Site Autárquico de Alcobaça

Mapa do Concelho

Iniciativas

CHITA - Transportes UrbanosAlcobaça AmigaGabinete de Apoio ao Empreendedor

PUBLICAÇÔES

Eventos

Consulte aqui os eventos anuais de maior relevo promovidos pela Autarquia.

 

    • CARNAVAL DE ALCOBAÇA “FOLIA & ALGAZARRA”
  • CARNAVAL DE ALCOBAÇA “FOLIA & ALGAZARRA”

    A autarquia aposta no Carnaval na cidade e oferece aos visitantes animação numa tenda  colocada no coração de Alcobaça, frente ao Mosteiro, que junta milhares de foliões de todas as idades.

    O programa tem início com um baile dedicado à população sénior. No dia seguinte os mais pequenos saem à rua e apresentam as suas melhores fantasias, no desfile infantil que percorre as ruas da cidade e termina na tenda com animação especial. As noites estão a cargo de vários DJ's com início marcado para as 22h00 prolongando-se até às 4h00. A tenda tem ainda animação nas tardes de domingo e de terça-feira de Carnaval, uma oportunidade para toda a família festejar o Entrudo.

    Na quarta-feira de cinzas realiza-se o tradicional Enterro do Entrudo.

    Já sabe: prepare o disfarce, dispa-se de tristezas e venha celebrar o Carnaval em Alcobaça!

    https://www.facebook.com/carnavalalcobaca

    • SEMANA SANTA EM SÃO MARTINHO DO PORTO
  • SEMANA SANTA EM SÃO MARTINHO DO PORTO

    Páscoa

    A Vila de São Martinho do Porto acolhe, todos os anos, as Cerimónias da Semana Santa, que estão a cargo da comissão organizadora constituída pela Câmara Municipal de Alcobaça, Junta de Freguesia de São Martinho do Porto e pela Casa da Cultura José Bento da Silva com um programa marcado pelos cerimoniais da quadra quaresmal e enriquecido por manifestações culturais. As cerimónias incluem procissões, concertos e várias atividades que evocam o espírito cristão próprio da época. Na Semana Santa em São Martinho do Porto destaca-se a Procissão dos Passos do Senhor, a Dramatização da Descida da Cruz e a Procissão do Enterro.

    • RECRIAÇÃO DO MERCADO DO SÉC. XIX
  • RECRIAÇÃO DO MERCADO DO SÉC. XIX

    A zona envolvente ao Mosteiro de Alcobaça  é o  palco  da  Recriação do Mercado do século XIX.  Em  maio, Alcobaça tem  a  oportunidade de assistir a recriações de vivências passadas, danças, cantares e bailes de outros tempos, jogos tradicionais, idas à fonte e desfiles de noivos.

    Elementos dos ranchos de Alcobaça, vestidos a rigor, recriarão o ambiente do Mercado do séc. XIX que tinha lugar junto ao Mosteiro. Nessa época, os agricultores e os artesãos, das diversas freguesias do Concelho, vinham à Vila regularmente vender os seus produtos: pão, fruta, hortaliças, enchidos, azeite, vinho, mel, entre outros.

    Uma organização da autarquia e dos ranchos folclóricos do Concelho.

    • CISTERMÚSICA - FESTIVAL DE MÚSICA DE ALCOBAÇA
  • CISTERMÚSICA - FESTIVAL DE MÚSICA DE ALCOBAÇA

    O Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça realiza-se desde 1991, por iniciativa da Câmara Municipal de Alcobaça, com o objetivo de divulgar a música erudita junto das populações do concelho. Tendo vindo a aumentar gradualmente a quantidade e qualidade dos concertos, a partir da edição de 2002 o festival passou a ser co-organizado pela Academia de Música de Alcobaça e revelou-se um dos acontecimentos artísticos mais importantes na zona Oeste, onde o crescimento e a afirmação têm sido uma constante, constituindo hoje, e graças à qualidade indesmentível da sua programação, uma verdadeira instituição cultural em toda a região e um dos eventos com maior destaque no plano nacional e internacional.

    É um espaço de concertos e espetáculos, tanto como um lugar de descoberta de novos e velhos talentos (regionais, nacionais e internacionais) no universo da música universal, conjugando na perfeição, e como poucas iniciativas do seu género, as qualidades criativas, culturais, arquitetónicas e turísticas de uma região inteira e de tudo aquilo que esta tem para oferecer.


