Site Autárquico de Alcobaça

Semana Europeia de Prevenção de Resíduos

23/11/2015

21 a 29 de novembro

A 7ª edição da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos será assinalada pela Câmara de Alcobaça com quatro iniciativas que visam alertar os munícipes para a necessidade de reduzir os 3 mil milhões de toneladas de resíduos que anualmente se produzem na União Europeia.

A primeira atividade tem como mote “A tradição ainda pode ser o que era!” e consiste na distribuição 500 sacos reutilizáveis de pano para transporte de pão, à semelhança do que faziam diariamente em gerações anteriores. A campanha decorrerá a 21 de novembro e promove o princípio da reutilização, transmitido através da recuperação de hábitos “antigos” de utilização de materiais resistentes e duradouros, por oposição aos descartáveis. Os sacos serão distribuídos em algumas padarias do concelho de Alcobaça (Alcobaça, Aljubarrota, Turquel, Benedita Alfeizerão, São Martinho do Porto e Pataias).

“Pequenos gestos, grandes ações” é o tema da segunda ação de sensibilização para redução dos resíduos através de uma campanha de email e Facebook onde, durante todos os dias da semana, serão enviados e publicados dicas sobre pequenos gestos para reduzir a quantidade de resíduos que são produzidos diariamente.

No dia 28 de novembro, a Granja de Cister acolhe o workshop de show-cooking “Refeições com sobras de alimentos”, que irá mostrar o que se pode fazer com as sobras da ceia do natal. Através desta ação pretende-se transmitir algumas técnicas para evitar os desperdícios alimentares na cozinha, para além de dicas de como comprar, como conservar e o que cozinhar. A apresentação será feita pela Granja de Cister e pelos profissionais e alunos da EPADRC.

Em simultâneo com todas estas atividades, estará patente na Biblioteca Municipal de Alcobaça a exposição itinerante “Semana Europeia da prevenção de Resíduos”, composta por 5 painéis que se debruçam sobre os comportamentos sociais mais adequados perante o problema da produção crescente dos resíduos.

Contactos

Newsletter