Site Autarquico de Alcobaça

Mapa do Concelho

Iniciativas

CHITA - Transportes UrbanosAlcobaça AmigaGabinete de Apoio ao Empreendedor

PUBLICAÇÔES

Projetos de Animação

  • Biblioteca de Praia

    A Biblioteca de Praia é um serviço descentralizado e gratuito, de cultura e informação. É uma iniciativa do Município, que visa servir todos os veraneantes. Diariamente são disponibilizados para consulta e empréstimo no local e na praia, de livros, jornais diários e semanários, revistas, banda desenhada e alguns livros úteis.

     

    Local: São Martinho do Porto

    Comunidade em geral / Mês de agosto

  • “Biblioexpõe”

    Exposição e mostra artesanal (novo)

    Este espaço, no Átrio da Biblioteca, pretende dar a conhecer à comunidade o trabalho realizado pelos artesãos, associações, universidades séniores e outros parceiros do concelho.

    A exposição estará patente durante um mês.

    Serão dinamizadas visitas junto do público escolar.

  • Sarau de Poesia

    (Clube de leitura)

    Desenvolver uma comunidade de leitores interessados em partilhar experiências provenientes de leituras individuais, promovendo, em torno do livro e da leitura, um espaço informal onde poderão usufruir de textos literários, em prosa ou em poesia.

    Comunidade em geral / Atividade Mensalmente (Setembro a Junho)

  • Encontros com escritores / apresentação de livros

    Esta sessão é direcionada aos escritores, amantes de literatura e público em geral e tem como objetivos principais a promoção e divulgação dos autores intervenientes. Durante uma hora o autor convidado faz a apresentação do seu livro (s) mantendo uma conversa agradável com o público interveniente.

    Esta atividade pode ser direcionada ao público infantil, jovem ou adulto, sendo definido em função da obra do escritor convidado. Durante a sessão, haverá a possibilidade do público comprar o livro autografado pelo autor.

  • “Leitores de palmo e meio…”

    Formação de leitores (novo)

    “Ora agora contas tu, ora agora conto eu, ora agora contas tu, contas tu mais eu…”
    A Biblioteca Municipal tem vindo a desenvolver durante alguns anos um trabalho com as crianças.

    Sabemos que com as crianças vêm sempre os adultos, pais, tios, primos e até os avós. Com todos queremos trabalhar…

    Partilhar e sugerir leituras, ler em voz alta, conversar, contar, recontar e brincar com as palavras são algumas das dinâmicas que se fazem nestas sessões.

    Mediante orientação por parte da biblioteca, estes encontros irão decorrer uma ou duas vezes por mês, para que no intervalo das sessões se possam levar livros para casa e cada um contar a sua história na sessão seguinte.

    Estas sessões têm o grande objetivo, fazer as crianças contarem aquilo que ouvem, à sua maneira e como bem entenderem, desenvolvendo assim algumas capacidades individuais, como é o caso da expressão oral e corporal.

    De forma a ajudar os pais, durante estas sessões, a biblioteca vai transmitir algumas técnicas de trabalho com o livro e de incentivo à leitura que possam ser aplicadas em casa.

    Formação de leitores para pais e filhos. A partir dos 6 anos.


    Horário: Sábados / 15h / Atividade mensal

    Inscrição prévia obrigatória

  • “Costurando histórias”

    Manualidades (novo)

    A ideia será costurar tapetes de histórias, ou seja, através de um livro previamente definido e utilizando diferentes materiais é construído um tapete. Esse tapete, terá como base a história do livro, o seu enredo, o espaço e o tempo da ação, bem como as suas personagens.

    Posteriormente, e com o objetivo de dinamizar o livro e o trabalho realizado, estes tapetes serão utilizados pelas técnicas junto do público mais jovem, dentro ou fora da Biblioteca. Estes “tapetes poderão ainda, ser requisitados pelos Jardins de Infância/escolas do concelho e auxiliar as educadoras/professoras como ferramenta de trabalho.

    Projeto de continuidade com as Instituições e Centros de Dia do concelho, na BMA.


    Dirigido ao público sénior / 10h / Terças feiras (uma vez por mês) /com inscrição prévia.

  • Leitura intemporal – promover a leitura sénior

    (Promoção e Animação da leitura)

    Atividade de dinamização da leitura junto do público sénior. Empréstimos de livros a Centros de Dia e Lares da 3ª idade.

    Às terças-feiras, mensalmente os livros saem da Biblioteca e vão conhecer um público especial, um público com muitas memórias, vivências e sabedoria, o público sénior.

    Quando regressam vêm felizes com muitas e muitas histórias para contar.

    Projeto de continuidade (desde 2011) nas instituições e centros de dia do concelho.


    Inscrição prévia obrigatória

  • “O tempo diz ao tempo quanto tempo o tempo tem…”

    “O tempo diz ao tempo, quanto tempo o tempo tem, o tempo responde ao tempo, que o tempo, tem tanto tempo quanto o tempo o tempo tem…”

    Existe um tempo para tudo, um tempo para aprender, um tempo para saber e um tempo para fazer.

    Existe o tempo de ler, de guardar, de memorizar e um tempo de esquecer.

    Este é um projeto de continuidade que compreende o empréstimo de livros, a narração em voz alta, com livro em presença, a produção plástica e o registo de memórias. Pretende sobretudo a aproximação entre o público sénior e a comunidade leitora da biblioteca de Alcobaça

  • “As histórias vão à escola”

    Sessão de contos nas escolas e jardins-de-infância do concelho. Projeto de promoção do livro e da leitura, nas escolas do concelho.

    Dois dias por semana, as escolas interessadas, recebem no seu espaço uma mala cheia de histórias para contar. A sessão de leitura tem várias histórias direcionadas para cada faixa etária.

    Esta é uma atividade com base no conto, que pretende não só combater a iliteracia, como também promover e proporcionar momentos de leitura, onde o texto, os afetos e os sentimentos estimulam a imaginação.

    Projeto de continuidade com as escolas e centros infantis do concelho.


    Público-alvo: pré-escolar e 1º ciclo

    Inscrição prévia obrigatória

  • “A Biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente…”

    Tendo como ponto de partida o livro “Uma biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente”, de Mafalda Milhões, a Biblioteca Municipal organiza visitas para grupos de escolas do concelho, universidades seniores ou possíveis interessados.

    As visitas são orientadas por técnicos, procurando evidenciar as áreas temáticas e lúdicas existentes, bem como as demais valências da Biblioteca Municipal e o acesso a áreas restritas ao público em geral.

    Esta visita compreende ainda, e conforme solicitação, a animação da leitura/atelier de expressão plástica.


    Inscrição prévia obrigatória.

  • Visitas Guiadas

    Visita guiada aos vários espaços, através da qual se dará a conhecer os recursos e serviços que a Biblioteca tem para oferecer ao público.

    Público-alvo: Escolar

    Inscrição prévia obrigatória