    Tudo em
    www.cistermusica.com

    • ALJUBARROTA MEDIEVAL
  • ALJUBARROTA MEDIEVAL

    À volta do 14 de Agosto

    A data histórica, 14 de Agosto, que marca a vitória das tropas portuguesas comandadas por D. João I de Portugal e o seu condestável D. Nuno Álvares Pereira, sobre o exército castelhano de D. Juan I de Castela, que se deu no campo de S. Jorge, entre as localidades de Leiria e Alcobaça, é festejada na Vila de Aljubarrota com a realização da Feira Medieval.

    Entre muita animação de rua: teatro, malabarismos, música, rábulas, figurantes, entre outras atividades, a época medieval  é  recriada a rigor, a partir de indumentárias próprias, criação de cenários apropriados, através da construção de tavernas com refeições, da presença de feiticeiras e cartomantes, da montagem de tendas árabes,  venda de armas de madeira, grinaldas, cerâmica, olaria, tecelagem e bordados, sem esquecer os deliciosos sabores do pão da padeira, do mel, dos licores, das compotas, dos produtos hortícolas, das fogaças, entre muitas outras relíquias.

    https://www.facebook.com/aljubarrotamedieval

    • FEIRA DE S. BERNARDO
  • FEIRA DE S. BERNARDO

    20 de agosto – Feriado Municipal

    Desde a Idade Média que se realiza anualmente no mês de agosto, em Alcobaça, a Feira de São Bernardo, fundador da Ordem de Cister. Terá sido instituída por lavradores e artesãos para trocarem e venderem os seus produtos. Atualmente, este certame une a tradição e a modernidade, numa vasta oferta de produtos e muita animação.

    A feira conta com uma mostra de artesanato e exposição de atividades económicas.  Também se destacam as provas hípicas e de perícia automóvel e o Circuito de Ciclismo de S. Bernardo. Durante a Feira estão presentes os tradicionais petiscos e a irresistível doçaria regional a par com música e animação constantes.

    • FEIRA DE SÃO SIMÃO – A EXCELÊNCIA DOS SABORES
  • FEIRA DE SÃO SIMÃO – A EXCELÊNCIA DOS SABORES

    28 de outubro e 1 de novembro

    No século XX, a Feira de São Simão realizava-se no Rossio de Alcobaça, que normalmente estava “apinhado de gente”. “O povo circulava vagaroso e pasmado, entre as cores e os reflexos dos estendais, estonteado e encantado com a música estridentes (…). Os homens de Minde amontoavam as pesadas mantas listradas, os alforges de riscadinho e a lãzinha azul para as saias (…). Defronte das antigas hospedarias do convento, luziam artigos de cutelaria; os queijos pequenos de cabra e de ovelha enchiam os poceiros arrendados cobertos por alvíssimas toalhas." in Virgínia de Castro e Almeida (do romance “A Praga”, 1917)

    Uma Feira que conta já com mais de um século de tradição, onde os visitantes poderão encontrar deliciosas passas, castanhas, pinhões, nozes, entre muitos outros produtos típicos da época, que estarão expostos em vários stands. Tendo em consideração os novos padrões de consumo, a Feira de São Simão refresca-se, e destina um toque de inovação na apresentação dos produtos da terra.

    O evento assinala ainda a celebração de datas religiosas como o Dia de São Simão (28 de outubro) e o Dia de Todos os Santos (1 de novembro), uma data que a Igreja Católica, através do Papa Bonifácio IV, escolheu para honrar todos os Santos. 

    • MOSTRA INTERNACIONAL DE DOCES E LICORES CONVENTUAIS  ALCOBAÇA - CIDADE DOS DOCES CONVENTUAIS
  • MOSTRA INTERNACIONAL DE DOCES E LICORES CONVENTUAIS ALCOBAÇA - CIDADE DOS DOCES CONVENTUAIS

    (3º fim de semana de novembro)

    A cidade de Alcobaça acolheu a primeira Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais em 1999.

    Alcobaça tornou-se pioneira na preservação e divulgação do riquíssimo património cultural que é a doçaria, apostando na tradição gastronómica deixada pela presença dos Monges e Monjas Cistercienses dos Conventos de Alcobaça e Cós.

