, o Município de Alcobaça organiza em 1999 a I Mostra de Doces & Licores Conventuais. Alcobaça tornou-se, assim, pioneira na preservação e divulgação do riquíssimo património cultural que é a doçaria, apostando na tradição gastronómica deixada pela presença dos monges e monjas cistercienses dos conventos de Alcobaça e Coz.

AGENDA

Newsletter

Multimédia

Browser não suporta conteúdo embebido!