Site Autárquico de Alcobaça

> Home > Agenda
Mapa do Concelho

Iniciativas

CHITA - Transportes UrbanosAlcobaça AmigaGabinete de Apoio ao Empreendedor

PUBLICAÇÔES

cultura :: Aljubarrota Medieval

De 12 a 15 de agosto

Vila de Aljubarrota

/upload_files/client_id_1/website_id_2/Noticias/Not%C3%ADcias%202017/cartaz_am_2017.jpg

Aljubarrota Medieval: evento onde se evoca a vitória portuguesa na Batalha de Aljubarrota. Durante quatro dias, haverá a oportunidade de descobrir um pouco mais da nossa História, vivendo-a no local que deu o nome à Batalha ocorrida a 14 de agosto de 1385 e que afirmou a independência de Portugal!

A este grande momento histórico encontra-se associada a lendária Padeira de Aljubarrota, Brites de Almeida, a quem é atribuído o feito de, com a pá do seu ofício, ter aniquilado um grupo de sete castelhanos famintos.

Na Aljubarrota Medieval – evento com mais de 20 anos de existência – milhares de pessoas percorrem anualmente as ruas estreitas que caracterizam esta vila, revivendo os tempos medievais. Aqui poderá provar o afamado pão da padeira, os queijos, os enchidos, os licores, os doces, o mel e as compotas.  Também haverá espaço para a olaria, a tecelagem e os bordados. Revive-se o ambiente e o quotidiano da época medieval com as tavernas, os cortejos, torneios a pé e a cavalo, mostras de armas, ceia medieval, acampamento, malabarismos e muita música.

Um dos momentos altos é a recriação da Batalha de Aljubarrota, não descurando a Noite da mítica Padeira de Aljubarrota ou a Noite de D. Nuno, o Santo Condestável.

 

Destaques do programa:

Dia 12 - Dia de D. Nuno Álvares Pereira

Dia 13 – Dia da Batalha

  • 17h – Recriação da Batalha de Aljubarrota

Dia 14 – Dia da Padeira

Dia 15 – Dia de Martim Aires de Ornelas

  • 18h00 – Casamento Medieval
  • 21h00 – Ceia Medieval – (com reserva prévia pelo 262 582 377)​

 

Entrada Livre