Site Autarquico de Alcobaça

Mapa do Concelho

Iniciativas

CHITA - Transportes UrbanosAlcobaça AmigaGabinete de Apoio ao Empreendedor

PUBLICAÇÔES

Turismo Religioso

CAMINHOS DE FÁTIMA

O Projecto Caminhos de Fátima tem como objectivo identificar e sinalizar caminhos para peregrinos que a pé se dirigem a Fátima evitando as estradas de grande tráfego automóvel em favor de caminhos de terra ou, se estes não estiverem disponíveis, pequenas estradas rurais com pouco tráfego. Já estão sinalizados quatro Caminhos:  o Caminho do Tejo que parte de Lisboa, o Caminho do Norte que parte de Valença, o Caminho da Nazaré e o Caminho do Mar que parte do Estoril e Cascais.

Os peregrinos que de Fátima desejem prosseguir para Santiago de Compostela poderão fazê-lo pelo Caminho do Norte mas em sentido inverso, passando por Coimbra e Porto até Valença, entroncando em Tui no Camiño Portugués de Santiago, o segundo dos Caminhos de Santiago mais percorrido em toda a Europa.

Assim estes Caminhos são, simultaneamente, Caminhos para Fátima e para Santiago, sendo a direcção Fátima indicada por setas azuis e a direcção Santiago por setas amarelas. Esta iniciativa do Centro Nacional de Cultura, de sinalizar os Caminhos de Fátima e, complementarmente, Santiago, é reconhecida não só pelo Santuário de Fátima como por todos os que se interessam por ajudar os peregrinos. 

Os objectivos primordiais, em parceria com várias entidades, foram: facilitar aos peregrinos a pé a sua peregrinação, para que, caminhando em segurança, possam disfrutar da Natureza e encontrar o sossego e o silêncio propícios a uma caminhada feliz. Passando por belas paisagens e povoações encantadoras, visitando monumentos, deleitando-se com a cozinha regional e, claro, conhecendo pessoas.


Na Região de Alcobaça pode escolher os seguintes caminhos: 

CAMINHO DO MAR

O início deste caminho é no Estoril e em Cascais. É simultaneamente caminho para Fátima e caminho para Santiago, uma vez que quem o deseje poderá a partir de Fátima proseguir para Santiago pelo caminho do Norte mas, claro, em sinto contrário.São 140 km, sinalizados com setas azuis e marcos pedonais, que ligam Cascais a Fátima. Começa na Igreja do Estoril e alcançará Fátima passando por Cascais, Guincho, Sintra, Mafra, Torres Novas, Bombarral, Óbidos, Caldas da Rainha, Alcobaça, Batalha e Porto de Mós.
Mapa: www.cnc.pt/artigo/3126

CAMINHO DA NAZARÉ

Este Caminho pode ser percorrido nos dois sentidos sendo que no sentido Fátima - Nazaré, é o Caminho do finisterra pois vários peregrinos, depois de chegarem a Fátima, pretendem seguir para o seu finisterra, Nazaré, afim de cumprir um antiquíssimo ritual de “onde a Terra acaba e o mar começa” ver o Sol mergulhar no mar, tal como acontece em Santiago. 
Mapa: www.cnc.pt/artigo/3127