Site Autarquico de Alcobaça

Mapa do Concelho

Iniciativas

CHITA - Transportes UrbanosAlcobaça AmigaGabinete de Apoio ao Empreendedor

PUBLICAÇÔES

Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça

Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça

A presença monástica em Alcobaça remonta aos alvores da nacionalidade. De facto, a Carta de Fundação da Abadia data de 8 de abril de 1153. Nos decénios seguintes, teve lugar a construção da parte mais emblemática do mosteiro, na qual se inclui a própria igreja, a maior de Portugal e das maiores das erigidas pela ordem de Cister.

A fachada é dominada por uma entrada emoldurada pelo portal do século XIII e pelos nichos laterais com baldaquino, onde repousam as estátuas de S. Bernardo e S. Bento.

O interior remete-nos para um espaço grandioso, mas de decoração austera, de acordo com as regras da ordem monástica. A nave central conduz-nos ao transepto e à cabeceira, constituída por nove capelas radiantes ligadas entre si por um deambulatório e cobertas por abóbadas de berço.

É no transepto que podemos encontrar os túmulos de D. Pedro I e D.ª Inês de Castro, duas peças escultóricas do século XIV cuja qualidade justificou, em parte, o título de Património da Humanidade que o mosteiro de Alcobaça detém desde 1989.

Parte indissociável da igreja é o restante conjunto monástico, com uma área assombrosa ainda hoje conservada. Desta, destacam-se as áreas visitáveis, entre as quais se contam a Sala dos Túmulos, o Claustro de D. Dinis, a Sala do Capítulo, a cozinha, o refeitório e a Sala dos Reis.

Em Alcobaça, franquear a porta de entrada da igreja significa entrar num universo muito peculiar, que apela ao deslumbramento, mas também a uma introspeção que não é compatível com uma visita breve.

Depois da introspeção, são imperdíveis pequenos pecados de gula, a degustar doces conventuais nas várias pastelarias das praças da cidade.


A não perder:

  • Igreja
  • Santuário da sacristia
  • Recinto visitável do Mosteiro (Claustro do Silêncio e compartimentos justapostos, entre os quais o refeitório e a imponente cozinha)
  • Túmulos de D. Pedro I e D.ª Inês de Castro

 

Contactos:   
Mosteiro de Alcobaça
Praça 25 de Abril
2460-018 Alcobaça

Telef.: +351 262 505 120
E-mail: mosteiro.alcobaca@igespar.pt


www.mosteiroalcobaca.pt
https://www.facebook.com/Mosteiro.de.Alcobaca