    Durante os primeiros anos, o evento decorreu numa tenda especialmente concebida para o acontecimento. A notoriedade que o certame foi adquirindo ao longo dos anos e a necessidade de preservar as tradições gastronómicas exigia um espaço mais adequado para a realização da Mostra.

    Em 2006 a Mostra passou para o interior do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. A beleza do Mosteiro constitui só por si motivo de visita e faz deste o local ideal para receber este "festival" de doçaria e licores conventuais.

    Uma Mostra que recebe representantes internacionais de Espanha, França, Bélgica, Polónia e Brasil  e importantes presenças de mosteiros ou conventos portugueses como: Singeverga, Louriçal, Montalvo e Rio Caldo. 

    ”evento único na região e de uma identidade cultural prestigiante para a promoção da cidade e da região no panorama global.” (António Carneiro)

    “ evento que se encaixa perfeitamente num mosteiro com estas características e que assume uma função de dar a conhecer à população um património da Humanidade; é preciso que o património seja usufruído por todos de forma transversal.” (Ana Bívar)

    https://www.facebook.com/doceselicoresconventuais

    • PASSAGEM DE ANO - SÃO MARTINHO DO PORTO
  • PASSAGEM DE ANO - SÃO MARTINHO DO PORTO

    A emblemática Vila de São Martinho do Porto tem acolhido nos últimos anos milhares de pessoas que se juntam, na noite de 31 de dezembro, para festejarem a Passagem de Ano.

    A Câmara Municipal de Alcobaça, em parceria com a Junta de Freguesia de São Martinho do Porto, têm apostado numa passagem de ano de qualidade, que promova o turismo de inverno.

    Pretende-se criar um espaço acolhedor, divertido, que junte pessoas de todas as idades.

    Turistas e residentes são convidados a assistirem a magnifico espetáculo de fogo de artifício sincronizado com música e realizado a partir de várias plataformas flutuantes colocadas no mar, que iluminam a Baía na noite mais emblemática do ano.

    Para além desse espetáculo, garante-se uma longa noite com muita música e animação que todos podem assistir gratuitamente.

    • Books & Movies
  • Books & Movies

    Nao é preciso queimar livros para destruir uma cultura. Basta que as pessoas deixem de os ler.
    Ray Bradbury

    Numa altura em que a cultura é verdadeiramente dinâmica, surge em Alcobaça o festival Books & Movies com a finalidade de dar resposta à procura de eventos que contribuam para uma nova forma de cosmopolitismo, em que a arte circule entre todos, para todos.

    Alcobaça e o seu mosteiro foram, no passado, espaços privilegiados do ensino público, do engrandecimento da língua portuguesa e do desenvolvimento cultural da região. Hoje, são excelentes cenários naturais de arte, um convite a todos os que têm paixão pela leitura e pela escrita. São, pois, espaços ideais para a partilha entre leitores, autores, editores ou especialistas, professores ou alunos que, no contexto de ensino/aprendizagem atual, procurem descobrir mais sobre a produção literária, aliada a outras expressões, como a cinematográfica, tão evidente nas adaptações de grandes obras literárias.

    Foi neste cenário que, em 2014, ano da sua estreia, o festival Books & Movies levou aos cafés e espaços públicos da cidade dezenas de escritores e artistas profissionais, para, num clima de diálogo, de tolerância e de abertura, cativar novos públicos para a leitura e escrita.

    Para além dos cafés da zona histórica da cidade, nos quais as tertúlias tiveram lugar, foram também promovidos encontros com os escritores em praças e anfiteatros da cidade, destinados a estudantes, como forma de criar hábitos culturais desde cedo, mostrando às crianças e jovens que a arte literária não se confina à escola e à biblioteca escolar. Se é nestes lugares que a análise literária começa, é depois, na vida real, e em “conversa” permanente com outras expressões e com outros leitores, que ela se aperfeiçoa, promove o prazer estético e o bem-estar.

    O evento, para além das conversas literárias e projeção cinematográfica, incluiu outras iniciativas como exposições, teatro, música, declamação de poesia, workshops de ilustração e atividades lúdicas.

    www.facebook.com/booksandmovies.alcobaca

AGENDA

Newsletter

Multimédia

Browser não suporta conteúdo embebido!