Site Autarquico de Alcobaça

Mapa do Concelho

Iniciativas

CHITA - Transportes UrbanosAlcobaça AmigaGabinete de Apoio ao Empreendedor

PUBLICAÇÔES

Lagoa de Pataias

Lagoa de Pataias

A lagoa de Pataias é a principal zona húmida do concelho de Alcobaça constituindo um hotspot de Biodiversidade no pinhal litoral. Encontra-se muito próxima do limite Norte do Concelho de Alcobaça, mais propriamente na Freguesia de Pataias, localizando-se a Noroeste desta vila. O espelho de água apresenta um eixo maior de cerca de 400 m e um eixo menor de cerca de 125 m. A lagoa termina numa linha de água que se prolonga alguns quilómetros para Norte. Esta linha de água é o único escoamento existente, pelo que o seu caudal depende inteiramente da precipitação.

A Lagoa faz parte de uma sucessão de zonas húmidas que marcam o litoral português, situando-se num dos principais eixos migratórios de aves aquáticas que atravessam Portugal Continental (Rio Minho, Ria de Aveiro, Baixo Mondego, Lagoa de Óbidos, Estuário do Tejo, Estuário do Sado e Lagoa de Santo André), sendo imprescindível para o repouso, abrigo e alimentação das aves invernantes

As funções das zonas húmidas (naturais e sócio-culturais) são na sua maioria insubstituíveis e, se substituíveis, muito onerosas. Assim, é de todo o interesse conservar o património existente. Por outro lado, a unicidade do sistema na região reforça a sua importância e a premência de o conservar. Esta responsabilidade deve ser partilhada por todos os cidadãos já que, legar o património natural às gerações vindouras é um dever transversal à sociedade. Aliás, usufruímos atualmente da lagoa porque as gerações passadas souberam estimá-la.

O Município, em colaboração com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e com financiamento do programa Ciência Viva - Biologia No Verão, editou um mini-guia de aves. Esta publicação dá relevo a seis espécies da lagoa que se destacam em 50 já inventariadas. Fomentar o gosto pela Natureza e Biodiversidade locais e promover o património natural regional são os seus principais objetivos. O mini-guia, disponível para download, pode dar-nos ideia da importância e valor intrínseco deste local.

Documentos para Download

AGENDA

Newsletter

Multimédia

Browser não suporta conteúdo embebido!