Site Autarquico de Alcobaça

Mapa do Concelho

Iniciativas

CHITA - Transportes UrbanosAlcobaça AmigaGabinete de Apoio ao Empreendedor

PUBLICAÇÔES

Chita de Alcobaça

Chita de Alcobaça

A Chita é um tecido de algodão estampado originário da Índia, que foi trazido para a Europa pelos Portugueses no século XV, tendo tido grande sucesso nos séculos XVII e XVIII tanto para decoração como para vestuário. Crê-se, todavia, que a tradição dos panos de Alcobaça remonte ao século XVI – Gil Vicente, na Farsa dos Almocreves, faz-lhes uma referência citando o “pano de Alcobaça (…) de inferior qualidade” – Já que os panos finos se faziam na Covilhã!

A denominada Chita de Alcobaça caracteriza-se pelo recurso a padrões estereotipados muito coloridos de influência Indo-Europeia que se ilustram com riscas largas de decoração variada onde surgem pássaros, aves exóticas, animais, flores, frutas, figuras humanas, cornucópias, ânforas, ninhos e frutos tropicais. Cada padrão tem um nome próprio, (Persa; Viana; Belmonte; etc.), existindo em diferentes versões consoante a cor da barra.

Esta tradição do tecido estampado de Alcobaça permanece ainda nos dias de hoje. Ganha nova vida nas mãos de exímias artesãs e designers que criam novas aplicações para este tão característico produto nacional.